Nesta segunda (29), a Escola Superior da Magistratura (Esma) vai abrir inscrições para o Curso de Segurança Institucional destinado a magistrados do Poder Judiciário Estadual. A formação é promovida pela Esma em parceria com a Escola Nacional da Magistratura (ENM) e ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro. Estão sendo oferecidas 40 vagas e as inscrições ocorrerão até as 23h59 do dia 5 de novembro. A curso é destinado ao aperfeiçoamento de juízes para fins de vitaliciamento e promoção pelo critério de merecimento, em fase de credenciamento pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam.
As inscrições deverão ser solicitadas, exclusivamente, mediante preenchimento do formulário disponibilizado no endereço eletrônico (https://goo.gl/forms/uvHA6vGnbh540aA03). Encerrado o período, a Esma publicará a relação dos inscritos nos sites da Escola (www.esma.tjpb.jus.br) e do Tribunal de Justiça da Paraíba (www.tjpb.jus.br), encaminhando-a, ainda, para o e-mail indicado pelo magistrado no formulário de inscrição eletrônico, informa publicação do TJPB.
A edição do Diário da Justiça eletrônico desta segunda-feira (29) trará Edital da Escola com todas as informações a respeito do curso. As aulas serão ministradas das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30, na sede da Esma em João Pessoa. A prática de tiro ocorrerá nas academias da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado.
A finalidade da formação é levar aos juízes informações importantes e noções técnicas de segurança institucional, inclusive, frente às redes sociais, com relação à exposição pessoal. A formação visa, ainda, trabalhar as condições psicológicas, aperfeiçoar a prestação jurisdicional e garantir a segurança dos julgadores e de seus familiares.
O curso será ministrado pelos professores Tatiana Costa, delegada da Polícia Federal (PF) e diretora do Setor de Segurança do Superior Tribunal de Justiça (STJ); pelos promotores de Justiça Octávio Paulo Neto, Manoel Cacimiro Neto e Rafael Lima Linhares; pelo secretário Executivo de Segurança Pública do Estado, Jean Francisco Bezerra; pelo delegado da PF Raone Aguiar; pelo agente da PF Marcelo Dolabela; pelos PMs Álvaro Filho e Geraldo Prazeres; além de outros nomes renomados.
A juíza Micheline de Oliveira Dantas Jatobá, coordenadora acadêmica da Esma e coordenadora do Curso, adiantou que o programa do curso é atual e foi pensado para ser interessante para os magistrados. Disse, ainda, que a formação contará, também, com a participação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).