Os resultados da Companhia Paraibana de Gás (PBGás) e os investimentos de mais de R$ 54 milhões na infraestrutura da rede de distribuição de gás canalizado para os próximos cinco anos foram apresentados ao governador Ricardo Coutinho e ao presidente da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Hiroki Toko, durante audiência na manhã desta sexta-feira (14), na Granja Santana.
O gerente de Mercado Industrial e Automotivo, Alairson Gonçalves, apresentou os projetos prioritários e dados como a expansão da rede de distribuição de gás canalizado nos últimos oito anos, que saiu de 252 km em 2010 para 321 km em 2018, um crescimento de 27%. Ele destacou o crescimento do número de clientes entre 2010 e 2018, que saltou de 872 para 17.500, demonstrando que a companhia está cada vez mais próxima dos paraibanos.
De acordo com a diretora-presidente da PBGás, Tatiana Domiciano, esse crescimento se deve também à política do Governo do Estado para atração de novos investimentos imobiliários, comerciais e industriais e a expansão da rede de distribuição do gás natural em áreas estratégicas. Ela destacou como uma das prioridades a ampliação da rede para atender aos mercados urbanos e para o município de Cabedelo.
Outros resultados também foram apresentados como o crescimento de 20% da quantidade de ligações no mercado residencial e comercial em relação a 2017. Foram 3 mil ligações residenciais e comerciais este ano, e 2.303residências e comércios no ano passado. Também cresceu em 20% o número de indústrias ligadas ao gás canalizado com mais oito indústrias que agregaram volume de gás consumido, principalmente no 2º semestre do ano. No segmento GNV foram instalados 630 novos kits dentro do programa de incentivo ao GNV, que bonifica em até R$ 1 mil os motoristas que instalarem os kits de 5ª geração nas oficinas credenciadas.
“Teremos nos próximos anos uma expansão da rede de distribuição do gás canalizado em bairros como Brisamar, João Agripino, Torre e Bessa, em João Pessoa, e no centro de Campina Grande, levando a infraestrutura energética para novos empreendimentos residenciais e comerciais”, explicou Tatiana Domiciano.
O governador Ricardo Coutinho destacou a importância estratégica do gás natural canalizado e a atratividade para o cidadão ou o empresário ter a rede de gás passando em sua porta. Ricardo colocou como estratégica a ampliação da rede de distribuição de gás canalizado para o distrito de Alhandra e Caaporã e frisou que esse trabalho terá continuidade com a equipe do futuro governo de João Azevêdo.
O presidente da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Hiroki Toko, destacou que o grupo está muito satisfeito com a parceria com o Governo do Estado e com os resultados obtidos pela PBGás e de como vai fazer para aproveitar as oportunidades e aprofundar a sua missão de implementar a infraestrutura necessária para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da Paraíba.
Também participaram da audiência o executivo Takuya Kawabe, diretor de Operações da Mitsui Gás; Ricardo Cavalcanti, diretor regional da Mitsui, Raimundo Bastos, do Conselho Administrativo da PBGás e também da Mitsui; Giovane Rosa, diretor administrativo financeiro da PBGás, e Deusdete Queiroga, secretário de Infraestrutura , Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, e conselheiro administrativo da PBGás.