Nos acompanhe

Paraíba

Mais de 10 mil inscritos fazem as provas do Encceja neste domingo na Paraíba

Publicado

em

Os 10.474 jovens inscritos na Paraíba farão provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) neste domingo (19) na Paraíba. As provas serão realizadas em 21 escolas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, a partir das 9h no horário de Brasília (8h local). No período da manhã os portões serão abertos às 8h e fecharão às 8h45 (7h45 local). O término da prova será às 13h (12h local). À tarde, a abertura dos portões ocorrerá às 14h30 e o fechamento 15h15 (14h15 local). O início da prova será às 15h30 e o término às 20h30 (14h30 e 19h30 local).

As provas serão aplicadas nos dois expedientes para os inscritos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. O candidato deve apresentar documento com foto. Não poderá usar óculos de sol, boné, nem portar aparelhos eletrônicos. Para saber o local de prova ele deve acessar o site do Inep, no endereço: enccejanacional.inep.gov.br e entrar na página com número do CPF e senha cadastrada e imprimir o cartão de inscrição.

As provas serão compostas por 120 questões, divididas em quatro áreas, sendo 30 questões para cada área de conhecimento. Haverá também uma redação. Para ser aprovado, o candidato deve atingir 50% de acertos em cada área/disciplina, incluindo a redação.

Pela manhã, serão aplicados os exames com questões das áreas de Ciências Naturais, História e Geografia para o Ensino Fundamental e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Ciências Humana e suas Tecnologias para o Ensino Médio. À tarde, haverá a aplicação das provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e matemática, para o Ensino Fundamental e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias para o Ensino Médio.

Estão aptos a participarem do Encceja jovens com mais de 18 anos em 2017, para tentar a certificação do Ensino Médio, e adolescentes a partir de 15 anos poderão tentar o diploma de conclusão do Ensino Fundamental. Dos inscritos no Estado 8.058 farão provas para o Ensino Médio e 1.413 para certificação do Ensino Fundamental, além de 97 que estão em regime socioeducativo e 906 no sistema prisional.

O Encceja tem como principal objetivo garantir diploma do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos. O exame é voltado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Após a realização da prova, o participante aprovado deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição, para pleitear a declaração parcial de proficiência e/ou certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Locais de Provas na Paraíba:

 

NOME DO LOCAL DE APLICAÇÃO Endereço Bairro Município
EEEFM MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA RUA PADRE ROLIN CENTRO CAJAZEIRAS
CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CAMPINA GRANDE RUA JOSÉ MARQUES FERREIRA MALVINAS CAMPINA GRANDE
EEEF MURILO BRAGA RUA SANTA FILOMENA LIBERDADE CAMPINA GRANDE
EEEFM DR HORTENSIO DE SOUZA RIBEIRO – PREMEN RUA OTACILIO NEPOLUCENO CATOLÉ CAMPINA GRANDE
EEEFM MONTE CARMELO AVENIDA PROFESSOR CARLOS FRANCISCO M. DE ALMEIDA BELA VISTA CAMPINA GRANDE
EEEFM NENZINHA CUNHA LIMA RUA FERNANDES VIEIRA JOSÉ PINHEIRO CAMPINA GRANDE
EEEFM PROF ITAN PEREIRA RUA LUIZ MOTTA BODOCONGO CAMPINA GRANDE
ENE PADRE EMIDIO VIANA CORREIA RUA JOÃO LELIS CATOLÉ CAMPINA GRANDE
CENTRO PROFISSIONALIZANTE DEPUTADO ANTONIO CABRAL RUA AVELINA DOS SANTOS VALENTINA DE FIGUEIREDO I JOÃO PESSOA
COL DA POLICIA MILITAR ESTUDANTE REBECA C A SIMOES RUA MARIA ALVES DA SILVA MANGABEIRA VII JOÃO PESSOA
EEEF DR JOAO NAVARRO FILHO RUA PROFESSORA MARIA ALEXANDRINA DE O. LIMA VALENTINA DE FIGUEIREDO JOÃO PESSOA
EEEF PROFA ARGENTINA PEREIRA GOMES AVENIDA CAMILO DE HOLANDA CENTRO JOÃO PESSOA
EEEFM CONEGO FRANCISCO GOMES DE LIMA RUA DEPUTADO PETONIO DE FIGUEIREDO ERNESTO GEISEL JOÃO PESSOA
EEEFM ESCRITOR JOSE LINS DO REGO RUA HORACIO TRAJANO DE OLIVEIRA CRISTO REDENTOR JOÃO PESSOA
EEEFM PADRE HILDON BANDEIRA RUA CAETANO FILGUEIRAS TORRE JOÃO PESSOA

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo