Com a presença de representantes de instituições científicas e educacionais teve início na manhã desta quarta-feira, 25, no Parque da Criança, a XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. O evento, que vai se prolongar até esta quinta-feira, 26, tem como tema “A Matemática está em tudo!”. A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de outras pastas do governo municipal. O evento também recebe apoio de órgãos como Fapesq-PB, Sebrae e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Na abertura do evento, o prefeito Romero Rodrigues foi representado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Tovar Correia Lima, que fez um pronunciamento destacando a importância do evento. Além dele, estiveram integrando o espaço destinado às autoridades os secretários Fábio Medeiros (Agricultura), Eva Gouveia (Semas), Gildo Silveira (Executivo da Educação); vereador Álvaro Farias; coordenador do Sine Municipal, Hércules Lafite; coordenadora do Meio Ambiente, Denise Sena e o padre Luiz Vieira (diretor da Escola Técnica Redentorista).
A programação de abertura constou, além do pronunciamento de abertura, com várias apresentações culturais. Houve a participação da Filarmônica Epitácio Pessoa, que executou os Hinos Nacional e de Campina Grande. O público também aplaudiu intensamente a apresentação da banda marcial da Escola Municipal Estudante Leonardo Vitorino Guimarães, do bairro do Pedregal, integrada por trinta crianças.
Participam do evento com apresentação de projetos e atividades as seguintes instituições: UFCG, UFPB, UEPB, Centro Cultural Lourdes Ramalho, Colégio 11 de Outubro, Colégio Panorama, Colégio Petrônio Figueiredo, Escola Virgem de Lourdes, Escola Técnica Redentorista e Escolas Estaduais (Augusto dos Anjos, Ademar Veloso da Silveira, Severino Cabral, Liberdade, Irmã Zuleide Cavalcante Porto, Raul Córdula, Hortênsio Ribeiro, Nenzinha Cunha Lima e Padre Emídio Viana Correia).
Entre os órgãos municipais, estão apoiando a iniciativa as Secretarias de Educação, Cultura, Saúde, Sejel, Sesuma, STTP e outros segmentos do governo municipal de Campina Grande. Também participarão instituições como Embrapa/Algodão, Escola José Bezerra de Andrade (Santa Cruz-PE), FACISA/CESED, SENAI/PB, SESI/PB e Instituto Nacional do Semiárido – INSA.
Programação – Ao longo deste dia 25, até às 16h, as atividades do evento serão coordenadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da PMCG. Ainda de acordo com a programação, nesta quinta-feira, 26, a partir das 6h, haverá atividade física coordenada pelo Programa Mexe Campina, da Sejel/PMCG. Logo depois, às 9h, o professor Emir Candeia Gurjão vai proferir palestra sobre “Inteligência artificial e o futuro”.
Ainda no dia 26, a partir das 10h, o professor Juscelino Farias Maribondo (Engenharia Mecânica/UFCG) falará sobre o tema “Competição SAE BRASIL de Fórmula 1”. Já às 14h, tendo a coordenação do Centro Cultural Lourdes Ramalho/SECULT, acontecerá atividade sobre o tema “Sustentabilidade: PUFF com garrafa PET”.
Atividades também acontecerão no Museu Vivo da Ciência neste dia 26, começando às 9h, com a temática “Matemática de Excelência em tudo e o alcance de todos: uma conversa com professores” (Laboratório de Matemática), tendo a coordenação do professor Silvânio Andrade – PPGECM/UEPB. Também a partir das 9h, acontecerá uma Oficina de Redação, no auditório 1, sendo coordenada pela professora Edvana Vieira/EEFM Raul Córdula.
Em seguida, a partir das 14h, a professora Lívia Maria Sampaio Campos (DSC/UFCG) falará sobre a temática “Como o pensamento computacional (PC) pode ser desenvolvido nas minhas aulas?”. Depois disso, haverá o encerramento como o Grupo Ônix Tribal Fusión, tendo a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande.