Nos acompanhe

Paraíba

Programação completa do São João 2019 de Campina Grande é divulgada; veja shows

Publicado

em

A programação do São João 2019 de Campina Grande foi divulgada na manhã desta sexta-feira (5). Esta é a 36ª edição da festa junina, que acontece de 7 de junho a 7 de julho. A abertura vai ficar por conta de Ivete Sangalo, a véspera de São João tem show de Elba Ramalho e o encerramento da festa vai ser comandado por Marília Mendonça.

Também se destacam na programação nomes como Wesley Safadão, Xand Avião, Alceu Valença, Flávio José, Gabriel Diniz, Márcia Fellipe, Léo Santana, Gusttavo Lima, Joelma e Aldair Playboy. Na véspera de São João, Elba Ramalho vai cantar com convidados que ainda vão ser anunciados pela própria cantora, destaca publicação do G1 Paraíba.

Programação do São João 2019 de Campina Grande

Dia 7 de junho, sexta-feira (abertura): Ivete Sangalo, Os 3 do Nordeste, Genival Lacerda, Biliu de Campina, Grupo
Folclórico;

Dia 8 de junho, sábado: Flávio José, Calcinha Preta, Avine Vinny, Grupo Folclórico;

Dia 9 de junho, domingo: Walkyria Santos, Geraldinho Lins, Raniery Gomes, Grupo Folclórico;

Dia 11 de junho, terça-feira: Atos 2;

Dia 12 de junho, quarta-feira (Dia dos namorados): Zezo, Banda Encantus, Alexandre Tan;

Dia 13 de junho, quinta-feira (Dia de Santo Antônio): Dorgival Dantas, Waldonys, Amazan;

Dia 14 de junho, sexta-feira: Léo Santana, Capilé, Gegê Bismarck, Grupo Folclórico;

Dia 15 de junho, sábado: Xand Avião, Coroné Grilo, Loirão, Forró Coco Seco, Grupo Folclórico;

Dia 16 de junho, domingo: Joelma, Bonde do Brasil, Aduílio Mendes, Grupo Folclórico;

Dia 18 de junho, terça-feira: Padre Antônio Maria, Padre Nilson Nunes;

Dia 19 de junho, quarta-feira: Beto Barbosa, Rita de Cássia, Geovane Júnior, Banda Palov;

Dia 20 de junho, quinta-feira: Matheus e Kauan, Jonas Esticado, Tulio Milionário;

Dia 21 de junho, sexta-feira: Dilsinho, Ramon Schnayder, Ton Oliveira;

Dia 22 de junho, sábado: Gusttavo Lima, Eliane, Wawa Pinho, Fabrício Rodrigues, Grupo Folclórico;

Dia 23 de junho, domingo: Elba Ramalho e Convidados, Grupo Folclórico;

Dia 24 de junho, segunda-feira (Dia de São João): Nando Cordel, Fabiano Guimarães, Natan Vinícius, Gabriel Caminha;

Dia 25 de junho, terça-feira: Atos 2;

Dia 26 de junho, quarta-feira: Aldair Playboy, Pedrinho Pegação, Thales Lessa;

Dia 27 de junho, quinta-feira: Batista Lima, Katia Cilene, Mexeville;

Dia 28 de junho, sexta-feira: Breno e Caio César, Cleber e Cauan, Forró da Resenha, Gitana Pimentel, Grupo Folclórico;

Dia 29 de junho, sábado (Dia de São Pedro): Alceu Valença, Fellipe Warley, Iorranes, Grupo Folclórico;

Dia 30 de junho, domingo: Gabriel Diniz, J.M Puxado, Stela Alves, Grupo Folclórico;

Dia 2 de julho, terça-feira: Tonny Alisson, Celiony David, Camila Holanda;

Dia 3 de julho, quarta-feira: Cavaleiros do Forró, Bob Léo Mercadoria, Forrozão Karkará;

Dia 4 de julho, quinta-feira: Márcia Fellipe, Luan Estilizado, Samya Maia;

Dia 5 de julho, sexta-feira: Mano Walter, Gianini Alencar, Saia Rodada, Grupo Folclórico;

Dia 6 de julho, sábado: Wesley Safadão, Eric Land, Donas da Farra, Grupo Folclórico;

Dia 7 de julho, domingo (encerramento): Marília Mendonça, Niedson Lua, Maria Clara, Tony Dumond, Grupo Folclórico.

O palco principal da festa, localizado na arena de shows do Parque do Povo, este ano vai homenagear o centenário do cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro. Antes de anunciar a grade de programação da festa este ano, em solenidade no Teatro da Facisa, o poeta Isaias Jackson, de Alagoa Grande, no Agreste, apresentou músicas do homenageado desse ano. Além disso, o lançamento da programação contou com o espetáculo “Sequência Nordestina”, do grupo Acauã da Serra.

Concurso de Quadrilhas Juninas em 2019

A programação na Pirâmide do Parque do Povo tem início no dia 8 de junho, com o Festival das Estrelas Juninas, a escola da rainha do São João, do melhor casal de noivos e melhor casal junino de Campina Grande e da região Agreste.

De acordo com o presidente da Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande, Asquaju-CG, Lima Filho, a programação continua nos dias 9 e 10 com o Festival de Quadrilhas Juninas do Agreste, com a etapa Paraíba Junino, onde 15 quadrilhas representarão 12 cidades da região.

Já a XXII edição do Festival Campinense de Quadrilha Junina acontece de 13 a 14 de junho, também na Pirâmide do Parque do Povo. Ainda segundo Lima, algumas quadrilhas juninas já se preparam desde setembro de 2018.

Prévias do São João 2019 em Campina Grande

O Bar do Cuscuz, localizado no Centro da cidade, ao lado do Açude Velho, já tem programação para os meses que antecedem o São João de Campina Grande. Os eventos acontecem de 25 de abril a 30 de maio.

Conforme a organização, dia 25 de abril a atração é Flávio José. Já no mês de maio, Thalles Lessa e Jonas Esticado cantam no dia 2; Dorgival Dantas e Solange Almeida no dia 9; Luan Estilizado e Saia Rodada no dia 16; Gabriel Diniz e Wallas Arrais no dia 23; e Márcia Felipe e Avine Vinny no dia 30.

Festas privadas durante o São João 2019

Em paralelo com o Maior São João do Mundo, alguns eventos privados acontecem em restaurantes e casas de shows de Campina Grande. Segundo o presidente do Clube Campestre, Alex Marcolino, entre as atrações confirmadas para o São João na casa de shows estão Flávio José, Luan Estilizado e Cavalo de Pau.

Também em paralelo com o Maior São João do Mundo, nos dias 21, 22 e 23 de junho deste ano acontece o São João Premium do Spazzio e da Villa Forró. As atrações confirmadas são Marília Mendonça, Xand Avião, Gabriel Diniz, Marcia Felipe, Wesley Safadão, Saia Rodada, Jorge & Mateus, Jonas Esticado, Alok, Dorgival Dantas e Zé Neto & Cristiano.

Para o Arraiá de Cumpade, no distrito de Galante, as datas da festa já foram anunciadas – 8, 15, 16, 22, 23 e 29 de junho – mas as atrações só devem ser tornadas públicas depois do carnaval.

Conheça a história do São João de Campina Grande

Em 2019 o São João de Campina Grande completa 36 anos de existência. A festa que já nasceu com o nome de “O Maior São João do Mundo” guarda uma história de crescimento rápido. A primeira edição foi em 4 de junho de 1983. De forma improvisada, uma palhoça foi montada na área onde hoje é o Parque do Povo para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.

Sítio São João se tornou Vila em 2018

Durante o São João de Campina Grande, um dos lugares mais procurados pelos turistas e forrozeiros de plantão era o Sítio São João. Em 2018, o sítio passou por uma mudança de local e expansão, e agora se chama “Vila Sítio São João”.

Continue Lendo

Paraíba

Caged: Campina Grande chega ao 9º mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ano de 2024 tem sido de constantes resultados positivos na geração de empregos em Campina Grande. Segundo a atualização mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente a outubro, a Rainha da Borborema teve 290 novos postos de trabalho gerados, resultado de 3.542 admissões ante 3.252 desligamentos.

No ano, já são 4.495 novos empregos gerados em Campina, que tem, atualmente (dados até o mês de outubro), um total de 107.695 postos de trabalho formais. Quando registramos os números de janeiro de 2021 até outubro de 2024, o Município chega a marca de 16.732 novos empregos gerados.

Nesta nova atualização (outubro de 2024), a alta foi puxada pelo setor de comércio, que teve 920 contratações ante 807 desligamentos, totalizando uma alta de 113 novos empregados. Em seguida está o setor de serviços, tendo 1.836 contratações e 1.737 desligamentos, com saldo positivo de 99 novos postos de trabalho.

A secretária Tâmela Fama, de Desenvolvimento Econômico do Município, comemorou mais um resultado de crescimento para a cidade. ’Seguimos no caminho certo. Há muita rotatividade em alguns setores, mas seguimos trabalhando em prol do nosso crescimento. Como sempre digo, é um trabalho muito forte de captação de novas empresas. Porém, além disso, temos nos aproximado cada vez mais do empresário local, colaborando, dialogando, todos com o mesmo pensamento: o melhor para Campina’, destacou.

Potencial Empreendedor

Além dos seguidos resultados positivos do Caged, há de se destacar o potencial empreendedor de Campina Grande. Em outubro, segundo o Painel de Empresas da plataforma gov.br, foram 513 novos negócios (MEIs) formalizados. Em 2024 esse número já é de 5.182. De janeiro de 2021 a outubro deste ano, o total é de 21.967 microempresas abertas na cidade.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Modelo de reeducação em unidades prisionais femininas na Paraíba vira referência internacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As boas práticas de reeducação nas unidades prisionais femininas levaram a Paraíba a ser um dos três entes brasileiros,  de um total de 54, a participar, em San José,  capital da Costa Rica, de um encontro regional com países da América Latina e Caribe para debater os avanços das Regras de Bangkok, que estabelecem as diretrizes para o tratamento de mulheres privadas de liberdade e medidas alternativas à prisão. O Projeto Castelo de Bonecas, um dos mais bem-sucedidos na humanização e na reinserção social exemplifica bem essas boas práticas adotadas na gestão penitenciária da Paraíba.

O Sistema Penitenciário paraibano tem se destacado pelos projetos de ressocialização, como o “Castelo de Bonecas”, que tem beneficiado reeducandas em todo o Estado, oferecendo qualificação profissional, iniciativa que tem ajudado a diminuir significativamente o índice de reincidência, beneficiando a sociedade como um todo. Durante o encontro na Costa Rica, a Paraíba foi representada pela diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, Cinthya Almeida. O evento começou na segunda (25) e foi realizado até essa quarta-feira (27).

Cinthya Almeida ressaltou a importância da participação da Paraíba nas discussões fomentadas pelo Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção de Crimes e Tratamento de Infrator e pelo Instituto Tailandês de Justiça, entre outros agentes. “A Paraíba, seguindo a orientação do governador João Azevêdo, tem expertise no que preconizam as Regras de Bangkok, haja vista os projetos de ressocialização, como o Castelo de Bonecas, referência na humanização das unidades prisionais do nosso estado. É um evento que vem ao encontro daquilo que esta gestão acredita: a promoção da dignidade das nossas reeducandas”, disse.

Ao todo, foram 54 participantes da América Latina e Caribe, sendo três do Brasil, entre os quais está a diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão. Entre os itens preconizados pelas Regras de Bangkok, o tratamento que leve em conta cuidados de saúde mental, acompanhamento psicológico e apoio emocional a mulheres infratoras.

Estabelecidas por Resolução em 2010, as Regras de Bangkok são diretrizes estabelecidas pelas Nações Unidas que buscam garantir que as mulheres em conflito com a lei sejam tratadas de forma justa e digna, levando em consideração suas necessidades específicas.

“Participar de um evento como esse que trata sobre aplicação de regras mínimas para mulheres privadas de liberdade é motivo de muita felicidade, além de mostrar as boas praticadas no nosso estado, o quanto temos avançado no sentido de cumprir essas regras”, avaliou Cinthya Almeida.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça obriga e Ricardo desembolsa mais de R$ 350 mil para pagar dívida da campanha de 2022

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) foi obrigado pela Justiça a pagar uma dívida pendente com uma empresa de produção audiovisual que havia sido contratada para produzir materiais audiovisuais para a campanha eleitoral de 2022 do petista.

A empresa entrou na Justiça alegando ter sofrido prejuízos pelo não pagamento de uma dívida no valor de R$ 653.329,76 (seiscentos e cinquenta e três mil, trezentos e vinte e nove reais e setenta e seis centavos), oriunda de contratos não pagos por serviços realizados durante a campanha eleitoral de 2022 para Ricardo.

Após tramitação do processo na 9ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, diz o blog do Marcelo José, a empresa produtora, contratada para a campanha do então candidato Ricardo Vieira Coutinho aceitou receber da pessoa física do político a quantia de R$ 353 mil do próprio bolso, para encerrar o processo.

Continue Lendo