Nos acompanhe

Paraíba

Câmara da Cabedelo cassa mandato de José Eudes por faltas

Publicado

em

A Mesa Diretora Câmara Municipal de Cabedelo, na Grande João Pessoa, decidiu na tarde destaq sexta-feira (27) declarar a perda do mandato parlamentar do vereador José Eudes Santos de Souza (PTB), eleito em 2016 pela coligação ‘A Força das Novas Ideias II’, composta pelos partidos DEM, PSB, PTB e PSDC.

O motivo da cassação foi o excesso de faltas injustificadas às sessões deliberativas da Casa no ano de 2017, considerada uma infração disciplinar pelo artigo 37, inciso II, parágrafo 3º da Lei Orgânica do Município.

Com a decisão tomada, por três votos e duas abstenções, formalizada por meio da Resolução 230, de 27 de setembro de 2019, a Mesa Diretora declarou a vacância do cargo de vereador, comunicou o fato a Justiça Eleitoral da Paraíba, e já fez a convocação do 1º suplente da coligação, Beneval Severo dos Ramos, o Beninha (Democratas), que obteve 408 votos, para ser empossado como mais novo vereador da Casa, informa reportagem do Jornal Correio.

Além da presidente Graça Resende, votaram pela cassação de Eudes, os vereadores Divino Felizardo (PRP) e José Pereira (PSDB). Já os vereadores Valdir Tartaruga e Benone Bernado, ambos do PRP, se averbaram suspeitos e não participaram do julgamento.

Após a cassação, Eudes, que foi eleito com 600 votos, disse que vai recorrer da decisão da Mesa Diretora na Justiça e ressaltou que a decretação da perda do mandato é retaliação à atuação parlamentar e das denúncias que formulou contra o esquema de corrupção na Prefeitura de Cabedelo.

“Tudo isso é resultado de perseguição política, porque fiscalizei e fiscalizo os desmandos na prefeitura e na Câmara Municipal. A operação Xeque-Mate não afastou todos os corruptos da aministração municipal, ainda há ramificações desse esquema, na Prefeitura e na Câmara, que é presidida pela sogra do ex-vereador Lucas Santino, inclusive a esposa dele, Priscilla Rsende Santino, e filha da presidente, ocupa o cargo de secretária da mulher do município de Cabedelo”, disse Eudes

Segundo ele, os processos contra os outros 10 vereadores, afastados e processados por quebra de Decoro Parlamentar “nunca serão julgados”, porque há “conivência e protecionismo político entre eles”. “O esquema da corrupção da Xeque-Mate continua instalado na prefeitura e na Câmara de Cabedelo, para acabar com ele, teria que afastar 95 dos políticos da cidade, que continuam com as mesmas práticas criminosas”, declarou.

Julgamento
O processo que resultou na cassação de Eudes foi movido pelos vereadores Benone Bernardo (PRP), Maria do Socorro Gomes (PRP), Evilásio Cavalcanti e Jonas Pequeno (PSD).

O julgamento foi iniciado no último dia 16, mas foi suspenso por uma decisão liminar do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que voltou atrás da decisão, em atendimento a um Pedido de Reconsideração da presidente da Câmara, Graça Resende (MDB), que alegou que o processo que pede a cassação do parlamentar é disciplinar, seguiu os trâmites legais, conforme previsto na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Casa.

Quanto ao julgamento dos 10 vereadores, que estão afastados do cargo, por envolvimento na Operação Xeque-Mate, que apura prática de corrupção nos Poderes Legislativo e Executivo municipal, não há data ainda para serem julgados.

Para que os processos contra eles voltem a tramitar, é preciso que ocorra a recomposição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. São eles os vereadores afastados: Lúcio José do Nascimento (ex-presidente da Câmara), Tércio Figueiredo Dornelas, Rosivaldo Alves Barbosa, Antônio Bezerra do Vale Filho, Jacqueline Monteiro França (ex-primeira-dama), Belmiro Mamede da Silva Neto, Rosildo Pereira de Araújo Júnior, Josué Pessoa de Góes, Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, e Francisco Rogério Santiago.

Apesar de afastados dos cargos e respondendo a processos também na Justiça, os 10 vereadores continuam recebendo normalmente os subsídios como parlamentares, mesmo sem trabalhar.

Os processos de cassação contra eles foram ajuizados pela Mesa Diretora da Casa, presidida por Graça Resende que, desde abril, quando da abertura de todos eles, os encaminhou para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, presidido pelo vereador Evilásio Cavalcanti (MDB), que anunciou que está tentando recompor o conselho e por isso, ainda não tem previsão de quando ocorrerá o julgamento que pede a cassação dos mandatos desses 10 parlamentares afastados da Casa, desde 3 de abril do ano passado.

José Eudes, que foi candidato a prefeito e derrotado nas urnas na eleição suplementar do último dia 17 de março, se submeteu a uma cirurgia do coração no fim de março e tirou licença médica. Ele foi o primeiro a ser cassado pela Câmara de Cabedelo, atribuindo o fato à retaliação política.

“Apesar de toda minha contribuição para cidade de Cabedelo, através de dezenas de denúncias apresentadas que culminaram na Operação Xeque-Mate, recebo como prêmio uma cassação. Por que será? Será porque ainda existe uma organização criminosa instalada no seio da administração municipal? Toda minha atuação tem sido pautada na fiscalização do uso do dinheiro público e sempre que verifiquei o mau uso, o desvio e o locupletamento denunciem”, disse o vereador cassado.

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB e PMJP assinam operação de crédito destinada ao projeto de mobilidade urbana em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (25), juntamente com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, operação de crédito, junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 33 milhões de euros para a execução do projeto de mobilidade urbana de João Pessoa, que visa a implantação do Bus Rapid Service (BRS), serviço de ônibus rápido, uma ação em parceria com a Prefeitura da Capital paraibana. A cerimônia de assinatura ocorreu na Embaixada da França, em Brasília, e contou com as presenças do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e do diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual celebrou mais uma parceria com a AFD e destacou que o equilíbrio financeiro do estado tem permitido a realização de obras estruturantes, visando o desenvolvimento sustentável da Paraíba. “A assinatura que celebramos hoje com a AFD só foi possível em virtude da eficiência da gestão fiscal do estado, que é rating A pelo quarto ano consecutivo pela Secretaria do Tesouro Nacional. Nós vamos implantar em João Pessoa um novo sistema de transporte público em parceria com a prefeitura, garantindo uma melhoria significativa na mobilidade urbana, oferecendo um transporte público rápido e seguro à população e esperamos iniciar as obras do BRS já no início do próximo ano”, declarou.

O diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit, destacou que os projetos representam um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo para o estado da Paraíba. “Ao priorizar a mobilidade urbana de baixo carbono, a requalificação de áreas vulneráveis e a preservação ambiental, os projetos não apenas prometem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também reafirmam o compromisso com a adaptação às mudanças climáticas e o apoio a uma transição justa e de baixo teor em carbono”, disse.

Estiveram presentes à cerimônia o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o deputado federal Mersinho Lucena; além dos auxiliares da gestão estadual Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Virgiane Melo (secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Gilmar Martins (secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão), Luciano Galdino (secretário da Representação Institucional) e Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional).

O Projeto – O projeto que será executado pelo Governo do Estado conta com dois corredores de ônibus e três terminais de integração. O Corredor Cruz das Armas, com extensão de 15,3 km, que liga a área central da cidade à sua região sul, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 24 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade, beneficiando a população desses bairros, que é de 285.490 habitantes. Ou seja, 39,49% da população da cidade.

O Corredor Pedro II, com extensão de 14,5km, que liga a área central da cidade à região sudeste, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 11 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade. A população desses bairros é de 182.988 habitantes. Ou seja, 25,31% da população da cidade.

E ainda o Terminal Metropolitano, responsável por integrar diversas linhas de ônibus, atualmente. Das 93 linhas convencionais do município, 67 integram-se no Terminal Metropolitano do Varadouro.

O Terminal Cruz das Armas será um equipamento completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, e devido à elevada demanda dos bairros atendidos na região, tem-se a expectativa de trazer benefícios significativos com relação à qualidade de vida da população do entorno, que atinge cerca de 285 mil pessoas.

O Terminal Pedro II também será completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, com relevante integração de modais privados para o transporte público, pois se aproxima da zona sul do município, onde a demanda por mobilidade é elevada. A população atendida é de aproximadamente 182 mil pessoas.

A Prefeitura de João Pessoa ficará responsável pela implantação de dois corredores nas Avenidas Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro; de dois centros de transferência: terminais de integração Bessa e Avenida 2 de Fevereiro; e implementação de sistemas de transporte inteligente (STI) em melhoria da mobilidade na área central.

Continue Lendo

Paraíba

João anuncia R$ 2,4 bi para folhas de novembro, dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo

Paraíba

Bancada paraibana no Congresso cobra retomada da Operação Carro-Pipa na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após a suspensão nesta segunda-feira (25/11) pelo Exército Brasileiro da Operação Carro-Pipa, atingindo cerca de quase 270 mil paraibanos em 159 municípios, parlamentares cobram do Governo Federal a retomada do serviço que é essencial à população.

A alegação é de que as ações estão suspensas temporariamente devido a falta de repasse de recursos por parte do governo.

O deputado federal e vice-líder da oposição na Câmara, Cabo Gilberto (PL), afirmou que irá cobrar veementemente no Congresso o retorno da Operação e classificou a paralisação como um desrespeito por parte do presidente Lula (PT) com a população.

“Lula não tem respeito com o povo paraibano. Lula é um covarde com os mais humildes. Lula, o senhor teve aqui quase 70% dos votos válidos. E o senhor faz isso com o povo de forma covarde, sorrateira. Suspende a operação dos carros-pipas, Lula. O que o senhor tem contra a Paraíba? Eu como deputado federal, continuarei fazendo a nossa parte, cobrando no plenário da Câmara dos Deputados que volte o serviço essencial à vida dos paraibanos, que é a água, esse líquido precioso. Lula ataca no ponto mais sensível da sociedade, que é essencial para a vida. Lula tenha respeito com a Paraíba. Lula, o senhor vai pagar caro por isso”, enfatizou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

Continue Lendo