Nos acompanhe

Paraíba

Lei sobre liberdade de cátedra será divulgada em todas as escolas estaduais da Paraíba

Publicado

em

Em um mês, todas as 663 escolas estaduais da Paraíba terão afixado em local visível, de fácil acesso, o conteúdo do artigo 7º da Lei Estadual nº 11.230/2018, segundo o qual, as instituições de ensino das redes públicas e privadas ficam obrigadas a afixar cartazes com os seguintes dizeres: “Escola é território aberto do conhecimento e livre de censura: repressão ideológica não é legal”. Além disso, a Secretaria Estadual de Educação envidará esforços para evitar invasões nas escolas por parte de quem quer que seja.

Em outubro deste ano, professores procuraram o Ministério Público Federal para relatar ameaças à liberdade de cátedra e informaram que estariam sob pressão em razão da atividade de docência. Na ocasião, contaram ao MPF que teriam se sentido intimidados durante a ida de integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) – defensores do movimento Escola Sem Partido – a uma escola, acompanhados por vereadores da capital. Caso ocorram novas invasões, a secretaria acionará a Procuradoria-Geral do Estado para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis.

As duas medidas fazem parte do compromisso inicial assumido pelo secretário estadual de Educação, Claudio Furtado, em reunião ocorrida na segunda-feira (18), com representantes do Ministério Público Federal, Defensoria Pública Estadual (órgãos integrantes do Observatório Interinstitucional de Violências por Intolerância na Paraíba), Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa da Paraíba, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba, Conselho Estadual de Educação da Paraíba e professores de escolas estaduais da capital paraibana, informa publicação do MPF.

Além do acordo firmado para afixar os cartazes no prazo de um mês, a Secretaria de Educação reiterou o compromisso com a defesa da liberdade de cátedra em todas as escolas da rede estadual e se comprometeu também a comunicar aos gestores que ninguém pode entrar e/ou interferir no ambiente escolar sem autorização prévia, sem objetivos que sejam condizentes com a natureza do que se desenvolve na escola. “Não vamos permitir que isso aconteça por qualquer agente estranho ao dia a dia da escola, e, caso necessário, a secretaria tomará as medidas legais cabíveis pra coibir tais atos e fazer com quem os professores, servidores e alunos não sejam constrangidos no exercício das suas funções”, garantiu o secretário estadual de Educação, Claudio Furtado.

Para a defensora pública estadual Lydiana Cavalcante, a reunião foi bem-sucedida com resultados efetivos. “O secretário de educação teve a sensibilidade de apoiar os professores, confirmando a colocação de avisos nas escolas sobre a garantia constitucional da liberdade de cátedras dos professores, bem como a realização de audiência pública para conscientizar a população, docentes e discentes sobre o que abrange tal direito”, destacou.

Já o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza ressaltou que é fundamental o cumprimento da Lei Estadual nº 11.230/2018 e que “é necessário que o Estado adote as medidas cabíveis para proteger seus profissionais que atuam na Educação”. Godoy destacou ainda que o assédio moral organizacional ocorre quando as instituições que têm obrigação de adotar medidas cabíveis para evitar o assédio moral não as tomam.

Para a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputada Estela Bezerra, a reunião foi extremamente proveitosa e produtiva. “Tivemos um excelente acolhimento por parte do Executivo e já saímos com agendas montadas até o dia 7 de janeiro de 2020. O que significa que existe, nesse momento, uma afinidade, uma afinação entre Ministério Público, Assembleia Legislativa, Sindicato dos Professores, grêmios estudantis das escolas atacadas, Conselho Estadual de Educação, Defensoria Pública Estadual, todos esses entes com um sentimento comum de defesa da liberdade de cátedra, mas, sobretudo, de defesa da educação pública, inclusiva e de qualidade, que é um dos princípios da Constituição Brasileira”, declarou a presidente da comissão.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 13º e abono

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo