Nos acompanhe

Paraíba

Câmara Municipal de João Pessoa celebra os 144 anos da Associação Comercial da Paraíba

Publicado

em

Na tarde da terça-feira (30), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) celebrou os 144 anos da Associação Comercial da Paraíba (Ascom-PB). O vereador Thiago Lucena (PMN) propôs a sessão especial, que aconteceu no plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo Municipal. Comerciantes e empresários prestigiaram a celebração.

Compuseram a mesa de trabalhos o propositor da sessão; o presidente da Ascom-PB, Rafael Bernardino de Sousa; o presidente do Conselho da Ascom-PB, Pedro Alves; o ex-presidente da instituição, Romualdo Farias de Araújo; os familiares do ex-presidente da associação, Isidro Gomes, Ana Renata Arruda e Adroaldo Gomes; e a historiadora e autora do livro sobre a associação, ‘Comercio e Subordinação – A Associação Comercial da Paraíba no Processo Histórico Regional 1889 – 1930’, Irene Rodrigues da Silva Fernandes.

O parlamentar falou da importância de revelar para a população o trabalho exitoso da Ascom-PB, que permanece há 144 anos, e defendeu o empreendedorismo. “Precisamos diminuir o aparelho do Estado, incentivando o empreendedorismo, a cadeia produtiva e a iniciativa privada. Temos que incentivar a geração de emprego e renda. Reconhecemos a importância do associativismo para fortalecer as classes. Assim é a Ascom-Pb com seu trabalho de sucesso em nosso estado”, discursou.

O presidente Rafael Bernadino de Sousa fez um breve relato histórico sobre a instituição. De acordo com ele, a associação foi fundada em 31 de outubro de 1874, por iniciativa do então presidente da província da Paraíba, Silvino Elvídio Carneiro da Cunha, o Barão de Abiahy. E foi reorganizada em 16 de dezembro de 1889, por empresários estabelecidos na Capital do Estado e declarada de utilidade pública pelo Decreto Federal n. 3.524, de 28 de agosto de 1918.

“A mais antiga instituição classista do estado é, até hoje, um ponto de apoio do empresariado. Ela se renova a cada dia para oferecer a seus associados e à comunidade econômica em geral apoio na defesa de seus interesses”, afirmou Rafael Bernadino de Sousa.

Irene Rodrigues da Silva Fernandes destacou o interesse da Ascom-PB em cuidar da preservação de seus documentos. De acordo com a historiadora, esse interesse foi importante para a realização da pesquisa que resultou no livro sobre a associação. “O cuidado com a documentação é muito importante para garantir a preservação da identidade das instituições”, declarou.

Continue Lendo

Paraíba

CG: presidente da Câmara diz que tomará providências para minimizar número de vereadores faltosos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMJP), vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), confirmou que tomará as devidas providências para minimizar o número de vereadores que faltam as Sessões Parlamentares e sequer justificam suas próprias ausências.

A falta de quórum tem preocupado o parlamentar que firmou compromisso de tomar o que chamou de “medidas cabíveis” para resolver o problema já a partir da próxima semana.

O comentário do presidente foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (07/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

“Menor condição de continuar”, Celso Batista renuncia presidência do PSOL e alega perseguição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do PSOL na Paraíba, Celso Batista, decidiu entregar o cargo e pedir desfiliação da legenda. O comunicado foi feito através de uma carta emitida nesta quarta-feira (06/11), em que o ex-dirigente alega “perseguições” sofridas dentro do partido, principalmente pela direção municipal em João Pessoa.

Uma das justificativas dadas por ele é de que a executiva na Capital trabalhou contra a sua pré-candidatura a prefeito no pleito deste ano.

Durante entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (07/11), Celso ressaltou, também, que o ex-dirigente Tárcio Teixeira se posiciona como dono do PSOL.

“Se considera, pelo meu observado, tudo o que aconteceu, dono da legenda partidária e legenda partidária não deve ter dono, sabe? Legenda partidária é uma legenda de democracia e de debate com o conjunto dos seus filiados. E aonde tem dono eu não tenho a menor condição de continuar”, afirmou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo transmite cargo para vice-governador Lucas Ribeiro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo transmitiu, nesta quinta-feira (07/11), o cargo para o vice-governador Lucas Ribeiro, que ficará à frente do Governo da Paraíba durante a ausência do chefe do executivo paraibano.

Na ocasião, o governador evidenciou que Lucas Ribeiro dará continuidade às ações desenvolvidas pela gestão, que está presente em todos os municípios paraibanos com obras e políticas públicas. “Estamos transmitindo o cargo ao vice-governador Lucas em função de uma viagem que vamos fazer. Para descanso. O governo fica em boas mãos e o estado continuará no mesmo ritmo forte de ações e de obras”, frisou.

Por sua vez, Lucas Ribeiro afirmou que manterá uma agenda intensa pelos próximos dias para acompanhar as ações do governo que tem se destacado pelo grande volume de obras, que tem proporcionado a melhoria da qualidade de vida da população paraibana. “Eu agradeço ao governador pela confiança e vamos continuar com o ritmo de trabalho, com visitas e entregas de obras em várias regiões da Paraíba”, disse.

Continue Lendo