O Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba –, promovido pelo Governo do Estado, trará como palestrante no próximo dia 17 a socióloga e economista Tânia Bacelar de Araújo. Ela autora de pesquisas, livros e ensaios sobre planejamento, crescimento e desenvolvimento brasileiro.
Grandes nomes de diversas áreas do conhecimento têm vindo à Paraíba promover reflexões sobre a atual conjuntura vivida pela sociedade brasileira, abordando temas como democracia, cidadania e desigualdade social.
O Pense já trouxe nomes como Frei Betto, Jessé Souza, Franklin Martins e Luís Nassif. Após a palestra da economista e socióloga Tânia Bacelar, será a vez do diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, com data ainda a ser definida.
Perfil – Tânia Bacelar de Araújo é professora aposentada pela Universidade Federal de Pernambuco, com graduação em Ciências Econômicas e Sociais (Diploma de Estudos Aprofundados e doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço na Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne).
O início da carreira na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 1966, foi um dos motivos que levou Tânia Bacelar a dedicar em sua obra significativo espaço para a desigualdade regional.
Entre suas obras, estão:
– Ensaios sobre o Desenvolvimento Brasileiro (2000);
– Reexame da Questão Nordestina (1985);
– A Questão Nordeste (1985).