Nos acompanhe

Notícias

Superlotação: Coren aponta comprometimento da qualidade nos serviços no Hospital de Trauma

Publicado

em

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB) divulgou nota na tarde desta terça-feira (14) abordando dados do Relatório 302/2019, encaminhado em outubro do ano passado para Promotoria da Saúde (MPPB), Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (SES/PB) e Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS/JP).

No relatório, assinado pelo Enfermeiro Fiscal, Vitor Sergio Alves Ferreira, foi constatado “um número excessivo de pacientes, o que implica na diminuição no número de horas de enfermagem prestadas e consequente comprometimento da privacidade e o conforto” dos internos. Também foi registrado “que a superlotação na Unidade Hospitalar acaba promovendo o uso de contenção mecânica (amarrar pacientes) o que associado a falta de espaço entre as macas favorece a infecção cruzada e lesões por pressão”.

“Na verdade, a situação está instalada no Hospital de Trauma, mas é preciso que se tenha um olhar mais amplo para a Rede de Atenção a Saúde. Porque o Hospital não funciona isolado da UPA, da Unidade Básica de Saúde. É perceptível que acontece uma falha de comunicação entre esses pontos e quando eles ficam fragilizados comprometem a rede como um todo”, avaliou o Dr. Vitor Sergio.

Na nota o Coren PB destaca que “o serviço de Urgência da Unidade estava funcionando com 52,8% acima de sua capacidade. Já na Área Laranja se observou que apesar do planejamento ser para 20 leitos, existiam 45 pacientes. Ou seja, 225% além da capacidade de atendimento do setor”.

Lea a nota:

Nota

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB) vem a público informar que no período de 13 setembro de 2019 a 08 de outubro do mesmo ano realizou Auditoria Operativa no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), em João Pessoa/PB, buscando aferir a qualidade dos serviços prestados pela enfermagem a população.

Durante a fiscalização a Auditoria constatou um número excessivo de pacientes, o que implica na diminuição no número de horas de enfermagem prestadas e consequente comprometimento da privacidade e o conforto. Outro efeito da superlotação é a ausência de espaço entre as macas, impedindo a equipe de enfermagem de prestar os devidos cuidados. Tudo isso fragiliza o processo de trabalho e compromete a eficiência, eficácia e qualidade do serviço de saúde.

A auditoria constatou ainda que a superlotação na Unidade Hospitalar acaba promovendo o uso de contenção mecânica (amarrar pacientes) o que associado a falta de espaço entre as macas favorece a infecção cruzada e lesões por pressão. A contenção mecânica é um procedimento previsto na legislação do serviço de enfermagem, porém, não deve ser aplicada de maneira rotineira e sem critérios.

Quanto aos idosos que ficam internados no HETSHL a superlotação favorece o distanciamento dos profissionais, devido a alta demanda, além de impedir a presença de familiares para o acompanhamento, causando isolamento social e familiar. Esta situação é pouco respeitosa com os idosos, impossibilitando praticar ações que promovam o bem-estar biopsicossocial e espiritual dos internos.

Verificou-se que o serviço de Urgência da Unidade estava funcionando com 52,8% acima de sua capacidade. Já na Área Laranja se observou que apesar do planejamento ser para 20 leitos, existiam 45 pacientes. Ou seja, 225% além da capacidade de atendimento do setor.

Foram encontrados pacientes sentados nas macas aguardando transferência, exames e outros procedimentos. Muitos pacientes aguardavam por até 4 dias pela manifestação da Regulação para efetivar a transferência para outro serviço.

Tal auditoria resultou no Relatório de Fiscalização 302/2019, disponibilizado no site desta autarquia, que foi devidamente encaminhado à época para Promotoria da Saúde, gerente do Serviço de Enfermagem do HETSHL, Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e a Secretaria de Saúde de João Pessoa.

Continue Lendo

Negócios

Contagem regressiva: show de Victor e Leo em João Pessoa ocorre nesta semana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O aguardado show de retorno da dupla Victor & Leo a João Pessoa, que acontece na Domus Hall no dia 30 de novembro, já está no segundo lote de ingressos, com os novos valores a partir de R$ 143,00 (meia entrada Front Stage). Os convites podem ser adquiridos para compra online no site https://www.zig.tickets/eventos/vida-boa-a-festa ou na bilheteria da Domus Hall.

Com hits inesquecíveis que marcaram gerações, a dupla multipremiada apresenta o show “Vida Boa – A Festa” ao público pessoense.A última vez que Victor & Leo se apresentaram na capital paraibana foi em 2015. É impossível não ter lembranças com a infinidade de sucessos produzidos por Victor & Leo, o estilo simples de fazer da música a protagonista na vida deles e também de cada pessoa que puderam alcançar com a arte.

Talento único e composições que transcenderam gêneros musicais, hits como “Na linha do tempo”, “Amigo apaixonado”, “Borboletas”, “Deus e eu no sertão”, “Fada” e “Vida boa” são apenas algumas das canções que ecoaram de norte a sul do país.

O extenso repertório de sucesso mescla o sertanejo raíz  e romântico com o folk. Ao todo, são 14 CDs, 5 DVDs, 2 Blu-rays e 2 DVDs documentários. A dupla celebrou 7 indicações ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, em que foram vencedores em 2013 com “Ao Vivo em Floripa”.

Neste retorno, além de músicas que marcaram toda uma geração de fãs do sertanejo, o show vai apresentar também canções inéditas e contará com a presença de Bruno e Denner, donos de sucessos como “Cavalo de Pau” e “Estado Civil”.

Serviço

Victor & Leo apresentam o show ‘Vida Boa – A Festa’ com Bruno e Denner

Local: Domus Hall, Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 220 – Lot. Oceania II, João Pessoa

Horário: 22h

Classificação 14 anos

Ingressos: a partir de R$ 143 (meia entrada Front Stage), em https://www.zig.tickets/eventos/vida-boa-a-festa ou na bilheteria da Domus Hall.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo viajará até Brasília para tentar reverter suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) se deslocará pessoalmente até a Capital Federal para tentar reverter a suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba que atinge, a partir desta segunda-feira (25/11), alcança 270 mil pessoas de 159 municípios localizados em território paraibano.

João Azevêdo, em Brasília, acionará deputados federais paraibanos e ministros para tentar resolver a situação.

O Escritório Regional do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, localizado em João Pessoa, Capital da Paraíba, afirma que a paralisação do programa se dá, não por falta de verbas mas, sim, pela ausência de uma descentralização de recursos financeiros por parte do Governo Federal.

Continue Lendo

Negócios

Inscrições abertas para o vestibular da Faculdade Unimed

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com polo em João Pessoa, a Faculdade Unimed está com inscrições abertas para o vestibular 2025. São oferecidas 440 vagas distribuídas nos cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Secretariado, os três na modalidade de Educação a Distância. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 24 de janeiro de 2025.

Para efetuar a inscrição, basta acessar o site (faculdadeunimed.edu.br/vestibular), escolher um dos três cursos e indicar o polo de João Pessoa. Após validada a inscrição, o candidato receberá um e-mail com o comunicado sobre o prazo para a realização da prova que será definida de acordo com a data de processamento da inscrição efetuada pelo candidato.

O processo seletivo será composto de uma prova de 15 questões objetivas, sendo cinco de conhecimentos gerais, cinco de matemática e cinco de língua portuguesa. A prova on-line contemplará as competências, os conhecimentos e as habilidades comuns aos conteúdos ministrados nas diversas formas de escolaridade do Ensino Médio.

NOTA DO ENEM

Outra forma de ingresso em um dos cursos da Faculdade Unimed é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, desde que o aluno tenha participado das edições de 2020 a 2024 e tenha conseguido no mínimo 400 pontos na prova de redação. Neste caso, o candidato deverá obrigatoriamente encaminhar à Faculdade Unimed um documento comprobatório de seu aproveitamento no Enem, no ato da matrícula.

DINÂMICA DOS CURSOS

Os cursos EaD serão ofertados por meio da plataforma virtual da Faculdade Unimed e possuem o conceito máximo (nota cinco) do Ministério da Educação. Para os alunos dessa modalidade de ensino, há ainda encontros presenciais obrigatórios e que serão realizados no campus principal ou no polo de escolha do aluno. Clique AQUI para conferir o edital completo do vestibular 2025.

BOLSAS DE ATÉ 100%

A Faculdade Unimed oferece mais de 200 vagas com programas de bolsas de estudos e descontos de até 100%. Podem se candidatar às bolsas de 100% pessoas que tenham renda per capta de até um salário mínimo e meio (no valor vigente). Clique AQUI para conferir o edital completo sobre o critérios da bolsa de estudos.

DESCONTO NA MENSALIDADE

Para quem é médico cooperado ou colaborar, a Faculdade Unimed ainda tem um desconto de 70% nas mensalidades dos cursos. Já o público geral também pode ser beneficiado com desconto de 60% nas mensalidades e matrícula. Para conferir o regulamente, clique AQUI.

Continue Lendo