Ampliar o setor produtivo paraibano, incentivado o debate sobre a área, propor a criação da Empresa Paraibana de Fomento e a revisão de 38 leis foram os temas principais da reunião de lançamento da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado Eduardo Carneiro e realizada nesta segunda-feira (27), no auditório João Eudes.
O evento reuniu parlamentares e representantes dos setores comercial, turístico e econômico do Estado e foi o pontapé para o início dos trabalhos desse fórum que, segundo Eduardo Carneiro foi criado com o objetivo principal de promover a defesa do desenvolvimento do Estado. “A Frente é apartidária e vai percorrer todo o Estado, levando as discussões para o interior da Paraíba, debatendo o assunto com o setor produtivo, a sociedade civil organizada e chamando o Governo do Estado para que cumpra com o seu papel”, ressaltou.
Entre os encaminhamentos propostos, o deputado destacou a ideia de criar uma Empresa Paraibana de Fomento, para estimular o surgimento de novos negócios e também contribuir com o desenvolvimento dos já existentes. Outra ação, será a revisão de 38 leis estaduais que tratam do setor.
Integrando a mesa junto a Eduardo Carneiro estavam os deputados Anderson Monteiro, Pollyanna Dutra e Walber Virgulino; o vereador Thiago Lucena; o secretário da Secretaria de Turismo do Estado da Paraíba, Gustavo Feliciano e o deputado federal Efraim Filho. Também participaram da reunião, o secretario adjunto da Secretaria de Turismo de João Pessoa, Graco Parente; o economista Rafael Belarmino; o presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Carlos Procópio; presidente da federação da Câmara de Dirigentes Lojistas da Paraíba, Robério Arnaud e o secretário de trabalho, produção e renda de João Pessoa, Sebastião Flávio.
Necessidade – O deputado federal Efraim Filho ressaltou que a Paraíba precisava de uma Frente Parlamentar para tratar do setor empreendedor e Desenvolvimento do Estado. “Essa Frente vem para suprir uma necessidade que existia entre o poder e o setor produtivo. Hoje quem produz é um herói da resistência, pois tem gente querendo expandir apesar de todos os desafios”, destacou.
O secretário de Turismo do Estado da Paraíba, Gustavo Feliciano, destacou que o Estado é o segundo maior produtor de energias renováveis e garantiu que o Governo se coloca à disposição da Frente. “O Governo do Estado busca trabalhar junto ao povo e aos poderes e, a partir de agora, também alinhado com a Frente Parlamentar para promover o desenvolvimento da Paraíba”, frisou.
A professora da UFCG, Mônfos Tejo, ressaltou que a Frente vem de encontro com o trabalho desenvolvido no Parque Tecnológico da Paraíba e possibilita, segundo ela, ferramentas para discussões e estratégias para melhorar o cenário do Estado.