Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitos mineiros visitam Complexo Aluízio Campos e se impressionam com dimensão da obra

Publicado

em
Uma comitiva formada por 11 prefeitos da Zona da Mata de Minas Gerais esteve visitando o Complexo Aluízio Campos, no bairro do Ligeiro, em Campina Grande, tarde desta quinta-feira 2.
O grupo de gestores municipais chegou a Campina Grande após conhecer de perto projetos e iniciativas de sucesso, em várias áreas, em três outras cidades paraibanas: Bananeiras, Areia e Cabaceiras.
No caso do Complexo Aluízio Campos, o conceito de smart city (cidade inteligente) foi o diferencial que atraiu a atenção dos prefeitos mineiros.
O grupo foi recepcionado pelo presidente da Empresa de Urbanização da Borborema (Urbema), por representantes do Sebrae e pelo auditor André Agra, ex-secretário de Planejamento, Gestão e Transparência de Campina Grande.
André Agra, aliás, fez uma ampla exposição sobre o “Aluízio Campos”, como um complexo planejado e construído com base modernos conceitos de gestão pública, envolvendo as áreas habitacional, industrial e comercial. Também destacou o trabalho do TCE-PB no tocante ao aproveitamento de inovadores processos de fiscalização.
Consultor do Sebrae-PB, o ex-prefeito Arnaldo Júnior, de Cabaceiras, ressaltou a importância da visita da comitiva à Paraíba e, particularmente, ao Aluízio Campos.
_Prefeitos_
Integraram a comitiva os seguintes prefeitos de Minas Gerais, identificados por seus respectivos municípios:
Tiradentes – José Antônio
Ritápolis – Higino Zacarias
São Tiago – Denilson Silva Reis
Prados – Lester Júnior
Coronel Xavier Chaves –  Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto
Lima Duarte – Geraldo Gomes de Souza
São Geraldo – Marcilio Moreira Barros
Sao Sebastião da Vargem Alegre – Claudiomir Vieira
Pedra Dourada – Silvanir Andrade
São Miguel do Anta – Wagner Damião
Argirita –  Carlos Aurélio Carminate Almeida

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB recebe Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública pelo terceiro ano consecutivo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O portal institucional do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) conquistou pelo terceiro ano seguido o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), destacando sua dedicação em zelar pelos recursos públicos com eficácia e transparência. O resultado foi anunciado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), que aconteceu de 11 até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Na cerimônia, a auditora de Controle Externo Zaira Chagas Guerra Pontes, chefe do Departamento de Auditoria de Gestão Estadual do TCE-PB, representou o presidente da Corte paraibana, conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho e recebeu o certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Este ano, 32 Tribunais de Contas brasileiros participaram do ciclo, com uma média de transparência de 92,12%. A pesquisa avaliou a transparência de 7.370 Unidades Gestoras (UGs), das quais 1.831 foram certificadas.

O processo de certificação envolveu a colaboração de 6.315 servidores das UGs, em sua maioria controladores internos, além de 466 auditores de controle externo do Sistema Tribunais de Contas. A pesquisa é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Além dos resultados do PNTP, durante o ENTC, também foram apresentados os dados do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil (MMD-TC), um instrumento que avalia o desempenho dos tribunais, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas e de fiscalização, e dá visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.

Os resultados da pesquisa e do MMD-TC estão disponíveis no Radar da Transparência, reforçando o compromisso do TCE-PB com a transparência e a eficiência na gestão pública.

O resultado está disponível no Radar da Transparência.

PNTP – O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é coordenado pela Atricon, em parceria com os 33 Tribunais de Contas do país. O objetivo do programa é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência da Administração Pública em todos os Poderes e órgãos públicos do Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

“Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido”, diz Hervázio sobre nome de Cícero para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), durante entrevista nesta terça-feira (19/11), afirmou que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), poderá disputar numa chapa majoritária o comando do Governo do Estado da Paraíba, nas Eleições 2026.

Hervázio aponta Cícero como nome estratégico e de destaque com vistas ao próximo pleito estadual.

Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido“, assegura o parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Lei que institui a política de atenção à saúde materna é aprovado pela ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei (PL 1979/24) que institui as diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna no âmbito da Paraiba.

De autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), o PL segue para a sanção do governador João Azevêdo e prevê uma série de ações para cuidados com a saúde mental das mulheres.

“Muito feliz em aprovarmos por unanimidade este importante projeto. Sabemos o quanto as mulheres sofrem pressões todos os dias. São várias as formas de violências ainda presentes na sociedade. Esperamos com este projeto fortalecer as políticas de saúde mental das paraibanas e criar uma sociedade mais justa e melhor para todas as mulheres”, disse Cartaxo.

O Projeto de Lei prevê a atenção humanizada, cientificamente fundamentada e em tempo oportuno para prevenção dos quadros de sofrimento psíquico relativo à maternidade, além de recuperação e acompanhamento das situações já instaladas; a sensibilização da comunidade para compreensão da importância da rede de apoio à mulher que se torna mãe para que esse ciclo da vida não seja vivido de forma isolada e com sobrecarga.

O projeto também estimula a conscientização da população sobre os direitos das mães e das famílias no que diz respeito aos períodos gestacional e puerperal; e o cuidado respeitoso a todas as mães, de modo a que mantenham sua dignidade, confidencialidade e privacidade, com apoio contínuo, livre de danos e de maus-tratos.

Continue Lendo