Nos acompanhe

Paraíba

Semana tem eleição da Mesa e LOA na Assembleia Legislativa da Paraíba

Publicado

em

A última semana de trabalho na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promete ser de bastante discussão e embates em torno do orçamento do Governo do Estado para o próximo ano, do processo de eleição para escolha da Mesa Diretora e ainda de quatro Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo. Antes de entrarem de férias, os parlamentares da situação e oposição prometem esquentar o clima na Casa de Epitácio Pessoa.

De acordo com o cientista político e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Flávio, todo final de ano ocorre uma demora na discussão e aprovação da LOA. “Os parlamentares sempre demoram em tomar decisões. É uma forma de pressionar o Executivo para obter vantagens para suas regiões e redutos eleitorais”, destaca reportagem do Correio da Paraíba.

O presidente Gervásio Maia (PSB) revelou que pretende zerar a pauta de matérias ainda no início da semana para que a última sessão da atual legislatura, prevista para quinta-feira, seja reservada a apreciação da LOA. “A ideia é de votarmos na quinta-feira”, disse.

“A PEC não foi sepultada até porque não poderíamos fazer isso. Nós apenas eliminamos uma etapa que não estava se adequando ao Regimento da Casa, exatamente para preservar o trâmite e evitar que ela pudesse desaguar no Poder Judiciário já que três deputados, de forma pertinente, reclamavam da tramitação. A tramitação agora vai depender dos 36 parlamentares que compõe o colegiado da Casa”, disse o presidente.

O líder do governo na Casa, Hervázio Bezerra (PSB), acredita que não haverá grandes polêmicas em torno da PEC que pede o fim da reeleição e da antecipação do processo eleitoral. Para ele, esta é uma questão superada por muitos parlamentares. “Estamos tranquilos quanto a essa discussão. O presidente Gervásio Maia tem tratado esse tema com muito cuidado e responsabilidade”, afirmou.

Já o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) disse que é necessária a discussão na Casa sobre a PEC da reeleição.

“Esta Casa não pode apenas colocar uma matéria já aprovada para uma reanálise e não colocá-la em pauta novamente. Nunca vi isso na minha vida. Precisamos dar uma resposta aos paraibanos sobre o que aconteceu aqui diante dessa decisão da Mesa Diretora de não acatar a soberania do plenário”, disse o parlamentar.

Proposta de reajuste

O relatório da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019, com valor estimado de R$ 11,015 bilhões, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado na Comissão de Orçamento da por unanimidade, com o voto do deputado da oposição, Tovar Correia Lima (PSDB). Ele explicou que os debates sobre o repasse para os poderes devem pautar o dia da votação.

Tovar irá sugerir que a peça seja revista para garantir a manutenção dos poderes e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no próximo ano. Durante a audiência, representantes de diversas instituições destacaram as dificuldades de se manterem com os repasses previstos na peça orçamentária.

“Precisamos sentar com o Governo do Estado para garantir que o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e UEPB tenham as condições de manterem seus serviços em prol dos paraibanos. Estamos propondo essa revisão para garantir que o orçamento seja mais bem distribuído”, destacou o deputado.

Durante a audiência pública que debateu a LOA, o representante do Tribunal de Justiça, Marcial Cruz, disse que o orçamento previsto para o próximo ano compromete o funcionamento da instituição. Leonardo Quintans, representante do Ministério Público, também destacou que o congelamento do orçamento para o próximo ano será prejudicial para a manutenção dos trabalhos no órgão.

De acordo com Madalena Abrantes, presidente da Defensoria Pública, a instituição hoje tem um déficit de 90 defensores para atender os paraibanos. Ela disse que o orçamento previsto para 2019 vai prejudicar a instituição que necessita de mais espaços físicos para atender a população.

O deputado Hervázio Bezerra acredita que a LOA seja apreciada em plenário esta semana já que o foco será a apreciação de matérias encaminhadas à Casa pelo Executivo. “Chegaram mais quatro matérias do Governo e vamos tentar fazer reunião da CCJ para analisar essa pauta. Devemos encerrar os trabalhos na próxima semana com a apreciação da peça orçamentária no plenário”, revelou.

“Fizemos um esforço para aprovar o maior número de emendas, mas apenas duas foram reprovadas por inconsistência técnica e isso foi reconhecido inclusive pelo autor, o deputado Frei Anastácio (PT). Aqui apenas apresentei o meu relatório em conformidade com o que elaborou o Governo do Estado quanto às despesas e receitas para o próximo ano”, destacou Hervázio.

Férias para planejar eleição

Logo após a votação da LOA os deputados iniciam o recesso parlamentar até o retorno dos trabalhos com a posse dos eleitos no dia 1 de fevereiro do próximo ano. Mas as férias dos parlamentares não serão tão calmas como se pensa. Além de terem que atender demandas em municípios, como festas e outros compromissos, eles terão que encontrar uma solução para o impasse da escolha dos nomes que disputarão as eleições para composição da Mesa Diretora.

Para o deputado Jeová Campos (PSB), além do descanso no mês de janeiro, os parlamentares irão ter que encontrar uma solução para a eleição da Mesa Diretora.

Jeová defende que os deputados, principalmente os que compõe a base de sustentação do governo e os que estarão também defendendo o novo governo, encontrem um consenso para o caso.

“Eu acredito que a melhor alternativa seria um consenso. Seria melhor do que esse impasse que estamos observando, mas vamos aguardar. Com certeza esse recesso será para, entre outras coisas, resolver essa eleição”, destacou o deputado.

A deputada Camila Toscano (PSDB) também acredita que o recesso será pautado pelas definições para as eleições internas já que elas acontecem no dia da posse.

“Além de muito trabalho que temos durante esse mês e o de janeiro, deve ser pautado também a eleição”, destacou a parlamentar.

Assim como os deputados, o cientista político, Lúcio Flávio, acredita que a eleição para escolha da nova Mesa Diretira será o único tema que ocupará corações e mentes dos 36 parlamentares eleitos para o próximo ano.

“Os cargos disponíveis possibilitam poder, recursos, dinheiro e projeção na mídia e na sociedade. Isso atrai o interesse de muitos”, destacou Lúcio Flávio.

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de famílias atípicas.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo