Nos acompanhe

Paraíba

Jefferson Kita assume a Câmara Municipal de Bayeux

Publicado

em

O vereador Jefferson Kita (PSB) vai tomar posse hoje, às 8h30, na presidência da Câmara Municipal de Bayeux, do biênio 2019/2020. Ele vai assumior o comando do Legislativo Municipal em substituição ao vereador Mauri Batista, o Noquinha (PSL), que estava como prefeito interino, mas voltou ao comando da Câmara após o retorno do prefeito Berg Lima à frente do Poder Executivo.

Um dos primeiros desafios de Kita é a votação do pedido de cassação de Berg Lima (Podemos), que já conta com o parecer favorável à cassação do gestor. Noquinha adiou a votação que poderia ter acontecido neste mês de dezembro e a colocou para o dia 3 de janeiro, informa reportagem do Correio da Paraíba.

No entanto, o novo presidente pode até definir uma nova data para sessão, para julgar o processo de Berg Lima. Segundo ele, era prerrogativa de Nôquinha ter resolvido o caso na atual gestão, de modo a possibilitar a realização de eleição direta, para a escolha do futuro prefeito, em sendo confirmada a cassação de Berg Lima. “Ele prevaricou, não realizou a sessão para tentar se beneficiar com a eleição indireta. Assim, vamos seguir o que prevê a resolução em relação aos prazos para convocação, e a data da sessão será uma prerrogativa minha”, comentou.

A presidência de Kita esteve ameaça por tentativa de anulação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio. Contudo, ela foi mantida e tomará posse hoje. Noquinha tentou anular a eleição antecipada da Mesa Diretora, que deu a direção da Casa a Jefferson Kita, mas não conseguiu. Kita declarou que a Mesa Diretora da qual ele faz parte foi eleita dentro da legalidade e que a Justiça não concedeu liminares para a anulação.

Kita foi eleito em janeiro de 2017 para presidir o 2º biênio do Legislativo Municipal,  e denunciou, no início do mês, a ameaça de um golpe na tentativa de impedir sua posse e a realização de nova eleição para Mesa Diretora da Casa.

Assim que soube da manobra Kita acionou sua equipe jurídica para tomar as providências cabíveis junto ao Poder Judiciário para garantir sua posse hoje, e impedir qualquer tentativa de anular a eleição do segundo biênio não prospere.

“Seria um golpe baixo, barato sujo, depois de um ano e onze meses de minha eleição, de forma legitima, quando estamos prestes para tomar posse e assumir o comando da Prefeitura, estão tentando anular a eleição que me elegeu. Mas estou absolutamente tranquilo e preparado para recorrer a justiça para coibir essa tentativa de golpe”, declarou.

Kita revelou que foi informado, pelo vereador Adriano Martins (MDB), que o ex-prefeito interino e presidente da Casa, Nôquinha possuia total interesse na continuidade da gestão atual.

Além de Kita na presidência, a nova Mesa Diretora da conta com os vereadores Inaldo Andrade (PR), 1º vice; Wedson Urelha (PSL), como 2º vice; Netinho (PSD), Roni Alencar (PMN), 3º vice; como 1º secretário; Lico (PSB), com 2º secretário; Cabo Rubem (PSD), 3º secretário e Zé baixinh (PMN), 4º Secretário.

Continue Lendo

Paraíba

Com a participação de 4.208 atletas, João Pessoa recebe os Jogos da Juventude a partir desta quarta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Começam em João Pessoa, Paraíba, nesta quarta-feira (13/11), os Jogos da Juventude Caixa, que prosseguem até o dia 28 de novembro.  O evento conta com a participação de 4.208 atletas, de 15 a 17 anos, que vão disputar 18 modalidades olímpicas. Os Jogos têm como pilares o fortalecimento da cidadania, igualdade de gênero e sustentabilidade, conciliando a formação esportiva, individual e cidadã dos jovens atletas.

São 2.113 mulheres e 2.095 homens na edição deste ano, vindos das 26 unidades da federação e mais o Distrito Federal. A maior parte das delegações terá número semelhante de atletas. A do Rio de Janeiro terá 176 atletas, São Paulo (174), Santa Catarina (172), Paraná (172), Pernambuco (171), Minas Gerais (168), Distrito Federal (168) vêm logo depois. Apenas o Acre (110) e Roraima (133) terão menos de 140 atletas.

“Vários atletas que disputam os Jogos da Juventude são beneficiários do programa Bolsa Atleta do MEsp. São futuros brasileiros de alto rendimento, que estão na base, se especializando e aperfeiçoando, visando chegar ao alto rendimento”, ressaltou a secretária de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques. Iziane destacou ainda, que os jogos promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) recebem recursos repassados pelo governo federal via leis das loterias.

“Estamos muito confiantes de que entregaremos um evento de altíssimo nível, contribuindo cada vez mais com a formação integral desses jovens e com a revelação de atletas para o esporte de alto rendimento”, diz Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

Com uma média de quase 30 técnicos por delegação e seis dirigentes, os Jogos da Juventude CAIXA deverão ultrapassar a marca de 5 mil membros de delegação, além de 558 árbitros, que também vêm dos estados e do DF.

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos do Quinto Constitucional declaram apoio a Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Doze advogados candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJPB), pelo Quinto Constitucional, declararam, nesta segunda-feira (11), apoio a Harrison Targino, candidato à reeleição como presidente da OAB da Paraíba.

Declaram apoio a Harrison e Janny Milanês, Romulo Palitot, Luiz Pereira, Douglas Beltrão, Fidelis, Chica Leite, Saulo Medeiros, Valdomiro Figueiredo, Nevita Luna, Claudecy Soares, Janayna Nunes, Cristina Alves Moreira e Thiago Leite.

“Fiquei muito feliz com essa confiança depositada em mim por estes advogados e advogadas que tão bem representaram a advocacia na disputa do Quinto Constitucional. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando e atuando em defesa da nossa classe e pelo fortalecimento da nossa Ordem”, disse Harrison Targino.

A disputa pela vaga de desembargador contou pela primeira vez com a paridade de gênero para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional. Harrison encabeçou essa luta e foi autor da resolução que estabeleceu o critério para a formação da lista com três homens e três mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

‘Operação Integridade’: Corregedoria da DPE divulga Nota Oficial sobre investigações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ sobre a ‘Operação Integridade’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Polícia Civil e com o apoio da Polícia Militar, na segunda-feira (11/11), com objetivo de apurar possível desvio de finalidade na Defensoria Pública e em outras organizações.

As investigações apontam para indícios de que essas instituições estejam captando indevidamente clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Gaeco, PC e PM investigam uso indevido da Defensoria Pública na PB e judicialização fraudulenta

Na ‘Nota’, a DPE informou que já abriu um procedimento administrativo para afastar temporariamente do cargo o defensor público da comarca de Guarabira que está sendo investigado.

A apuração será realizada com todo o rigor que a lei exige, incluindo o afastamento temporário do cargo durante as investigações”, garantiu o corregedor geral da DPE-PB, Coriolano Sá.

Clique aqui e confira a íntegra da ‘Nota Oficial’

Continue Lendo