A vice-governadora Lígia Feliciano se reuniu, nesta quinta-feira (14), em Brasília, com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Fernandes Toninho Costa. A pasta é vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
No encontro, Lígia discutiu parcerias para a implantação de um programa de inclusão digital e capacitação da terceira idade e pediu recursos para a construção de mais um condomínio do Cidade Madura, projetado pelo Governo do Estado para as necessidades específicas de idosos.
Antônio Costa se comprometeu em celebrar parceria para implementar Telecentros. A cooperação envolve doação de equipamentos para as instalações do Projeto de Inclusão Digital da Pessoa Idosa, Educação e Envelhecimento Ativo e Saudável, incluído computadores, webcans, projetor e impressora. Cursos e orientações sobre saúde serão ministrados pela internet.
“É importante a implementação de políticas públicas que atentam para um dos requisitos mínimos para os cidadãos contemporâneos, qual seja, a inclusão digital, como partícipe da sociedade da informação”, ressaltou a vice-governadora.
Cidade Madura
Em relação ao Cidade Madura, Antonio Costa elogiou o projeto e sinalizou que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vai tentar m buscar recursos para a instalação de mais um condomínio na Paraíba.
Lígia Feliciano ressaltou que o Cidade Madura tem condomínios nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Cajazeiras e Patos. “Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Cehap, o Programa Cidade Madura tem se destacado em nível nacional pelo pioneirismo e pelo modelo de gestão adotado”, destacou a vice-governadora.
O condomínio fechado têm posto de saúde, praça de esporte, casas adaptadas, uma praça com horta comunitária, redário, pista de caminhada e um centro de vivência com salão, salas de aula, de TV e de fisioterapia, banheiros acessíveis e copa.