Nos acompanhe

Paraíba

TCE-PB inaugura Espaço da Cidadania Digital para controle social dos atos e gastos públicos

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (13), o Espaço Cidadania Digital, projeto a serviço do controle social dos atos e gastos públicos idealizado e desenvolvido com a participação de universidades.

O acontecimento atraiu grande público ao Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), em meio ao qual expressões dos meios jurídicos e culturais, gestores estaduais e municipais, procuradores, advogados, estudantes, membros e servidores do TCE.

Já definido como “um laboratório de criatividade” pelo conselheiro André Carlo, o Espaço Cidadania Digital, instalado no CCAS, é um ambiente com capacidade para 30 estações de trabalho (mesas com computadores), tela, poltronas e equipamento destinado à projeção de vídeos, peças e painéis eletrônicos. O projeto envolve alunos de Informática e Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) na avaliação e desenvolvimento de ideias e experimentos a serviço do controle social.

FERRAMENTAS – Antes do corte da fita simbólica, o presidente do TCE fez a exposição das ferramentas de acompanhamento da gestão pública à plateia que então superlotou o Auditório Celso Furtado, no CCAS.

Isso incluiu o Sagres.50 (versão aprimorada do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade), agora com consulta mais ampla, fácil e rápida. O Portal do TCE, além das informações já conhecidas sobre os quadros de despesas estaduais e municipais, passou a exibir o “Despesômetro”, painel para acompanhamento da marcha dos gastos municipais com atualização sucessiva em intervalo de minutos.

Trata-se de serviço de utilidade pública sem precedente em todo o sistema brasileiro de controle externo, seja pela rapidez das informações, seja por detalhes que envolvem níveis mínimos dos gastos empenhados. As consultas tanto podem ser feitas de modo global quanto, de forma específica, município por município, independentemente de cada porte, ou região.

 O aplicativo “Cidadania Digital”, no Portal do TCE, garante acesso público aos painéis “Nosso TCE”, “Aluno Cidadão”, “Cine TCE”, “Obras 4D”, “Recruta Social” (um jogo para celular) e o “Você Digital” (versão eletrônica do Programa Voluntários do Controle Externo, idealizado em 2007 pelo então presidente da Corte, conselheiro Arnóbio Viana, e já ganhador do Prêmio Sérgio Arouca, com o qual o Ministério da Saúde contempla iniciativas de promoção das ações de saúde básica no País).

PROGRAMA VOCÊ – Nesta sua nova versão, o VOCÊ é capaz de transformar qualquer pessoa, previamente cadastrada, em fiscal do sistema de saúde pública. Neste caso, há a possibilidade do envio ao Tribunal (para a necessária averiguação) tanto de informações quanto de fotos e vídeos sobre a condição de instalações e serviços públicos prestados nessa área.

“Esta é uma manhã de muitas atenções. E é a conjugação de esforços para a quebra de limites. O emprego que então fazemos da tecnologia e dos meios digitais estabelece, agora, a conexão definitiva da sociedade com seus governantes. Isso faz de qualquer cidadão um agente ativo do controle social”, celebrou o conselheiro André Carlo.

 Também estão dispostos à consulta popular, via Portal do TCE, painéis com informações sobre acumulação de empregos públicos, combustíveis, licitações e medicamentos adquiridos por entes públicos, neste último caso, com dados sobre prazos de validade.

EVOLUÇÃO – Projeto em desenvolvimento, o Painel de Obras 4D possibilitará, futuramente, a verificação de obras públicas à distância. Ou seja, sem sair do TCE será possível a um auditor, com utilização de óculos especiais e debruçado sobre um mapa eletrônico, receber imagens tomadas, em tempo real, por câmaras operadas no local da inspeção. Quem atualmente visitar o Espaço Cidadania Digital terá conhecimento de como isso se processará.

Outro aplicativo de computador sem precedente no controle social é a “Turmalina”, um robozinho que entra, analisa e manda informações sobre a qualidade dos portais de transparência dos órgãos públicos para o celular de qualquer pessoa nisso interessada.

O conselheiro André Carlo não deixou de lembrar parcerias antigas com as Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG) das quais decorreram, em gestões anteriores à sua, os painéis de Indicadores do Desempenho dos Gastos Públicos em Educação (IDGPB) e o Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas (GeoPB).

Especialistas em governança e cidadania digital envolvem a plateia

Dois conferencistas envolveram e encantaram o público que superlotou o Auditório Celso Furtado. O primeiro deles, José Marilson Martins Dantas, professor adjunto da Universidade de Brasília (UNB), integrante da Secretaria do Tesouro Nacional e membro da equipe de transição do Governo Federal, tratou do tema “Gestão de Governança para o Brasil”.

Ele defendeu o planejamento e a execução da gestão pública, “de modo a que se possa fazer muito com menos recursos”. Citou como desafio a ser superado “a migração da contabilidade financeira para a gerencial, com a urgência que se faz necessária”. Estes novos tempos estabelecem, a seu ver, o envolvimento e o acompanhamento do controle social da gestão pública em todos os seus níveis.

“O que não se mede nem se avalia não se acompanha e não se controla”, observou ao recomendar parâmetro único para os atos e gastos administrativos em todas as instâncias governamentais. As ferramentas de controle social dispostas à sociedade fazem do Tribunal de Contas da Paraíba, segundo ele, “um exemplo para o País”.

Ao término de sua fala, ele o conselheiro André Carlo assinaram acordo de cooperação técnica “para disseminação e implantação do Método de Gestão de Custos e Produtividade com licença de uso de programas de computadores”. As duas assinaturas representaram a união, neste sentido, da Universidade de Brasília (onde o método foi por ele desenvolvido à frente de uma equipe acadêmica) e o Tribunal de Contas da Paraíba.

Boa parte da palestra do professor José Marilson girou em torno dos objetivos e da necessidade de implantação do modelo de gestão pública proposto pelo projeto elaborado na UNB. Informou, ao fim, que vai levar as ações do TC paraibano em benefício do controle social ao próximo Seminário Internacional de Custo e Governança, que se realizará em breves dias, em Brasília.

Presidente do Conselho Editorial da Revista “Interesse Público” editado pela Fórum, pesquisador associado na Universidade de Oxford e presidente do Instituto Brasileiro de Altos Direitos de Direito Público, em meio a outros postos de grande relevância, o professor da PUC do Rio Grande do Sul Juarez Freitas referiu-se ao TC paraibano como “um Tribunal solar numa terra ensolarada”.

“O Sol vencerá”, disse, ao aludir à marcha irrefreável da tecnologia e de seus programas e aplicativos de computador na gestão digital das ações de governo, em escala universal. Crítico ferrenho da burocracia e do desperdício de recursos financeiros e humanos em qualquer que seja a área de atividade, ele observou que a essa é uma questão de enfrentamento imediato, sem bandeiras ideológicas, além da direita e da esquerda.

Observou que o TCE está em bom caminho quando faz uso de aplicativos de computador para o controle social da administração pública. E que a lei de defesa dos usuários também é determinante, neste sentido. Considerou que, a nível mais amplo, nacionalmente, esta é uma transição difícil porque requer a mudança de cultura. “Esta é, sobretudo, uma transição de natureza humana”, disse. E concluiu: “Uma coisa é indiscutível: o estado democrático tem que ser reinventado”.

O momento ainda serviu para a divulgação de experimento no qual se envolve a professora universitária Thaís Gaudêncio do Rêgo, especialista em bioinformática e inteligência artificial.

Ela deu conta do desenvolvimento para o TCE de sistema computadorizado com emprego na análise e produção de relatórios atinentes a gastos governamentais em educação e saúde.

 Veja, aqui, as palestras e exposições.

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB e PMJP assinam operação de crédito destinada ao projeto de mobilidade urbana em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (25), juntamente com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, operação de crédito, junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 33 milhões de euros para a execução do projeto de mobilidade urbana de João Pessoa, que visa a implantação do Bus Rapid Service (BRS), serviço de ônibus rápido, uma ação em parceria com a Prefeitura da Capital paraibana. A cerimônia de assinatura ocorreu na Embaixada da França, em Brasília, e contou com as presenças do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e do diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual celebrou mais uma parceria com a AFD e destacou que o equilíbrio financeiro do estado tem permitido a realização de obras estruturantes, visando o desenvolvimento sustentável da Paraíba. “A assinatura que celebramos hoje com a AFD só foi possível em virtude da eficiência da gestão fiscal do estado, que é rating A pelo quarto ano consecutivo pela Secretaria do Tesouro Nacional. Nós vamos implantar em João Pessoa um novo sistema de transporte público em parceria com a prefeitura, garantindo uma melhoria significativa na mobilidade urbana, oferecendo um transporte público rápido e seguro à população e esperamos iniciar as obras do BRS já no início do próximo ano”, declarou.

O diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit, destacou que os projetos representam um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo para o estado da Paraíba. “Ao priorizar a mobilidade urbana de baixo carbono, a requalificação de áreas vulneráveis e a preservação ambiental, os projetos não apenas prometem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também reafirmam o compromisso com a adaptação às mudanças climáticas e o apoio a uma transição justa e de baixo teor em carbono”, disse.

Estiveram presentes à cerimônia o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o deputado federal Mersinho Lucena; além dos auxiliares da gestão estadual Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Virgiane Melo (secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Gilmar Martins (secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão), Luciano Galdino (secretário da Representação Institucional) e Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional).

O Projeto – O projeto que será executado pelo Governo do Estado conta com dois corredores de ônibus e três terminais de integração. O Corredor Cruz das Armas, com extensão de 15,3 km, que liga a área central da cidade à sua região sul, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 24 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade, beneficiando a população desses bairros, que é de 285.490 habitantes. Ou seja, 39,49% da população da cidade.

O Corredor Pedro II, com extensão de 14,5km, que liga a área central da cidade à região sudeste, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 11 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade. A população desses bairros é de 182.988 habitantes. Ou seja, 25,31% da população da cidade.

E ainda o Terminal Metropolitano, responsável por integrar diversas linhas de ônibus, atualmente. Das 93 linhas convencionais do município, 67 integram-se no Terminal Metropolitano do Varadouro.

O Terminal Cruz das Armas será um equipamento completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, e devido à elevada demanda dos bairros atendidos na região, tem-se a expectativa de trazer benefícios significativos com relação à qualidade de vida da população do entorno, que atinge cerca de 285 mil pessoas.

O Terminal Pedro II também será completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, com relevante integração de modais privados para o transporte público, pois se aproxima da zona sul do município, onde a demanda por mobilidade é elevada. A população atendida é de aproximadamente 182 mil pessoas.

A Prefeitura de João Pessoa ficará responsável pela implantação de dois corredores nas Avenidas Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro; de dois centros de transferência: terminais de integração Bessa e Avenida 2 de Fevereiro; e implementação de sistemas de transporte inteligente (STI) em melhoria da mobilidade na área central.

Continue Lendo

Paraíba

João anuncia R$ 2,4 bi para folhas de novembro, dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo

Paraíba

Bancada paraibana no Congresso cobra retomada da Operação Carro-Pipa na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após a suspensão nesta segunda-feira (25/11) pelo Exército Brasileiro da Operação Carro-Pipa, atingindo cerca de quase 270 mil paraibanos em 159 municípios, parlamentares cobram do Governo Federal a retomada do serviço que é essencial à população.

A alegação é de que as ações estão suspensas temporariamente devido a falta de repasse de recursos por parte do governo.

O deputado federal e vice-líder da oposição na Câmara, Cabo Gilberto (PL), afirmou que irá cobrar veementemente no Congresso o retorno da Operação e classificou a paralisação como um desrespeito por parte do presidente Lula (PT) com a população.

“Lula não tem respeito com o povo paraibano. Lula é um covarde com os mais humildes. Lula, o senhor teve aqui quase 70% dos votos válidos. E o senhor faz isso com o povo de forma covarde, sorrateira. Suspende a operação dos carros-pipas, Lula. O que o senhor tem contra a Paraíba? Eu como deputado federal, continuarei fazendo a nossa parte, cobrando no plenário da Câmara dos Deputados que volte o serviço essencial à vida dos paraibanos, que é a água, esse líquido precioso. Lula ataca no ponto mais sensível da sociedade, que é essencial para a vida. Lula tenha respeito com a Paraíba. Lula, o senhor vai pagar caro por isso”, enfatizou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

Continue Lendo