Nos acompanhe

Paraíba

Petição online ultrapassa mil assinaturas na Corrida Contra a Corrupção

Publicado

em

No último sábado, 30, a petição online em prol da PEC da Remoção ganhou fôlego durante a Corrida Contra a Corrupção, realizada em João Pessoa pela Polícia Federal, com apoio da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel). Agora, já são mais de 1.170 assinaturas a favor da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional que visa garantir que as investigações criminais aconteçam de forma plena, sem interrupções, garantindo que o delegado responsável não seja retirado do caso sem motivo específico ou por pressões externas.

A PEC 01/2019, PEC da Remoção, que tem relatoria do deputado Júnior Araújo (AVANTE), foi reprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no dia 12 de março. Após entrada de recurso por parte do seu propositor, Raniery Paulino (MDB), ela deve ser apreciada em plenário e precisa de 19 votos para seguir para tramitação em Comissão Especial. Para evitar uma nova derrota na ALPB, o texto da PEC inclusive passou por modificações que foram sugeridas pelos próprios parlamentares. A alteração foi a retirada de um trecho da proposta que se referia a prejuízos financeiros com possíveis afastamentos.

Por entender que a PEC proporciona mais autonomia e segurança aos delegados de Polícia Civil, vários deputados já declararam apoio a causa como João Bosco Carneiro (PPS), dr. Érico Djan (PPS), Nabor Wanderley (PRB), Felipe Leitão (PATRIOTAS), Edmilson Soares (PODEMOS), Inácio Falcão (PC do B), Manoel Ludgério (PSD) e Tovar Correia Lima (PSDB). Também são simpáticos a PEC da Remoção: o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB PB), Paulo Maia; a presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Aparecida Gadelha; e a Polícia Federal (PF).

Petição Online
Está ancorada na plataforma de abaixo-assinados Change.org, a petição online que pede apoio para que a PEC da Remoção seja aprovada pelos deputados. Isso significa que, se aprovado, o Projeto de Emenda Constitucional vai garantir mais segurança aos delegados da Polícia Civil da Paraíba para presidir investigações sem se preocupar com questões externas.

Dessa forma, o Estado precisaria de uma razão objetiva e plausível para remover um delegado de sua função. O resultado da PEC seria a garantia de uma investigação criminal plena e sem interrupções (com início, meio e fim), um direito do cidadão. As remoções não seriam usadas como forma de retaliação política ou para impedir que investigações que envolvam nomes públicos aconteçam. Tocantins e Amazonas já concederam esta garantia.

Para assinar basta acessar o link: http://chng.it/4xhnQ6pjHw.

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula revela acordo com Aguinaldo Ribeiro para Zé Aldemir disputar Câmara Federal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), revelou nesta quinta-feira (07/11) que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) busca articulações para que o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), dispute uma vaga na Câmara Federal em 2026.

“Ele (Aguinaldo) disse o seguinte: ‘nós precisamos aumentar a nossa bancada, Paula e Zé Aldemir, para podemos fazer três deputados federais na Paraíba pelo PP’”, explicou Paula.

A parlamentar afirmou ainda que os deputados que o PP projeta eleger em 2026 são: além de Aldemir, o próprio Aguinaldo Ribeiro e o deputado Mersinho Lucena, filho do prefeito de João Pessoa Cícero Lucena.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito eleito em Cabedelo, André Coutinho reforça compromisso com o futuro da cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), utilizou as redes sociais esta semana para celebrar um mês da vitória nas eleições municipais de 2024. Na publicação, ele destacou esforços para seguir garantindo desenvolvimento e ações em prol da melhoria na qualidade de vida dos cabedelenses.

“Um mês de vitória e já estamos trabalhando incansavelmente para construir um futuro melhor para nossa cidade. Acreditamos na força da participação cidadã e na importância de ouvir cada voz. Obrigado por estar conosco nessa jornada! Vamos relembrar!”, afirmou.

André Coutinho obteve 25.966 votos nas eleições, correspondendo a 66,24% dos votos válidos, consolidando-se como o grande vencedor da disputa em Cabedelo.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Harrison vai implantar Clube da Advocacia, ampliar modalidades esportivas e criar projeto de corrida de rua

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, candidato à reeleição, apresentou suas propostas para a área de esporte e lazer. Entre as iniciativas estão a construção do Clube da Advocacia, a ampliação das modalidades esportivas e a criação de um projeto com consultoria para incentivar e orientar advogados e advogadas a prática da corrida de rua. As iniciativas são também voltadas para a promoção da saúde mental dos advogados e advogadas.

A implantação do Clube da Advocacia é uma das prioridades de Harrison. Com a viabilização de um terreno e a construção desse novo espaço, os advogados paraibanos terão acesso a um local dedicado à convivência e ao lazer, reforçando o vínculo com a Ordem e oferecendo mais oportunidades para a prática esportiva. Para ele, esse ambiente será fundamental para fortalecer o senso de pertencimento e a qualidade de vida da advocacia paraibana.

Harrison planeja reativar e expandir o leque de modalidades esportivas disponíveis. A inclusão de atividades como vôlei de praia, beach tênis, futevôlei, tênis, xadrez, judô e jiu-jitsu proporcionarão mais opções aos profissionais, promovendo saúde física e mental. Também serão organizadas competições internas e campeonatos interinstitucionais, incentivando a interação entre advogados e outras categorias profissionais.

Outro destaque é o projeto “Corrida de Rua dos Advogados”, que consiste em treinos contínuos supervisionados por técnicos especializados em corrida. Essa iniciativa oferece aos advogados e advogadas a oportunidade de manter a prática regular de atividade física, promovendo saúde e bem-estar ao longo do ano. Além disso, a OAB-PB planeja realizar a “Corrida dos Advogados da Paraíba”, um evento aberto ao público que incentiva a confraternização entre advogados e a sociedade, celebrando o compromisso da Ordem com o lazer e a inclusão.

Harrison Targino enfatizou que as iniciativas de esporte e lazer vão além da promoção da saúde física, pois também reforçam os laços de união e solidariedade entre os advogados paraibanos. As ações implementadas por Harrison, como Clube da Advocacia, serão coordenadas pelo advogado Rodrigo Farias, por meio da Caixa de Assistência.

“Desejamos que a OAB-PB se torne um espaço que priorize o bem-estar de seus membros e que ofereça oportunidades para que cada advogado se sinta parte de uma comunidade ativa, inclusiva e saudável. Juntos vamos transformar essa visão em realidade e promover a integração de todos os nossos colegas paraibanos”, concluiu Harrison Targino.

Continue Lendo