Nos acompanhe

Paraíba

Romero decreta medidas de enfrentamento ao Coronavírus em Campina Grande

Publicado

em

Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 16, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, assinou o decreto nº 4.463 que estabelece um pacote de medidas de prevenção e enfrentamento do coronavírus (Covid 19) na cidade.

Romero também descartou, neste momento, a possibilidade de suspensão ou adiamento prematuro do Maior São João do Mundo. As aulas na rede municipal de ensino também estão mantidas, pois as escolas serão ambientes de conscientização sobre as medidas preventivas contra o mal que tem sido alvo de alerta em todo o mundo.

Na companhia do prefeito, estavam os secretários Felipe Reul (Saúde), Tovar Correia Lima (Planejamento), José Mariz (Procuradoria Geral),  além de outros auxiliares e autoridades do setor de saúde, entre eles Ismael Kim (diretor técnico do Samu), Giovanny Roncaly (diretor da UPA Alto Branco), Jorge Sampaio (diretor do Hospital Pedro I), Miguel Dantas (diretor da Vigilância em Saúde). Também compareceram vereadores e secretários municipais.

Em sua fala, Romero revelou uma série de providências, sem alarde, que já vêm sendo adotadas nos últimos dias por parte do governo municipal com vistas à preparação do poder público e da população frente à possível chegada da doença em Campina Grande. Até esta segunda-feira, nove pessoas acometidas por fortes viroses estão sendo monitoradas na cidade, mas não há a confirmação de qualquer caso de Covid-19.

Antes da leitura oficial do decreto, Romero Rodrigues e seus auxiliares lamentaram uma verdadeira onda de pânico gerada na população por conta da propagação de fake news sobretudo em redes sociais. Diante disso, destacou que os órgãos municipais já estão fazendo um amplo esforço de divulgação para que a comunidade seja bem orientada e informada acerca dos meios de prevenção contra a doença.

Medidas anunciadas

Entre as principais medidas anunciadas pelo prefeito, destacam-se:

– Qualquer evento que reúna mais de 300 pessoas deve ser comunicado previamente, com antecedência mínima de 15 dias, à Secretaria Municipal de Saúde do Município, com apresentação do plano de contingência para prevenção da transmissão do novo coronavírus.

– Já foi montada uma estrutura especial de Terapia Intensiva para atendimento aos casos graves de Covid 19 no Hospital Municipal Pedro I, com doze leitos.

– As pessoas que eventualmente apresentarem sintomas da doença devem se dirigir às UPAs do Alto Branco e do Dinamérica. O Pedro I destina-se apenas aos casos confirmados.

– As aglomerações e reuniões que envolvam população de alto risco como idosos e pacientes com doenças crônicas, devem ser canceladas.

– Estão suspensas as atividades dos Centros de Idosos na SEMAS e no Ipsem, por um período de 30 dias, até futura deliberação técnica das Diretorias de Vigilância em Saúde, Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e do Trabalho do Município de Campina Grande.

– Estão suspensas por até 30 dias as atividades dos teatros municipais, da Biblioteca Municipal e do Centro Cultural Lourdes Ramalho.

– Locais de grande circulação de pessoas, como terminais urbanos e rodoviários, aeroporto, shopping centers e congêneres, escolas públicas e particulares, comércio em geral devem reforçar medidas de higienização e disponibilizar gratuitamente álcool gel 70% INPM para os usuários, em local sinalizado, além de informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos.

– As empresas de transporte coletivo devem realizar as medidas de higienização no interior de seus veículos com aspersão de álcool em 70% INPM nas superfícies das barras de apoio e cadeiras, sempre ao término da rota.

– As Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social poderão tornar sem efeito férias e licenças prêmios concedidas aos seus servidores, caso ocorra a necessidade técnica do imediato retorno do profissional no âmbito do serviço público.

– Fica criado o Comitê Intersetorial de Acompanhamento, Controle e Prevenção do Coronavírus, cujos representantes serão nomeados pelo prefeito.

– Os serviços de alimentação (restaurantes, lanchonetes, bares e congêneres) deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação do Covid-19, sob pena de multa a ser aplicada pelo Procon Municipal.

– As medidas previstas no Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo