Nos acompanhe

Paraíba

MPPB, Estado e Prefeitura compõem solução para atender demanda reprimida de cirurgias de catarata

Publicado

em

Integrantes do Ministério Público da Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura de Pombal se reuniram, na manhã desta sexta-feira (01/11), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Capital, para compor uma solução relacionada à demanda reprimida de cirurgias de catarata, na região. Ficou resolvido que, pelo menos, 213 pacientes que estão na fila de espera deverão passar pelo procedimento até o próximo dia 31 de dezembro.

A reunião foi conduzida pelo procurador de Justiça, Alvaro Gadelha, coordenador da Câmara de Negociação de Conflitos Coletivos do MPPB, juntamente com os promotores Raniere Dantas, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Saúde, e Leidimar Almeida Bezerra, que atua na Promotoria de Pombal. Integraram a mesa de negociação o prefeito do Município, Abmael de Sousa Lacerda, e seus auxiliares Karl Marx Martins Souto e Fabiana de Sousa Lacerda, esta secretária municipal de Saúde, além da representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carolina de Lucena.

“O Ministério Público avança mais um pouco numa questão nobre que trata de saúde pública e atinge principalmente o cidadão idoso e, com a convergência de ideias e a sensibilidade dos envolvidos, chegamos a uma composição. Ficamos felizes de atender as partes, com a resolutividade que surgiu dessa conversação”, avaliou o procurador Alvaro Gadelha.

“Solicitamos o apoio do Caop e da câmara de composição de conflitos da PGJ para aproximar o governo do Estado à realidade de Pombal. Houve uma necessidade de entabular uma tratativa entre as secretarias municipal e estadual de Saúde. O Ministério Público entrou nesse conflito como mediador, colimando sobretudo ajudar a população que está desassistida nas cirurgias de catarata. Então houve aqui uma composição e saímos com encaminhamento e datas definidas para que a população receba esse serviço de saúde. Servimos como um canal de diálogo”, disse o promotor Leidimar Almeida Bezerra.

Encaminhamentos

O promotor Raniere Dantas resumiu os encaminhamentos que resultaram da reunião: “A SES informará diretamente à Secretaria Municipal de Saúde de Pombal até o dia 11 de novembro quantas cirurgias de catarata serão realizadas no município nos meses de novembro e dezembro; qual será a data do início das cirurgias dos pacientes e como será o cronograma detalhado das cirurgias (quantas serão realizadas, por dia)”.

Ficou estabelecida como data-limite para a prestação de informações ao MPPB o dia 11 de dezembro. Os prazos foram definidos tendo em vista que o Estado está em fase final de contratação das empresas que executarão os procedimentos. Os recursos são do Governo Federal.

O prefeito Abmael Lacerda agradeceu a intermediação do MPPB: “Viemos bater na porta do Ministério Público porque estávamos com dificuldade de manter a comunicação com o Estado e chegamos a essa solução por causa do MP”. A lista de pacientes à espera de cirurgias de cataratas a serem feitas no município chega a 584, só que, destes, 213 deveriam ter feito esses procedimentos no primeiro semestre.

A representante da SES, Carolina de Lucena, explicou que, além de Pombal, quatro municípios serão priorizados, nos próximos meses, para a realização de cirurgias porque eles têm pacientes com exames realizados e esperando há mais tempo. São eles: Picuí, Queimadas, Cabedelo e Cajazeiras. Os cinco concentrarão 1.880 cirurgias de seus moradores e de outros das regiões.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 13º e abono

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo