Nos acompanhe

Negócios

Tomógrafo do Hospital Laureano fica sem funcionar e deixa pacientes sem assistência

Publicado

em

Mais um capítulo da novela sobre o caos que tomou conta do Hospital Napoleão Laureano, principal referência no tratamento do câncer na Paraíba, se desenrola e surge com um enredo que pode provocar mortes de pacientes que dependem unicamente do SUS para tentar a cura da doença.

Desta vez o problema é no tomógrafo, que está sob a responsabilidade terceirizada da empresa Azuil Arruda, pertencente ao médico Osias Arruda, médico do próprio hospital e sobrinho do médico Antonio Carneiro Arnaud, presidente da Fundação Napoleão Laureano, mantenedora do Hospital Napoleão Laureano.

O equipamento está sem funcionar há cerca de uma semana e informações nos corredores do hospital dão conta de que o tubo do aparelho teria quebrado e que a empresa terceirizada estaria se negando a mandar consertar, informa reportagem do Portal FatosPB.

De acordo com um especialista no assunto de dentro do hospital que pediu para não se identificar, sem o Tomógrafo fica impossível o diagnóstico da existência do tumor para posteriormente  biópsia para verificar o estadiamento do câncer   (também chamado de estágios do câncer) , ou seja,  a descrição (geralmente em números de I a IV) de quanto o câncer já se espalhou pelo corpo.

“O estágio geralmente leva em conta o tamanho do tumor, o quão profundo ele está penetrado, se já invadiu órgãos adjacentes, se e quantos linfonodos (gânglios linfáticos) entraram em metástase e se ele está espalhado em órgãos distantes”, explica.

E ele continua lembrando que o  estadiamento do câncer é imprescindível porque o estágio no diagnóstico é um importante indicativo do prognóstico, para planejamento dos tratamentos mais adequados e previsão das possíveis complicações  após o tratamento.

A principio, um dos conselheiros do Hospital Laureano informou que o equipamento não estava quebrado, mas estaria passando apenas por uma revisão. Leia abaixo o diálogo com o conselheiro que pediu para não ser identificado.

Fatospb – Boa tarde. Recebemos informações de que o tomógrafo do Laureano estaria quebrado.

Conselheiro – Quebrado não, em manutenção.  Afinal de contas é uma máquina e necessita de revisa!

Fatospb – Tem previsão?

Conselheiro – A equipe de Engenharia Clínica está trabalhando e provavelmente próxima semana retorna.

Fatospb – Informações dão conta que o tubo quebrou e que o sobrinho do presidente do hospital, Carneiro Arnaud, estaria esperando que o hospital pague o conserto.

Conselheiro –  Tubo não quebra! Informação desencontrada. Revisão!

Fatospb – Quem pagará a revisão?

Fatospb – Soubemos que as consultas estão suspensas por causa dessa revisão.

Conselheiro – Na próxima semana estará ok

Fatospb –  Estamos precisando de uma versão oficial sobre essa questão. Qual o contato do engenheiro clínico do hospital? Gostaríamos de fazer umas perguntas a ele.

Conselheiro – Não tenho! Posso passar o do diretor financeiro da Fundação (Marcelo Lucena).

Diretor financeiro da Fundação Laureano, Marcelo Lucena

De posse do contato do diretor financeiro da Fundação Laureano, Marcelo Lucena (casado com uma sobrinha do presidente da Fundação e diretor presidente do hospital, Carneiro Arnaud), a reportagem do Fatospb entrou em contato na noite do último sábado com ele e travou a seguinte conversa:

Fatospb – Recebemos informações de que o tubo do tomógrafo do Hospital Napoleão Laureano quebrou, mas há outras informações de que, na realidade estaria havendo uma revisão. O que está havendo realmente?

Marcelo Lucena – Temos uma empresa que presta serviço que faz parte da engenharia clínica, mas quem dá o diagnóstico é o técnico da Siemens. Mas como não tem nenhum técnico aqui por perto, ele vem de outro estado, de São Paulo. Temos que aguardar por ele. Isso aconteceu essa semana (semana passada) e a gente está aguardando a vinda dele. Até então não se tem nenhuma confirmação de que foi o tubo do tomógrafo.

Fatospb – O fato é que sem tomografia muitos pacientes estão sem poder dar início ao tratamento do câncer, podendo, inclusive, causar mortes.

Marcelo Lucena – Com relação aos pacientes nenhum vai  ser prejudicado. A gente faz remanejamento com outros hospitais que podem dar esse apoio momentâneo. Nenhum paciente vai ficar prejudicado.

Fatospb – Tentamos conseguir o contato do engenheiro clínico para saber o que realmente aconteceu, mas um conselheiro do hospital não soube informar e nos deu o contato do Sr.

Marcelo Lucena – A verdade é que estamos esperando o técnico da Siemens para saber o que realmente aconteceu. Se for peça faltando isso leva certo tempo para se resolver. Mas também pode ser alguma coisa simples, de reprogramação ou manutenção, que a própria Siemens resolva em pouco tempo. Mas o fato é que a Siemens ainda não enviou um técnico para isso, devido a não ter técnico aqui para resolver a questão rapidamente.

Fatosp – A informação que obtivemos é de que a empresa terceirizada para cuidar do equipamento estaria se esquivando em pagar o conserto e que caberia à direção do Laureano arcar com as despesas.

Marcelo Lucena – O fato da empresa responsável pelo tomógrafo estar se esquivando não procede. Ela está em dia com o Hospital. Está tudo direitinho com as suas obrigações junto ao hospital e nada disso procede.

Fatospb –  Quais são as clínicas que o Laureano tem convênio para atender os pacientes durante esse período? Pelo contrato que existe há uma cláusula de exclusividade com a clínica do sobrinho do presidente do hospital, a Clínica Azuil Arruda

Marcelo Lucena – Temos parceria com o Dom Rodrigo. Não há exclusividade!

Confira abaixo aditivo de contrato, onde consta a cláusula de exclusividade:

Fatospb – O Dom Rodrigo vai dar prioridade aos pacientes do SUS?

Marcelo Lucena – Se o tomógrafo está com problema tem que ser remanejado os pacientes.

Fatospb –  A clínica Azuil Arruda vai receber menos esse mês?

Marcelo Lucena – Com certeza

Fatospb – As consultas continuam sendo realizadas normalmente e os pacientes encaminhados para o D om Rodrigo. É isso?

Marcelo Lucena – Sim. E outras parcerias que temos, mas principalmente o Dom Rodrigo

Fatospb –  Quais são as outras clínicas que possuem tomógrafo  em João Pessoa que o Laureano tem parceria?

Marcelo Lucena – Agora não consigo dizer com precisão, mas lembro da Tomocenter.

 A reportagem do portal Fatospb procurou no início da tarde desta segunda-feira, 7, o Hospital Napoleão Laureano para saber se o problema do tomógrafo estava solucionado e foi informado pelo setor de radiologia que o equipamento estava em revisão e que  ainda não havia previsão para o retorno dos exames.

Perguntado se havia algum convênio do hospital com alguma clínica da Capital para a realização dos exames, a exemplo do que nos foi informado pelo diretor financeiro da Fundação Laureano, a resposta foi simples e direta: Não!

O Fatospb procurou então o Hospital Dom Rodrigo, citado pelo diretor da Fundação e marido da sobrinha do médico presidente do Laureano Carneiro Arnaud. Depois de passar cerca de cinco minutos à espera de uma resposta, por telefone, tendo a ligação passada por vários setores, ela caiu.

Na segunda tentativa,  uma atendente do Dom Rodrigo revelou que lhe foi passada a informação de que na última sexta-feira teria havido uma reunião entre a direção do Laureano e a do Dom Rodrigo para se fazer uma parceria para receber os pacientes do HNL, mas que só nesta terça-feira poderiam dar melhores informações.

O Fatospb entrou em contato com a Clínica Tomocenter, localizada no Centro da Capital, também citada pelo diretor financeiro Marcelo Lucena. A resposta foi a que já se esperava: “Não existe parceria entre o hospital e a clínica”. Uma pessoa que pediu para não se identificar explicou que o Dom Rodrigo recebe pacientes do SUS, mas que são encaminhados pelos PSFs, mas que não há convênio com o Laureano.

O fato de não haver convênio entre o Hospital Napoleão Laureano e as clínicas de João Pessoa que possuem tomógrafos é que existe um contrato de exclusividade entre a Fundação Laureano e a Clínica Dr Azuil Arruda LTDA. Confira o documento abaixo:

Em matéria postada em setembro deste ano no portal de notícias Paraibaradioblog, o jornalista Thiago Moraes mostra que além de ocupar cargo estratégico dentro do hospital onde a empresa de sua propriedade presta serviços, Ozias Arruda é sobrinho e sócio do presidente da Fundação Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud, em uma outra empresa, a Fundação Dalva Carneiro Arnaud, localizada no município de Pombal, Sertão paraibano, conforme documento abaixo:

 

Há cerca de seis anos o Hospital Laureano conseguiu comprar um tomógrafo e o que lá estava, pertencente a Clínica Azuil Arruda, foi levado para o município de Pombal, para servir à Fundação Dalva Carneiro Arnaud e está funcionando perfeitamente, enquanto o do hospital, talvez por falta de manutenção preventiva ou de revisão, está sem poder atender aos pacientes do SUS.

Equipamentos sem funcionar – Os equipamentos comprados recentemente como a Gama Câmara e o PET-CT estão ainda sem funcionar. Já  Ressonância Magnética só está funcionando para exames em particulares e não pacientes do SUS. Equipamentos novos sem atender aos pacientes do SUS e os antigos, já obsoletos  estão com defeitos. Uma prova da mais absoluta falta de critérios e planejamento por parte da atual administração do hospital.

O jornalista Thiago Moraes  se fez passar por um paciente e fez uma gravação tentando marcar um exame de abdômen total,  mas foi informado que só era possível para pacientes particulares e o valor cobrado é de R$ 700. Veja a matéria completa clicando AQUI ou acessando o link: https://www.paraibaradioblog.com/2019/09/18/no-laureano-equipamento-comprado-com-dinheiro-publico-atende-apenas-pacientes-particulares/

Tubo de raio X  – É formado pela cápsula que envolve a radiação, pelo catódio (que libera elétrons) e pelo anódio rotatório (responsável pela transformação dos elétrons em raios-X).

A tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. De resultado rápido, está disponível na maioria dos hospitais, tanto para emergências quanto para o diagnóstico de lesões ortopédicas e na investigação de doenças como câncer e AVC.

Os aparelhos de tomografia computadorizada mais modernos captam imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões e das vias aéreas, além de outros órgãos internos.

Para que serve – Serve para diagnosticar inúmeras doenças e pequenas alterações em vários setores do organismo humano. Por exemplo: a tomografia pode avaliar traumas cranianos ou, por causa dos seus resultados rápidos, para planejar seu tratamento do câncer o radioterapeuta precisa, inicialmente, determinar o tamanho e a localização exata do tumor. Isso, geralmente, é feito através da criação de uma imagem tridimensional detalhada do tumor com uma tomografia computadorizada.

Dependendo da localização do tumor, tipo de doença e de outros fatores, podem ser solicitados exames adicionais, que podem incluir uma ressonância magnética, uma tomografia, ultrassom, ou, ocasionalmente, uma tomografia por emissão de pósitrons.

O radioterapêuta poderá girar a imagem na tela do computador de modo         a visualizar o tumor de diferentes ângulos. As informações obtidas com o equipamento de imagem, o tomógrafo computadorizado, por exemplo, são diretamente transferidas para o computador de planejamento do tratamento.

Enquanto se espera o técnico da Siemens chegar de São Paulo e uma ação administrativa urgente, os pacientes do SUS ficam na esperança de uma solução imediata para que a doença não se agrave e possa fazer o exame, pois sem o Tomógrafo fica impossível o diagnóstico da existência do tumor para posteriormente  biópsia para verificar o estadiamento do câncer.

Continue Lendo

Negócios

Dupla sertaneja Victor e Leo desembarca em João Pessoa neste fim de semana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O aguardado show de retorno da dupla Victor & Leo a João Pessoa acontece na Domus Hall neste sábado (30). Os ingressos podem ser adquiridos para compra online no site https://www.zig.tickets/eventos/vida-boa-a-festa ou na bilheteria da Domus Hall.

Com hits inesquecíveis que marcaram gerações, a dupla multipremiada apresenta o show “Vida Boa – A Festa” ao público pessoense. A última vez que Victor & Leo se apresentaram na capital paraibana foi em 2015. É impossível não ter lembranças com a infinidade de sucessos produzidos por Victor & Leo, o estilo simples de fazer da música a protagonista na vida deles e também de cada pessoa que puderam alcançar com a arte.

Talento único e composições que transcenderam gêneros musicais, hits como “Na linha do tempo”, “Amigo apaixonado”, “Borboletas”, “Deus e eu no sertão”, “Fada” e “Vida boa” são apenas algumas das canções que ecoaram de norte a sul do país.

O extenso repertório de sucesso mescla o sertanejo raíz  e romântico com o folk. Ao todo, são 14 CDs, 5 DVDs, 2 Blu-rays e 2 DVDs documentários. A dupla celebrou 7 indicações ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, em que foram vencedores em 2013 com “Ao Vivo em Floripa”.

Neste retorno, além de músicas que marcaram toda uma geração de fãs do sertanejo, o show vai apresentar também canções inéditas e contará com a presença de Bruno e Denner, donos de sucessos como “Cavalo de Pau” e “Estado Civil”.

Serviço

Victor & Leo apresentam o show ‘Vida Boa – A Festa’ com Bruno e Denner

Local: Domus Hall, Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 220 – Lot. Oceania II, João Pessoa

Horário: 22h

Classificação 14 anos

Ingressos: a partir de R$ 143 (meia entrada Front Stage), em https://www.zig.tickets/eventos/vida-boa-a-festa ou na bilheteria da Domus Hall.

Continue Lendo

Negócios

Com culinária italiana sofisticada, Tramice Ristorante abre as portas na orla de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um pedaço da Itália na orla de João Pessoa. Assim será o Tramice Ristorante, que abre as portas nesta semana para o público apreciador das melhores experiências gastronômicas. Idealizado por Caio Graco, William Lopes e Walter Farias, o Tramice, cujo nome remete à expressão italiana “tra amici”, ou seja, “entre amigos”, traz a riqueza da culinária italiana com a emoção de memórias afetivas em um ambiente inédito e charmoso na capital paraibana. “Tramice também significa ‘através’ em italiano, e o restaurante se propõe a ser a ponte entre a culinária e o afeto, unindo tradição, autenticidade e sofisticação em três atmosferas diferentes. O nome traduz a essência do que queremos oferecer: um lugar onde a gastronomia conecta as pessoas, com o calor da amizade e o aconchego das memórias”, explica Caio.

O local escolhido foi um casarão com vista para o mar, na praia de Manaíra, que manteve boa parte da estrutura original. “Quando entramos na casa, percebemos que ela já trazia uma alma italiana, com madeira, tijolos envelhecidos e uma arquitetura clássica. Isso nos inspirou a criar um restaurante que respeitasse essa essência”, relembra Caio. A casa foi reformada para criar uma experiência única: um percurso sensorial que começa com uma ambientação inspirada na costa italiana, passa por um salão clássico e culmina em uma vila da Toscana no quintal.

“O percurso é uma experiência à parte, fazendo uma travessia por três ambientes. Começa com um salão inspirado na costa italiana, mais claro e descontraído, ideal para quem deseja tomar um vinho branco e apreciar o mar. Em seguida, passa por um ambiente mais clássico e elegante, com espaços privativos, e, por último, chega à Vila Toscana, que reproduz uma vila rústica italiana e será inaugurada futuramente como um espaço dedicado a eventos mais descontraídos. A ideia é transportar o cliente por diferentes regiões da Itália, da costa à Toscana, proporcionando uma experiência única e especial em cada ambiente”, destaca o sócio.

O projeto foi assinado pelo escritório de arquitetura AEA e pela designer de interiores Pamella Galdino, com paisagismo de Gabriel Cavalcanti e texturização de Rick Decor. O espaço conta com detalhes pensados e desenhados à mão, incluindo peças restauradas da casa original.

O cardápio, elaborado pela chef Andréia Fernandes – também responsável pela cozinha do Arbóreo – é um convite à gastronomia italiana autêntica, combinando pratos autorais com receitas clássicas. As entradas incluem opções como burrata, carpaccio, vitello tonnato, arancini e polenta. As massas frescas ganham interpretações especiais, enquanto pratos tradicionais, como carbonara e cacio e pepe, preservam a execução clássica. Há ainda risotos, carnes e receitas afetivas, como lasanhas e nhoques que homenageiam as tradições da nona. Os valores dos pratos principais variam entre R$ 65,00 e R$ 130,00.

A carta de bebidas conta com mais de 100 rótulos de vinhos, priorizando os italianos, além de coquetéis assinados pela Astral Drinks, que harmonizam com os pratos.

O restaurante será aberto de terça a quinta-feira para almoço e jantar, e de sexta a domingo durante todo o dia. O Tramice Ristorante está localizado na beira-mar de Manaíra, na Avenida João Maurício, 287, e possui estacionamento próprio.

Informações e reservas: @tramiceristorante

Continue Lendo

Negócios

Exposição imersiva “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” estreia no dia 29 novembro em Recife

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A maior exposição imersiva de um artista brasileiro, “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, chega ao RioMar Recife a partir do dia 29 de novembro, com uma experiência única que mergulha nos universos artístico e humano de Ariano Suassuna. O legado de um dos maiores ícones da literatura nacional pode ser revisitado em uma combinação de cenografia detalhada e tecnologia de ponta, levando a uma viagem pelas raízes da cultura popular brasileira e pela vida e obra do escritor, filósofo, poeta e dramaturgo. Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos a partir do dia 6 de novembro para quem se cadastrou na pré-venda e a partir do dia 7 de novembro para o público em geral através do site da Fever (https://feverup.com/m/258246) e do App do RioMar Recife.

Co-criada em participação com o neto mais velho de Ariano, João Suassuna, a exposição faz a sua primeira parada na capital pernambucana após a estreia de sucesso no espaço Luzzco, na Paraíba, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar as diversas facetas da vida e obra de Ariano de maneira inovadora e sensorial. Com uma combinação de tecnologia, cenografia e elementos físicos, os participantes serão transportados para o universo criativo e emocional do autor, poeta e dramaturgo.

“A exposição é linda e consegue preservar a coerência de Ariano, levando adiante a sua chama imortal, que tanto nos inspira. E isso é possível porque temos uma experiência que nos revela o Ariano gênio, como escritor e defensor da cultura brasileira, mas, especialmente, o Ariano gênio como gente. Uma vivência que permitirá a todos acessarem o coração do Mestre e todos seus amores, passando do riso à emoção”, celebra João Suassuna, neto de Ariano Suassuna.

No RioMar Recife, “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” vai ocupar uma área de mais de 1.200 metros quadrados no Espaço de Eventos, localizado no Piso L3 (mesmo nível da Praça de Alimentação) do mall, contando com 13 salas que percorrem a carreira de Ariano Suassuna e expõem obras que ainda não tinham sido vistas pelo público até então, como manuscritos, fotos raras, trechos de peças teatrais e vídeos. Os visitantes também terão a oportunidade de ver e conhecer o Ariano ser humano, através de pílulas físicas da vida dele, como o traje que ele usava e a cadeira que gostava de sentar para ler e contar as suas histórias.

Para a temporada na capital pernambucana, a exposição ainda contará com novidades exclusivas em relação à exposição na Paraíba, ampliando o número de salas de 4 para 13 no RioMar Recife. Além disso, a mostra no RioMar Recife contará com novos itens raros de Ariano Suassuna e um mix maior de produtos temáticos na lojinha da exposição.

Como parte da celebração ao brilhantismo de Ariano Suassuna, cuja obra transcende fronteiras culturais e linguísticas, a exposição “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” está dividida em cinco atos imersivos, além da introdução. Ato I: Amor pela poesia; Ato II: Amor pela sua aldeia; Ato III: Amor da vida; Ato IV: Amor que contagia e Ato V: Amor imorrível.

“Estamos muito felizes em receber a megaexposição “O Auto de Ariano – Um realista esperançoso” no RioMar Recife. Acreditamos no entretenimento cultural como uma forma inclusiva e democrática de proporcionar ao público interações e experiências memoráveis. Valorizando a arte, a literatura e as expressões artísticas, tendo a cultura como um dos pilares de atuação do empreendimento, apresentaremos para nossos clientes a riqueza que é a obra de Ariano Suassuna, singular, multicultural e de reconhecimento internacional”, afirma Denielly Halinski, gerente de Marketing do RioMar Recife.

Os ingressos custam R$ 35 (meia), R$ 70 (inteira) e R$ 175 combo família (quatro ingressos) de segunda a quinta; e R$ 40 (meia), R$ 80 (inteira) e R$ 200 combo família (quatro ingressos) de sexta a domingo. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever (https://feverup.com/m/258246 ) e no App do RioMar Recife. O horário de funcionamento da exposição é das 9h às 22h de segunda a sábado, e das 12h às 21h nos domingos e feriados.

A exposição “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” é realizada pelo Luzzco, com apoio do RioMar Recife.

Sobre Ariano Suassuna
Ariano Suassuna nasceu na Paraíba em 16 de junho de 1927 e faleceu no Recife em 23 de julho de 2014, deixando um legado que transcende fronteiras culturais e linguísticas, com obras icônicas que emocionam públicos de diferentes gerações. Entre as principais obras do autor, poeta e dramaturgo estão “Auto da Compadecida”, que ganhou adaptação para o cinema, e “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta“, que inspirou uma série televisiva, ambas retratando as tradições nordestinas e exaltando a cultura popular. Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, em 1970, que tinha como objetivo criar uma arte erudita com base e valorização da cultura popular.

Sobre o Luzzco
O primeiro espaço imersivo de arte, cultura e inovação da Paraíba vai além das molduras convencionais e proporciona uma experiência única e envolvente para toda a família. O Luzzco utiliza a mesma tecnologia das maiores exposições imersivas do mundo e é equipado com recursos audiovisuais que permitem a criação de obras que se modificam de acordo com o movimento, o som e o toque das pessoas. No local, as paredes, o chão e o público se tornam parte integrante das obras.

SERVIÇO:
Exposição “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” em Recife (PE)

Local:
Espaço de Eventos – Piso L3 (mesmo nível da Praça de Alimentação)
RioMar Recife – Av. República do Líbano, 251, Pina – Recife
Data de estreia: sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Em cartaz até o dia 30 de janeiro

Horário:
Segunda a sábado, das 9h às 22h;
Domingos e feriados, das 12h às 21h.

Ingressos:

Segunda a quinta:
Meia – R$ 35
Inteira – R$ 70
Combo Família – R$ 175

Sexta a domingo:
Meia – R$ 40
Inteira – R$ 80
Combo Família – R$ 200
Crianças até 2 anos e 11 meses não pagam
Ingressos online: site da Fever (https://feverup.com/m/258246) e no app RioMar Recife

Classificação etária: livre.
*Os menores de 12 anos devem estar acompanhados por responsável.

Mais informações:
No Instagram: @luzzco, @autoarianoimersivo e @riomar_recife

Continue Lendo