Nos acompanhe

Paraíba

Esma entrega certificados de Curso de Preparação a pretendentes à Adoção

Publicado

em

O Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para pretendentes à adoção foi encerrado na tarde desta quarta-feira (8). O evento, que aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), teve início ontem, com palestras e relatos de experiência, abordando aspectos jurídicos e sociais da adoção, e temas como apadrinhamento e adoção necessária.

A formação, com carga horária de 16 horas-aula, teve como objetivo preparar os pretensos pais adotivos com informações sobre as noções importantes que envolvem o processo de adoção, tirando as dúvidas dos requerentes sobre o instituto e suas etapas.

Na manhã de hoje, foram debatidos os temas: ‘Setor de guarda e destituição do poder familiar’, em palestra proferida pela assistente social Maria Mayara de Lima; ‘Aspectos pedagógicos da adoção’, com apresentação da pedagoga Ana Paula Mélo; e ‘Aspectos psicológicos da adoção’, explanação feita pela pisicólaga Ana Lúcia Cananéa, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA). Foram apresentados, também, os trabalhos do Projeto Acolher e do Grupo Adoptare.

Durante a tarde, foram realizados oficinas, dinâmicas, exibição de filme e sorteio de brindes. Houve, ainda, um relato de experiência feito por Tatiane Wanderlei e, por fim, o encerramento com a entrega dos certificados aos participantes.

Segundo explicou Maria Goreti Dantas, psicóloga e coordenadora do Setor de Adoção da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, o curso de preparação para pretendentes à adoção faz parte dos pré-requisitos obrigatórios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Através da Lei nº 12.010/09, existe esse novo contexto para o processo de habilitação. Atualmente, aqui na Vara da Infância de João Pessoa, nós fizemos o curso em dois dias, em parceria com a CEJA. Além de abordar todos os aspectos da adoção, foi importante porque trabalhamos questões como as convivências e o perfil de cada adotante e, também, perfis das crianças e adolescentes”, acrescentou Maria Goreti.

Patrícia Monteiro participou do evento e afirmou ter sido satisfatório, especialmente porque os relatos serviram de encorajamento para enfrentar a fila no cadastro de adoção. “Foram dois dias intensos, muito esclarecedores, as palestras abordaram todos os aspectos. E, as experiências das pessoas que já adotaram, que são pais e mães agora, foram perfeitas. A gente sai ainda mais motivado, bem informado e estimulado pra esse ato de amor”, afirmou.

Relato de experiência
Tatiana Wanderlei, que enfrentou a fila para adoção por duas vezes e é mãe de duas crianças, relatou a sua experiência de passar pelo processo. Quando decidiram ter um filho, ela e o marido, Jeferson Fonteles, descobriram uma impossibilidade biológica por problemas de saúde e optaram pela adoção, a princípio, fora dos trâmites legais.

“Quando os amigos e familiares souberam da nossa ansiedade por um filho, surgiram muitas pessoas oferecendo crianças para adoção. E, eu não vou dizer que negava. Todas as vezes a gente aceitava, mas todas as vezes deu errado. Então, nós entramos para o cadastro nacional, conforme a lei, e desistimos de adotar sem ser por vias legais, principalmente pela segurança que o processo passa para nós. Passamos por essa gestação invisível duas vezes e valeu a pena, somos pais de duas crianças”, declarou Tatiana.

Jeferson, por sua vez, relatou o receio que teve no início e afirmou ter feito algumas objeções à ideia de ser pai de uma criança adotada. “Pelo preconceito que existe até hoje, e eu absorvi muito, pela questão de o filho não ser biológico. Então, hoje, contamos nosso testemunho nos cursos e tomamos como missão tirar esse preconceito, e abrir os olhos dos outros pais, principalmente os homens, que têm mais resistência quanto à adoção. Ser pai mudou a minha vida, e digo pai e não pai adotivo, como também chamo meus filhos de filhos, e não filhos adotivos”, mencionou.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo