Uma Unidade Móvel de Energias Renováveis (carreta), adquirida com recursos destinados pelo MPT (R$ 900 mil), foi inaugurada e entregue na última sexta-feira (25), no Senai de Campina Grande, durante a Olimpíada do Conhecimento. Moderna, a carreta foi adaptada para funcionar como sala de aula de cursos técnicos na área de Energias Renováveis, na cidade de Patos, no Sertão paraibano.
A carreta é a primeira Unidade Móvel de Energias Renováveis do Nordeste e a segunda do Brasil. O procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda – responsável pela destinação – representou o MPT na solenidade.
“No momento em que está mudando a matriz energética no Brasil, e há uma demanda mundial por energias limpas, o país precisa formar mão de obra especializada para essa indústria em franca expansão no Nordeste brasileiro, daí mais essa parceria do MPT com o Senai”, ressaltou Paulo Germano.
Na solenidade de inauguração, também estava presente o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba – Fiep, Francisco de Assis Benevides Gadelha. Ele descerrou a fita de inauguração juntamente com o procurador Paulo Germano e a diretora regional do Senai, Marinalda Adjuto. O evento contou com a presença de outras autoridades, empresários, além de instrutores e alunos, informa publicação do MPT.
Moderna
Equipada com as mais modernas tecnologias na área de energias renováveis, a unidade será utilizada na capacitação de mão de obra. A estrutura tem capacidade para 16 alunos por turma e conta com uma infraestrutura específica de energia solar fotovoltaica e energia eólica.
Entre os diferenciais da unidade móvel estão as tecnologias como o equipamento Banco de Ensaios de Aerogerador, que é o primeiro kit didático desenvolvido no Brasil, e que tem como função simular a operação e manutenção de turbinas eólicas de grande porte, o que permitirá a formação de profissionais para atuar nas grandes usinas de geração de energia nas regiões Norte/Nordeste.
Cursos
A primeira cidade da Paraíba a receber a Unidade Móvel será Patos, no Sertão. Neste mês de novembro, será iniciado o curso técnico em Sistemas de Energia Renovável no município. O curso tem carga horária de 1.200 horas (cerca de um ano e meio).
Na Unidade Móvel, serão realizados também cursos de Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos (300h); Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (32h); Tecnologia em Energia Eólica (40h); e Eletricista Instalador para acesso à Energia (160h).