Nos acompanhe

Paraíba

Renovada, oposição tenta reforço na Assembleia Legislativa da Paraíba

Publicado

em

Os deputados que vão fazer oposição ao governador eleito, João Azevêdo (PSB), vão se reunir na próxima terça-feira (13) para discutir as pautas do próximo ano legislativo. A reunião marca a primeira troca de ideias da frente que fará o contraponto à gestão estadual, responsável por fiscalizar e cobrar ações do novo governador. Segurança pública, austeridade e transparência devem ser alguns dos pontos colocados em diálogo, destaca reportagem do Correio da Paraíba.

Tovar Correia Lima (PSDB), deputado estadual reeleito, é quem está puxando o encontro. De acordo com o parlamentar, a reunião tem como objetivos unir forças e colocar em roda o ponto de vista de cada um dos eleitos. “O teor da conversa vai ser saber quem é quem, o posicionamento de cada um, saber quem está com a gente e quais bandeiras devemos colocar como prioridades no diálogo com o governo”, disse.

Este tipo de reunião, explica Tovar, é importante para que a oposição tenha força para bater de frente com a robusta bancada eleita pelo governador Ricardo Coutinho. “Temos 14 deputados eleitos pela oposição, dos quais um já anunciou que vai para o governo, o deputado Felipe Leitão. Temos, em tese, 13 deputados na oposição, contra 23. É um número muito elástico para o governo, precisamos ter mais união para termos discussões coerentes e responsáveis”, disse.

O deputado negou que o encontro vá definir o nome que deve liderar a oposição, mas adiantou quais devem ser as pautas prioritárias desta frente. “Queremos saber o perfil dos opositores e o que querem. Não estamos para ser ‘do contra’, mas para fiscalizar e sugerir. O Brasil vem mudando e precisamos acompanhar estas mudanças”, disse Tovar.

Diminuição da máquina pública também deve ser um dos pontos colocados em discussão no encontro.

As discussões também devem passar pela definição da nova Mesa Diretora, que já foi motivo de divergências na bancada governista, inclusive com posicionamento público do governador Ricardo Coutinho que cobrou respeito a ele como liderança do projeto girassol.

Prioridades da oposição

Wallber Virgolino (Patri): “A prioridade é o que é interesse público. Nada de revanchismo. Não é oposição por oposição, mas defender o que é interessante do povo. A gente tem que cobrar com inteligência, exigir do Executivo que adote políticas onde ganhe a população, sobretudo na educação, saúde e segurança”, disse.

Camila Toscano (PSDB): “Este primeiro encontro vai ser para discutir como nos posicionaremos no próximo ano, questões mais estruturais da oposição. Vejo a Assembleia com um outro dinamismo, nossos problemas vão surgindo de acordo o que vai acontecendo. Obviamente que existem questões que não vão sair da nossa pauta, como a questão da segurança, mas temos que considerar o que vem surgindo semana a semana e o que precisa de solução”, disse.

Dra. Paula (PP): “Não temos que fazer uma oposição ‘raivosa’, pois isso só trará estigmas sociais e quem sofre é a população. Acho que é o momento de pensar e repensar, descer do palanque, pois não teremos terceiro turno. Acho que João Azevêdo fará um governo pragmático e estaremos lá para dialogar e fiscalizar sem estigmatizar o povo e as comunidades”, disse.

Eduardo Carneiro (PRTB): “Vamos discutir as pautas que serão reivindicadas e cobradas pela oposição, trabalhar de maneira unida. Vamos colocar em pauta a direção da mesa, que seja uma composição eclética, atendendo a proporcionalidade, além de discutir a liderança, quem vai se colocar a disposição. Nas políticas públicas, particularmente saio em defesa da segurança pública, sobretudo o monitoramento das nossas divisas. Também defendo a diminuição da carga tributária, pois a alta que existe hoje tem gerado muitos desempregos”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo