Um estudo realizado pelo Sebrae Nacional apontou que 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência e esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos.
Na Paraíba, 21% das empresas fecham suas portas antes dos dois anos de fundação. Entre os principais motivos estão a falta de capital (20%) e falta de lucro (7%), o que mostra a importância de uma gestão adequada dos recursos.
Segundo especialistas, para aumentar as chances de sucesso das empresas é fundamental que os empresários tenham um bom planejamento financeiro. “É importante ter controle financeiro, conhecer o faturamento, o lucro, o fluxo de caixa, conhecer a estrutura de custos fixos e custos variáveis do negócio, assim como eventuais investimentos ou endividamentos existentes”, afirma o consultor financeiro Laet Victor.
O objetivo do planejamento financeiro é dar suporte ao gestor na tomada de decisão, como por exemplo, o impacto financeiro de contratar mais um colaborador ou a disponibilidade de recursos para adquirir uma nova máquina ou equipamento.
E a tecnologia pode ajudar os pequenos empresários. O diretor da plataforma financeira YpControl, Cláudio Piomonte, afirmou que é comum os gestores de empresas menores negligenciarem a gestão financeira, pelo fato de acumularem várias funções. “O pequeno geralmente faz tudo sozinho, cuida de produção, de venda e acaba não tendo controle de tudo. Com isso, em um momento de crise, a empresa começa a se endividar e pode acabar fechando as portas”, justificou.
Para facilitar o trabalho desses gestores, Cláudio criou a YpControl, uma plataforma com foco na saúde e eficiência financeira de pequenas empresas. Por meio dela, é possível visualizar informações como contas a pagar e a receber, inadimplência, fluxo de caixa, capital de giro, entre outros. Basta alimentar a plataforma com as informações.
“Geralmente pequenas empresas usam planilhas para isso, mas, além de tomar muito tempo, a organização não é tão boa. A planilha não permite anexar um documento, como uma nota fiscal, por exemplo. Com a plataforma, tudo fica mais profissional e organizado, facilitando a vida do empresário e do contador. Ela também elimina a necessidade de ficar enviando malotes para o contador, tanto impressos em papel, quanto por e-mail”, afirmou Cláudio, acrescentando que outro ponto positivo é ter a sua disposição, em qualquer momento, os relatórios financeiros, para tomadas de decisões.