O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o resultado final do iGovTIC-JUD, índice que classifica o nível de governança e gestão de tecnologia da informação entre todos os tribunais brasileiros avaliados, nos ramos trabalhista, eleitoral e militar e nas esferas estadual e federal.
Segundo a classificação, o Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) subiu 9 posições no ranking nacional, deixando a 39ª posição que ocupava em 2018 para ocupar o 30º lugar em um universo de 92 tribunais, agora em 2019. Entre os tribunais do trabalho, o TRT13 ficou em 10º lugar e entre os tribunais da Paraíba está em primeiro lugar.
“O CNJ classificou o Tribunal da Paraíba em função da sua eficiência na prestação de serviços em tecnologia da informação. E o nosso Tribunal é o mais aprimorado na Paraíba e destaque no país. Isso é fruto do trabalho de uma equipe aguerrida, inovadora e comprometida com a instituição. É um setor que vem recebendo o devido apoio por seguidas administrações. Nos orgulha constatar que esse reconhecimento do CNJ é fruto de um serviço cada vez melhor prestado à comunidade”, disse o presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, informa publicação do TRT-PB.
Com a subida no ranking o TRT paraibano alcançou o nível aprimorado. O CNJ considera quatro níveis para medir o Igovtic-Jud: Excelência, Aprimorado, Satisfatório e Básico.
Segundo o diretor da Secretaria de Tecnologia e Comunicação (Setic), Rodrigo Cartaxo, o iGovTIC-JUD é o índice do CNJ para medir a capacidade dos tribunais brasileiros de oferecer serviços de Tecnologia da Informação com qualidade. “O resultado obtido em 2019 é um coroamento das ações do Tribunal na área de TIC nos últimos anos. O devido alinhamento estratégico das ações e investimentos em tecnologia e a incorporação das melhores práticas adotadas no mercado nacional e internacional não só contribuíram para a melhoria da execução e da transparência das atividades técnicas, como também tornaram mais segura, econômica e eficiente a prestação jurisdicional do nosso Tribunal”, disse.
Governança
O iGovTIC-JUD é um índice que afere o nível de governança de Tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Poder Judiciário brasileiro. Criada e gerenciada pelo CNJ, a métrica visa aferir e aprimorar o nível de governança, gestão e infraestrutura de TIC dos tribunais do país. “Quando falamos em governança, nos referimos ao controle e transparência de gestão da instituição, que busca maior eficiência e racionalidade das suas atividades”, afirmou Samuelson Araújo, chefe do Núcleo de Governança de TIC do TRT13. Segundo Samuelson Araújo, os resultados foram excelentes e atestam em números objetivos a qualidade do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Comunicação em todas as suas unidades, oferecidos aos usuários internos e aos jurisdicionados. “Considerando a necessidade do uso intensivo de tecnologia nos próximos anos, especialmente em razão dos cortes orçamentários e do crescente déficit de pessoal, o Tribunal tem feito a sua parte na melhoria dos processos de trabalho e no aumento de eficiência de suas atividades, e o resultado do iGovTIC é uma demonstração disso”, concluiu.
Entenda a mensuração do índice
O índice é mensurado a partir de uma escala que vai de 0,0 a 1,0, graduada nos níveis baixo (0,00 a 0,39), satisfatório (0,4 a 0,69), aprimorado (0,7 a 0,89) e excelência (0,9 a 1,0). Além disso, o indicador leva em consideração 7 dimensões de avaliação da área de TIC que traçam um verdadeiro diagnóstico de sua situação. São elas: 1. Definição de políticas e elaboração de planejamento; 2. Criação de estruturas e implantação de processos; 3. Gestão de pessoas; 4. Gestão de serviços; 5. Gestão de infraestrutura e segurança; 6. Auditoria riscos e controle de gestão; 7. Detalhamento de ações, como contratações, projetos e pessoal.
Selo Justiça em números
O iGovTIC-JUD é também um dos parâmetros utilizados pelo CNJ para conceder anualmente aos tribunais o “Selo Justiça em números” nas categorias bronze, prata, ouro e diamante. Essa premiação busca avaliar a qualidade da produção, gestão, organização e disseminação das informações administrativas e processuais dos tribunais brasileiros, a fim de estimular a racionalização das rotinas e a transparência desses órgãos.
O resultado alcançado pelo TRT13 este ano, no iGovTIC-JUD, contribuirá com importantes 40 pontos, numa escala de até 50 reservada a essa dimensão.
Mais informações sobre o índice do TRT 13 e dos demais tribunais brasileiros, podem ser obtidas no Portal de Governança do CNJ.