O Governo do Estado autorizou, neste sábado (27), o início das obras de implantação da primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário do município de Poço de José de Moura, no Sertão da Paraíba. A obra representa um investimento de R$ 2,5 milhões – oriundos do tesouro estadual e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – e irá beneficiar diretamente 3.450 paraibanos.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de estar em Poço de José de Moura para assinar a ordem de serviço de uma obra que terá impacto na saúde e na qualidade de vida da população. “Saneamento é fundamental porque resulta em casos, cada vez menores, de doenças. Quando se implanta um sistema de esgotamento numa cidade, o reflexo na saúde é imediato”, explicou.
Ele também assegurou que irá retornar ao município para autorizar novas obras. “A forma que entendemos de administração é com assinaturas de convênios, ações e participação popular. O Governo do Estado tem um olhar diferente para essa Região e vai continuar desta forma, sempre com o mapa olhando para Poço de José de Moura”, acrescentou.
O presidente da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius, afirmou que a obra tem um impacto significativo na saúde da população e gera emprego e renda. “A gestão promove uma série de ações que visa garantir saúde pública num município de pequeno porte, mostrando que o olhar do Governo é para todas as cidades da Paraíba e o nosso objetivo é de atender toda população paraibana com água de qualidade e esgoto tratado, preservando o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade das gerações futuras”, frisou.
A prefeita de Poço de José de Moura, Aurileide Egídio, agradeceu ao Governo do Estado por garantir um investimento de R$ 2,5 milhões para o município. “Poço de José de Moura está sendo contemplada com uma obra em pouco mais de 100 dias de governo. A presença do governador muito nos emociona e deixo minha palavra de gratidão por tudo que a gestão vem fazendo para assegurar o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou.
A professora Ana Moura disse que o benefício agrega valor à qualidade de vida da população e resgata a dignidade do cidadão sertanejo. “Nós ficamos felizes de ver a gestão pública pensar no bem-estar do povo. O investimento em saúde começa a partir do momento em que ocorre uma ação numa área como esta que é o saneamento básico”, relatou.
A agente de saúde Valdízia Gonçalves agradeceu ao governador pelos investimentos no município. “É uma grande obra que o município estava precisando e hoje o governador vem nos visitar para assinar este projeto que é muito importante para a nossa cidade”, contou.
O mesmo sentimento foi compartilhado pelo comerciante Franciermes Nunes. “É importando demais receber uma obra como essa, mostra que nós não estamos esquecidos pelo poder público e é muito bom saber que o Governo se preocupa com a gente”, reforçou.
O sistema de esgotamento sanitário consiste em rede coletora com extensão de 2.222 metros; execução de 177 ligações domiciliares; e implantações da estação elevatória de esgotos com vazão de 21m³/h e da estação de tratamento de esgotos do tipo lagoa de estabilização.
Prestigiaram a solenidade, a vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Wilson Santiago, o deputado estadual Wilson Filho, prefeitos e vereadores da Região e auxiliares do Governo do Estado.