Nos acompanhe

Negócios

Promotoria constata irregularidades e convoca familiares a retirar idosos de instituição na Capital

Publicado

em

A Promotoria da Cidadania e Direitos Fundamentais e do Idoso de João Pessoa está convocando os familiares ou responsáveis legais pelos 34 idosos institucionalizados na instituição de longa permanência Residencial Nova Esperança, localizada no bairro do Bessa, para que providenciem o retorno dos idosos ao âmbito familiar. No último dia 19, a Promotoria juntamente com a Gerência de Vigilância Sanitária (GVS-JP) realizaram uma inspeção na instituição e a GVS emitiu notificação para que suspenda imediatamente a admissão de novos idosos em razão das inconformidades verificadas, principalmente na falta de acessibilidade.

A promotoria também requisitou que o Corpo de Bombeiros realize uma vistoria técnica nos dois imóveis residenciais onde funciona o Residencial Nova Esperança e no elevador utilizado para acessibilidade quanto aos aspectos de segurança.

Segundo a promotora de Justiça Sônia Maia, denúncias aportaram no MPPB relatando possíveis violações aos direitos dos idosos. “A manifestações são gravíssimas. A mais grave, a nosso ver, advém do abandono moral e afetivo dos idosos, por parte de seus familiares. Os anciãos ali abrigados são pessoas de bom poder aquisitivo; alguns membros de famílias tradicionais do Estado e que foram institucionalizados, alijados do seio familiar para serem cuidados por uma empresa”, disse a promotora.

A promotora ressalta que a instituição mantém duas casas num mesmo espaço físico, sem acessibilidade para os cadeirantes e acamados; o elevador funciona não funciona e não tem laudo comprobatório de segurança e que, inclusive, já provocou acidentes com idosos e funcionários da casa, que se recusam a subir e descer com os pacientes por conta do risco.

Ainda segundo a promotora, os idosos foram abrigados contra a vontade ou enganados por parentes e colocados na instituição. “É o caso de um cidadão de 75 anos, aposentado da UFPB, que após alta hospitalar foi levado até o abrigo para hospedagem temporária e, só depois, é que chegou à conclusão que o irmão havia institucionalizados. Reclamava e pedia socorro, queria os documentos e cartão bancário de volta. Era visível demonstração de opressão e sofrimento psicológico, causada pela privação da liberdade de ir e vir.

Sônia Maia ressaltou ainda que nos relatos são recorrentes os apelos de providências. Entre os problemas reclamadas estão negligência por parte do diretor da casa, omissão de socorro e alimentação inadequada. Além disso, o Samu para os casos de urgência para não despertara atenção dos vizinhos. “Idosos sofrem quedas, fraturas e alguns já vieram a óbito. Um cidadão de 80 anos apresentava uma lesão no olho direito. Na oportunidade foram captadas imagens fotográficas do idoso enquanto dormia em uma cadeira desconfortável, na área comum, bem como as condições da cama que lhe serve de leito, desprovida da necessária segurança e proteção para o seu grau de dependência”.

Também houve relatos de ruptura dos vínculos familiares, como é o caso de duas irmãs que estavam no mesmo aposento na instituição mas foram separadas e não mais se encontram na área de lazer nem nos horários de refeições.

A promotora do Cidadão destaca que o Estatuto do Idoso estabelece que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultural, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

“Diante do contexto fático, restou demonstrado que o Residencial Nova Esperança não funciona regularmente, não está legalmente constituído como instituição de longa permanência para idosos; não oferece condições de habitabilidade, segurança e acessibilidade; não trata os idosos com dignidade nem lhes oferece qualidade de vida; não oferece tratamento personalizado; não preserva os vínculos familiares; não mantém arquivo de anotações onde constem data e circunstâncias do atendimento e, nos contratos firmados com os familiares ou responsáveis dos idosos e no arquivo de anotações, não constam os nomes dos parentes”, enfatiza a promotora acrescentando que são obrigações impostas pelo Estatuto do Idoso às entidades.

A promotora destaca ainda que é obrigação da família cuidar dos idosos, conforme determina o artigo 229 da Constituição Federal.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas apresenta a palestra “Oratória da Elegância” no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A educadora, comunicadora e influenciadora estará em João Pessoa na terça (26) de novembro

Cíntia Chagas, reconhecida como uma das professoras de português mais influentes do Brasil, estará em João Pessoa nesta terça-feira, 26 de novembro. Com quase 7 milhões de seguidores no Instagram, ela promete encantar o público no Teatro Pedra do Reino, às 19h30, com a palestra “Oratória da Elegância”. O evento aborda os elementos essenciais para uma comunicação refinada e impactante. Garanta já o seu ingresso no Sympla, com preços a partir de R$ 99,00.

Especialista em comunicação, Cíntia Chagas é reconhecida por sua irreverência ao abordar temas cotidianos com humor e profundidade. Combinando elegância e sofisticação a um humor ácido e inteligente, a palestrante revelará segredos para evitar gafes e utilizar a comunicação como uma poderosa ferramenta de sucesso pessoal e profissional.

Segundo o CEO do Clubjob Coworking, Daniel Pessoa, “somos o maior ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba, reunindo centenas de talentos em um só lugar. Por isso, trazer a palestra de Cíntia Chagas para João Pessoa é uma oportunidade enriquecedora, conectando ainda mais nossos membros a conteúdos valiosos e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”.

Sobre Cíntia Chagas
Cíntia Chagas é professora, comunicadora e autora dos livros “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento sem Erros de Português”, frequentemente entre os mais vendidos, refletindo seu sucesso e a relevância de seu trabalho na área de educação e comunicação. Conhecida por suas apresentações irreverentes e bem-humoradas, Cíntia acumula milhões de seguidores e já atuou como articulista da revista Forbes, levando seu conhecimento em palestras e cursos por todo o Brasil.

Cíntia Chagas | Oratória da Elegância | Data, horário e onde
Terça-feira (26) de novembro, às 19h30
Teatro Pedra do Reino – Rod. PB-008, Km 5, s/n – Pólo Turístico Cabo Branco
Ingressos a partir de R$ 99,00
Vendas online: https://www.sympla.com.br/cintia-chagas—oratoria-da-elegancia__2558301?d=Icaro
Informações: (83) 96000-0000

Continue Lendo

Negócios

Cresce procura pela retirada de próteses mamárias: entenda os motivos e cuidados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Nos últimos anos, além do aumento na procura por cirurgias de próteses mamárias, observa-se também um movimento crescente de mulheres que optam pela retirada das próteses. Em 2016, foram realizadas 14.190 retiradas de implantes, já em 2023, esse número subiu para 41.314. “A retirada das próteses tem se tornado uma opção cada vez mais comum, seja por questões de saúde, estilo de vida ou mudanças nas preferências das pacientes”, comenta Marcelo Aquino, cirurgião plástico com mais de 20 anos de experiência e proprietário da clínica Plastic Premium.
Em alguns casos, sintomas inespecíficos, como dores persistentes, quadros de depressão e até ansiedade, podem surgir e, mesmo sem causas orgânicas identificáveis, levar à decisão de remover o implante. “Algumas mulheres também não se adaptam à presença daquele corpo estranho no seu organismo”, revela Marcelo.
Quando o implante rompe ou causa complicações como a contratura capsular, ou infecção, por exemplo, são casos nos quais a remoção se torna necessária. “Em situações de seroma — acúmulo de líquido amarelado ao redor da prótese — é importante considerar a possibilidade de um raro tipo de linfoma, conhecido como linfoma de células grandes, o que pode exigir a retirada tanto do implante quando da cápsula. Mas a boa notícia é que a cirurgia e o tratamento são curativos”, explica. Já nos casos em que a dor e insatisfação com o implante são os motivos principais, ele ressalta que a decisão muitas vezes é pessoal, com menos interferência médica, apesar de explicarmos os pontos positivos e negativos do explante.
Recuperação – Ao contrário do procedimento de colocação, a retirada das próteses é mais complexa e envolve, em muitos casos, a remoção da cápsula que envolve o implante, o que torna o processo mais traumático. “Os cuidados após a retirada são mais voltados para o controle da dor, enquanto na colocação, há também restrições de movimento e de esforço físico”, detalha Marcelo e acrescenta: “Com a retirada do implante, cria-se um vazio, que chamamos de atrofia dos tecidos, que chamamos de espaço morto. E essa atrofia dos tecidos causada pela compressão da prótese dificulta muito a cirurgia reparadora no mesmo tempo cirúrgico”, explica.
De acordo com Marcelo, a estética da mama é a principal preocupação após a remoção. Segundo ele, é possível melhorar o aspecto estético com enxertos de gordura, que ajudam a recuperar parte do volume perdido. “No entanto, o preenchimento completo deste espaço pode exigir um processo gradual, com várias sessões de enxerto até alcançar o resultado desejado”, conta.
A colocação ou remoção das próteses de silicone é uma decisão que envolve expectativas, cuidados médicos, e um acompanhamento criterioso. Ainda que sejam soluções estéticas seguras e confiáveis, as pacientes devem procurar profissionais qualificados e com o entendimento do assunto.

Sobre a Plastic Premium – A Plastic Premium é uma clínica de cirurgia plástica estética e reparadora e fisioterapia dermato-funcional especializada que oferece um atendimento personalizado para quem precisa de intervenções reparadoras pós-bariátricas ou quem deseja realçar a beleza. A Plastic Premium oferece tratamentos estéticos não-cirúrgicos como preenchimentos e aplicação de botox, laser, tapping, serviços de fisioterapia dermato-funcional e demais procedimentos pós-operatórios, além de cirurgias estéticas convencionais, como abdominoplastia, lipoaspiração, aumento de mama, entre outras. Inaugurada em junho de 2024, a clínica funciona sob a direção do cirurgião plástico Marcelo Aquino, que conta com cerca de 20 anos de atuação. A Plastic Premium fica na Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 369, no CDO Especialidades, no Jardim Oceania. Para mais informações, siga @plasticpremiumjpa nas redes sociais. O telefone para contato é o (83) 99391-5977.

Continue Lendo

Negócios

Maison Guilhermina lança coleção verão 2025 com foco no estilo handmade e elegância artesanal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A Maison Guilhermina, mais uma vez, inova seu verão 2025 e celebra o estilo handmade com peças exclusivas trabalhadas à mão, com detalhes de franjas e hotpants. “Nesse verão, nós estamos com uma tendência que é a essência do toque humano, essas peças artesanais trazem autenticidade e valorizam o trabalho manual”, afirma Luiz Antônio Cunha, estilista e sócio da  Guilhermina.
Para esta nova temporada, o branco ganha destaque como a cor favorita, especialmente nas peças com aplicações em tela de renda e paetês, ideais para looks diferenciados tanto no verão quanto para as celebrações de Réveillon. Os tons pastéis, como o delicado “manteiga”, um amarelo suave e leve, adicionam suavidade e elegância ao guarda-roupa de verão.
Materiais leves e fluidos, como o tule de microfibra, seguem em alta, e proporcionam frescor e conforto para os dias quentes. As peças em crochê, que vêm sendo tendência nas últimas temporadas, aparecem em novos modelos que reforçam o charme do trabalho artesanal. Hotpants e o macramê, outro estilo de trabalho manual, completam a coleção, e prometem looks contemporâneos e sofisticados.
Sobre a Maison Guilhermina –  Um dos mais notáveis símbolos de elegância no Nordeste, a Maison Guilhermina é referência em alta costura aliada às últimas tendências da moda. Com unidades em Natal (RN) e em João Pessoa (PB), a marca combina moda, arte e solidariedade, com a realização de eventos beneficentes em prol de instituições carentes. Em João Pessoa,  a Guilhermina fica localizada na Av. Edson Ramalho, 560 – Manaíra. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Para saber mais sobre a Guilhermina e conferir as novidades da loja, o instagram é @guilherminaloja e o telefone (83) 99316-2936.

Continue Lendo