Nos acompanhe

Paraíba

Assembleia debate incentivo ao ciclismo cidadão e mobilidade urbana

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (17), audiência pública para discutir ações de incentivo, estrutura e segurança para a prática do ciclismo no estado. Proposta pelo deputado Ricardo Barbosa, a audiência reuniu grupos de ciclistas e especialistas em trânsito, que apresentaram sugestões e reivindicações para tornar o uso da bicicleta seguro, seja como transporte, esporte ou lazer.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, parabenizou o deputado Ricardo Barbosa pelo debate proposto à Casa de Epitácio Pessoa e demonstrou preocupação com a integridade física dos ciclistas. “Recentemente li notícias sobre a prática do ciclismo que custei a duvidar da veracidade. Índices apontam que a prática do ciclismo se tornou mais perigosa que a prática das Artes Marciais Mistas (MMA). Isso, de certa forma, é um absurdo, porque é um esporte que dá saúde, que dá qualidade de vida aos cidadãos, mas, infelizmente, por fatores estranhos ao ciclismo, as pessoas estão morrendo no trânsito e é por isso que precisamos de debates como este”, destacou Galdino.

Autor de matérias que, além de incentivar o uso da bicicleta como atividade saudável, visam garantir espaços e segurança aos praticantes do ciclismo, o deputado Ricardo Barbosa explicou que a audiência visou interferir de forma consciente na mobilidade urbana das cidades, criando ações e legislação que possam preservar a integridade física do ciclista e dar segurança aos que usam a bicicleta para o seu lazer.

“Andar de bicicleta deixou de ser uma prática do final de semana, de passeios em feriados e um simples meio de transporte no meio rural. Atualmente, a bicicleta transformou-se num veículo de locomoção de massa e é uma tendência mundial nos países europeus, na América do Norte e demais países. A bicicleta tem crescido mais como veículo de transporte do que os veículos convencionais como carros e motos”, avaliou o deputado.

Preocupado com o aumento do número de acidentes e, consequentemente, de óbitos envolvendo ciclistas, Ricardo ressaltou que é dever da Casa reunir todos os agentes responsáveis pelo tema, a exemplo de representantes de associações de ciclistas, diretores de federações, grupos de ciclistas, gestores municipais e especialistas em trânsito, para que, a partir do debate, sejam elaboradas medidas para preservar e assegurar o ciclismo cidadão. “Cresceu o número de acidentes, cresceu o número de assaltos e cresceu a utilização da bicicleta, então precisamos adequar o estado da Paraíba, a capital João Pessoa, a essa nova realidade”, pontuou Ricardo.

O presidente da Federação Paraibana de Ciclismo, Valdemar Medeiros, disse que é essencial que a mobilidade urbana, principalmente, em relação à prática do ciclismo como esporte seja debatida na Assembleia. Medeiros apresentou proposta para transformar a federação – que hoje se limita apenas à organização de competições – numa entidade pública, de forma a que ela possa ter uma representatividade maior junto à sociedade para que, desta forma, possa dedicar-se melhor a fortalecer a prática. “O direito de ir e vir de todos, inclusive de quem pratica esporte, é assegurado pela Constituição Federal. Estamos preparando os nossos futuros atletas olímpicos. Os jogos escolares tem sido uma boa fonte de revelação de talentos para o nosso esporte”, pontuou.

Para os ciclistas presentes no evento, o debate proposto pela Assembleia é um importante instrumento de fomento e divulgação do esporte. Walmir Pedro, representante do grupo “Amigos do Pedal”, do bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, destaca o ciclismo como atividade importante para a saúde. Já Ronaldo Ivan, representante do grupo Santa Rita Bike Clube, reivindicou a construção de uma ciclovia na rodovia PB-004, que liga aquele município a Bayeux. “Aquele trecho é caótico. Não tem segurança e não há acostamento. Nós, ciclistas, enfrentamos muitas situações de perigo naquele trecho”, disse.

Na oportunidade, o deputado Ricardo Barbosa solicitou, através de requerimento, ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que sejam realizados estudos técnicos com o objetivo de viabilizar a implantação de uma faixa  de ciclovia naquela rodovia, compreendendo um trecho de 5km. O comandante do Batalhão Policial de Transito da Paraíba, tenente-coronel Jussier Pereira, apresentou aos participantes as ações que estão sendo implantadas pela Polícia Militar, no intuito de garantir a segurança da prática e a integridade física dos ciclistas.

“Nós temos fiscalizado o trânsito, garantindo a mobilidade humana de forma que todos tenham segurança. O ciclismo tem aumentado em João Pessoa e por isso temos intensificado a fiscalização para também garantir os direitos dos ciclistas nas faixas privativas. Trabalhamos em parcerias com associações, além de ciclistas da própria polícia que contribuem para que a gente saiba onde está ocorrendo problemas para que possamos solucionar”, argumentou o coronel.

Para dar mais segurança aos ciclistas da Capital, após ouvir suas demandas, o deputado Ricardo Barbosa elaborou Requerimento de Solicitação, endereçado ao Governo da Paraíba e ao Comando Geral da Polícia Militar, afim de que seja instalado um posto de polícia nas imediações do acesso à Praia da Penha, localizado na PB-008, que é o trecho de maior circulação de ciclistas da região metropolitana de João Pessoa.

De acordo com superintendente-adjunto da Semob-JP, Wallace Massini, o órgão tem trabalhado intensamente em prol dos ciclistas na Capital, através das requalificações das avenidas e implantação de espaços para a prática do ciclismo, a exemplo da conclusão da ciclofaixa que se estende por toda a orla de Manaíra e as avenidas Beira Rio e Pedro II. “Também temos realizado estudos para expandir essas ciclovias. Implantamos na Orla de Manaíra, onde não havia segurança. Agora, vamos implantar a ciclofaixa da Avenida Pedro Segundo, interligando com a Beira Rio, entre outras”, garantiu Massine.

Também participaram da audiência pública os deputados Edmilson Soares e Wilson Filho; o defensor público-geral, Ricardo Barros; o gerente executivo de Transporte do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Fleming Cabral; o comandante da Companhia de Policiamento Militar Turístico, major Bruno Rodrigues; o secretário da Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Emano Santos; o presidente da Associação dos Ciclistas da Paraíba, Paulo Pereira; o presidente da Federação de Triathlon da Paraíba, Romero Dantas Maia; além de integrantes de grupos de ciclistas de toda a Região Metropolitana de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison vai implantar Clube da Advocacia, ampliar modalidades esportivas e criar projeto de corrida de rua

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, candidato à reeleição, apresentou suas propostas para a área de esporte e lazer. Entre as iniciativas estão a construção do Clube da Advocacia, a ampliação das modalidades esportivas e a criação de um projeto com consultoria para incentivar e orientar advogados e advogadas a prática da corrida de rua. As iniciativas são também voltadas para a promoção da saúde mental dos advogados e advogadas.

A implantação do Clube da Advocacia é uma das prioridades de Harrison. Com a viabilização de um terreno e a construção desse novo espaço, os advogados paraibanos terão acesso a um local dedicado à convivência e ao lazer, reforçando o vínculo com a Ordem e oferecendo mais oportunidades para a prática esportiva. Para ele, esse ambiente será fundamental para fortalecer o senso de pertencimento e a qualidade de vida da advocacia paraibana.

Harrison planeja reativar e expandir o leque de modalidades esportivas disponíveis. A inclusão de atividades como vôlei de praia, beach tênis, futevôlei, tênis, xadrez, judô e jiu-jitsu proporcionarão mais opções aos profissionais, promovendo saúde física e mental. Também serão organizadas competições internas e campeonatos interinstitucionais, incentivando a interação entre advogados e outras categorias profissionais.

Outro destaque é o projeto “Corrida de Rua dos Advogados”, que consiste em treinos contínuos supervisionados por técnicos especializados em corrida. Essa iniciativa oferece aos advogados e advogadas a oportunidade de manter a prática regular de atividade física, promovendo saúde e bem-estar ao longo do ano. Além disso, a OAB-PB planeja realizar a “Corrida dos Advogados da Paraíba”, um evento aberto ao público que incentiva a confraternização entre advogados e a sociedade, celebrando o compromisso da Ordem com o lazer e a inclusão.

Harrison Targino enfatizou que as iniciativas de esporte e lazer vão além da promoção da saúde física, pois também reforçam os laços de união e solidariedade entre os advogados paraibanos. As ações implementadas por Harrison, como Clube da Advocacia, serão coordenadas pelo advogado Rodrigo Farias, por meio da Caixa de Assistência.

“Desejamos que a OAB-PB se torne um espaço que priorize o bem-estar de seus membros e que ofereça oportunidades para que cada advogado se sinta parte de uma comunidade ativa, inclusiva e saudável. Juntos vamos transformar essa visão em realidade e promover a integração de todos os nossos colegas paraibanos”, concluiu Harrison Targino.

Continue Lendo

Paraíba

Turismo: Zeca Camargo divulga cultura e histórias do Cariri paraibano na mídia nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O renomado jornalista Zeca Camargo compartilhou suas impressões sobre a experiência de explorar o interior da Paraíba em sua coluna na Folha de São Paulo. Autor do livro A Fantástica Volta ao Mundo, Camargo participou da Expedição Cariri, ao lado do estilista Ronaldo Fraga, em uma jornada imersiva pela rica cultura e história da região do Cariri Paraibano.

No texto intitulado “Era uma vez em Roliúdi”, Zeca Camargo detalha sua visita a locais emblemáticos da região, como Cabaceiras, famosa por sua paisagem desértica e por ser o cenário do icônico filme O Auto da Compadecida. “O cenário era bastante conhecido, estampado na memória. Não que eu já tivesse visitado, mas a intimidade com aquela paisagem era tão grande que parecia que eu já havia vivido ali”, escreve Zeca, ressaltando a profunda conexão que sentiu com o local.

A expedição levou Zeca a conhecer não apenas os cenários cinematográficos, como Cabaceiras, mas também outros pontos históricos e culturais da Paraíba. Entre os locais visitados estão a Pedra do Ingá, com seus misteriosos desenhos rupestres, o Lajedo do Marinho, em Boqueirão, e o Memorial Zabé da Loca, em Monteiro. Acompanhado pelos habitantes locais, Zeca teve a oportunidade de conversar com artesãos e músicos que mantêm viva a tradição popular da região.

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), destaca que o relato de Zeca é um convite para que mais pessoas se aventurem pelas trilhas culturais da Paraíba, um estado que, além de sua capital João Pessoa, tem se destacado como destino de turismo imersivo e autêntico. “Em um país com tantas belezas naturais e culturais, o Cariri Paraibano se firma cada vez mais como um lugar único para aqueles que buscam experiências que vão além do turismo tradicional”, afirma.

“Com sua vasta experiência no jornalismo de viagens, Zeca Camargo mais uma vez evidenciou como o Brasil é repleto de destinos que merecem ser conhecidos e celebrados. A Paraíba, com suas paisagens deslumbrantes e uma cultura rica, é, sem dúvida, uma das joias do nosso país”, comenta a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Festival ‘Música Preta’ acontece nesta sexta-feira, no Centro Histórico de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Centro Histórico de João Pessoa recebe nesta sexta-feira (08/11), o Festival ‘Música Preta Salva!’. A quarta edição do evento homenageia dois ícones da música local: Cátia de França e Chico César.

Serão quatro apresentações (Wil Cor e Eletrocores, Vieira, Day Roque e Acarajow) apresentando trabalhos próprios e versões exclusivas para clássicos da dupla homenageada.

As honras da casa ficam com a banda residente do evento, Wil Cor e Eletrocores (Dodô Trindade-baixo, Erick Henrique-  bateria e Samir Cesaretti- guitarra, Tarcício Pereira- trompete), que idealizou e  organiza o FMPS!

No repertório dos anfitriões, além das músicas próprias e versões furiosas, em especial, o recente lançamento “Valei-me Nossa Senhora Cátia de França e Meu Guerreiro Chico César”, vinil com uma faixa em celebração a Chico e outra a Cátia.

SEQUÊNCIA DA FESTA

A abertura desta quarta noite de MÚSICA PRETA SALVA ficará por conta das batidas da “picape” da DJ Acarajow, com sua mescla de referências pop e regional, uma moderna salada sonora.

Na sequência sobe ao palco do Caravela Cultural, Day Roque, clarinetista e cantora local, que retorna a Paraíba, após uma temporada na “Meca” do Blues, o estado americano do Mississipi. Day estará acompanhada de Bianca Dias na guitarra, Dudu Campos no baixo e Rodrigo Melo na bateria.

Após Wil Cor e Eletrocores, será de Vieira a grande responsabilidade, ancestral missão de fechar a quarta edição do “Música Preta Salva”. Vieira traz sua carga indie para uma mistura com o afro jazz referência de Vitor Rama na bateria, a guitarra blueseira de Ivo Limeira e o baixo cheio de groove de Nando Júnior.

GUARDE SEU LUGAR

Os ingressos estão a venda na página do evento @musicapretasalva a partir de módicos 10 reais.

Ou, como brada Chico César, “Negam que aqui tem preto, negão”, mas como complementa Macau: “a verdade é que você tem sangue crioulo”.

Aos herdeiros desta cultura Black uma oferta especial de convidados da festa: Lista Negra gratuita com segundo lote aberto para pretos, pardos e indígenas.

 

 SERVIÇO

Festival Música Preta Salva – Especial Cátia e Chico

Dia 08 de novembro de 2024 – 21 horas.

Local: Caravela Cultural – Av. Gen. Osório, 63 – Centro, João Pessoa.

21h – DJ Acarajow

22h – Day Roque convida Bianca Dias + Dudu Campos e Rodrigo Melo

23h – Wil Cor e Eletrocores com o show “Valei-me nossa senhora Cátia de França e meu guerreiro Chico César”

00h – Vieira convida Victor Rama + Ivo Limeira e Nando Jr.

Continue Lendo