A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou, nesta sexta-feira (22), a Livraria do Luiz com a Medalha de Mérito Literário José Lins do Rêgo. Proposta pelo deputado Bosco Carneiro, a concessão reconhece os serviços prestados à cultura e em prol da sociedade paraibana. A solenidade contou com a presença do proprietário Ricardo Pinheiro, filho do fundador da livraria, Luiz Carvalho da Costa.
A Medalha do Mérito Literário José Lins do Rêgo condecora pessoas físicas ou jurídicas de destaque na literatura paraibana de maneira inquestionável. Para o deputado Bosco Carneiro, a Livraria do Luiz, ao longo de seus 47 anos, sempre teve a preocupação de divulgar, apoiar e difundir a cultura regional, seja com a comercialização das obras de autores da Paraíba, como também promovendo lançamento de livros, debates, feiras literárias e outras manifestações culturais. “É uma justa homenagem que estamos prestando à Livraria do Luiz, através do senhor Ricardo Pinheiro. Na verdade, trata-se de uma homenagem à cultura paraibana pelos serviços prestados com amor e compromisso por esta livraria”, observou Bosco.
O deputado ressaltou que a empresa tem uma grande responsabilidade pela manutenção e divulgação da cultura paraibana, principalmente pela valorização que é dada aos escritores, intelectuais e poetas locais. “A livraria tem assumido por várias décadas esse compromisso cultural, se tornando referência em João Pessoa e em toda a Paraíba. Esta homenagem prestada pela Assembleia é em nome do povo paraibano, para uma família que sempre se dedicou a dar continuidade a uma marca que expressa simplicidade e compromisso com a cultura paraibana”, declarou Bosco.
Filho do fundador e atual proprietário da Livraria do Luiz, Ricardo Pinheiro declarou que a outorga prestada pelo Poder Legislativo, além de ser motivo de muita emoção, é um reconhecimento feito por aqueles que representam o povo paraibano. “Essa homenagem vem pra coroar o trabalho que foi iniciado por Luiz Carvalho da Costa e nos sentimos muito honrados por estarmos aqui. Ficamos ainda mais felizes porque essa concessão vem justamente no ano do centenário de nascimento do meu pai, que se estivesse vivo faria cem anos no próximo mês de dezembro”, destacou Ricardo Pinheiro.
Frequentador do local, o jornalista Gonzaga Rodrigues avaliou como um privilégio para a Capital paraibana ter uma empresa como a Livraria do Luiz, dedicada à literatura paraibana e lembrou que, além de vender livros, o idealizador Luiz Carvalho procurou dar destaque aos escritores locais. “Ter uma livraria da cidade, construída por gente daqui é um privilégio nosso. Luiz teve essa ideia em uma época que João Pessoa tinha apenas meia dúzia de livrarias. Hoje, por causa dele, seu filho mantém uma grande livraria na Capital, frequentada por paraibanos com muito da história paraibana. O local é palco de encontro, reuniões de autoridades e de muita gente interessada nas riquezas existentes lá”, disse.
Também participaram da solenidade a vice-reitora Universidade Federal Paraíba (UFPB), Bernardina Freira; o professor da UFPB e crítico literário, Hildeberto Barbosa; o escritor José Octávio de Arruda Mello; o historiador Augusto Morais; além de escritores, leitores e frequentadores da Livraria do Luiz.
Livraria do Luiz
A Livraria do Luiz foi fundada em julho de 1972 e iniciou suas atividades nas dependências da Galeria Caxias, na Avenida Duque de Caxias, em João Pessoa. A mudança para a Galeria Poeta Augusto dos Anjos aconteceu sete anos depois e lá permanece até hoje. Além da comercialização de livros, a Livraria do Luiz se preocupa em divulgar, apoiar a cultura regional, promovendo lançamento de livros, debates, feiras literárias e outras manifestações culturais.
Após o falecimento de seu fundador em 2008, a Livraria do Luiz passou a ser administrada pelo herdeiro, o senhor Ricardo Pinheiro, que mantém vivas a tradição e a memória deste espaço tão valioso para cultura paraibana.