Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues divulga “carta aberta” ao povo paraibano

Publicado

em

Aos amigos de Campina Grande e da Paraíba

Urnas fechadas, resultados consolidados. Resta-nos parabenizar aos vencedores, respeitar os números da nossa democracia representativa e seguir em frente, com a convicção de que demos o melhor de nós num pleito atípico e desafiante.

Tenho por princípio respeitar a soberania popular e acreditar, principalmente, que de tudo devemos tirar lições proveitosas.

Temos uma tendência humana a deturpar um trecho da excepcional Oração do Pai Nosso nos ensinada por Jesus. Geralmente, desejamos que a vontade de Deus coincida com a nossa, nunca que simplesmente se faça a vontade Dele. Não é diferente nas batalhas eleitorais. Mas os desígnios do Senhor, creio, sempre se constituem o melhor para nossas vidas.

Agradeço, de coração, à minha amada Micheline, que aceitou o desafio de disputar um cargo eletivo pela primeira vez com a mesma garra, determinação e amor que dedica a tudo que represente benefício para os que mais precisam. Foi exemplar e guerreira.

Minha gratidão também a todos que nos acompanharam nessa luta. Foi importante o suporte e a dedicação de cada um; foi fundamental para conhecermos melhor aqueles com quem realmente podemos contar, em todos os momentos. Somos grandes nas vitórias e podemos ser maiores nas aparentes derrotas.

Acredito que, dentro do limite de nossas forças, fizemos o dever de casa. A vitória ao nosso candidato a Governador, Lucélio Cartaxo, nas urnas de Campina Grande, contando com a permanente solidariedade do povo de minha cidade, que acolheu com fervor nossa mensagem. E há mais.

Nossos dois candidatos ao Senado (Daniella Ribeiro e Cássio Cunha Lima) foram extremamente bem votados em Campina Grande; os partidos de oposição concentraram mais de 60% da votação no município; a cidade mostrou-se solidária também na recondução dos deputados federais de nossa base (Pedro Cunha Lima e Aguinaldo Ribeiro) e nos brindou com o retorno à Assembleia Legislativa de dois valorosos representantes locais (Manoel Ludgério e Tovar Correia Lima) e na eleição de Moacir Rodrigues, meu irmão, sobre quem deposito a confiança de que será, com Manoel e Tovar, uma permanente voz em defesa de Campina Grande naquela Casa.

A vida segue. Temos novos e grandes desafios pela frente, dentre os quais o de encerrar nosso mandato na Prefeitura de Campina Grande, nos pouco mais de dois anos que resta dele, com um importante legado de obras e ações, nos superando a cada dia.

Que Deus nos abençoe a todos, alimentando em cada um de nós – vitoriosos e vencidos – uma única vaidade: servir ao povo com ética, respeito e espírito público.

Romero Rodrigues

Continue Lendo

Paraíba

Enquete aponta liderança de Harrison Targino na disputa pela presidência da OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma enquete realizada pelo Portal da Capital revelou o panorama da disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), cuja eleição está marcada para esta terça-feira (19). A votação será realizada em 11 subseções eleitorais espalhadas pelo estado, além da sede principal localizada em João Pessoa.

De acordo com a enquete, Harrison Targino, atual presidente e candidato à reeleição, aparece na liderança. Patrícia Azevedo, única mulher na disputa, surpreendeu ao ultrapassar Paulo Maia, ex-presidente que tenta retornar à liderança da instituição em busca de um terceiro mandato.

Os candidatos e suas propostas

Harrison aposta na continuidade de sua gestão, que tem sido marcada por ações voltadas ao incentivo da jovem advocacia e pela conclusão da construção da nova sede da OAB-PB. O presidente também tem buscado reforçar as prerrogativas dos advogados e ampliar os serviços oferecidos pela entidade.

Patrícia Azevedo, que se consolida como um dos principais nomes na disputa, tem feito críticas contundentes à gestão financeira da OAB-PB, defendendo maior transparência e eficiência no uso dos recursos. A candidata também busca fortalecer a atuação feminina e dos jovens advogados na instituição, promovendo a renovação.

Paulo Maia, que já presidiu a entidade por dois mandatos, busca retornar ao cargo apostando em sua experiência e legado. No entanto, sua gestão foi marcada por polêmicas, incluindo a condenação da OAB-PB por assédio moral no trabalho, o que tem sido usado como ponto crítico pelos concorrentes.

Expectativa para o pleito

A eleição deste ano promete ser uma das mais disputadas da história da OAB-PB. Enquanto Targino busca consolidar sua liderança, Patrícia surge como uma alternativa de renovação, ganhando força entre os advogados insatisfeitos com as gestões anteriores. Paulo Maia, por outro lado, tenta resgatar a confiança da classe apostando em suas realizações passadas.

O pleito, que será realizado de forma presencial, terá os resultados divulgados ainda no dia 19 de novembro. A advocacia paraibana estará de olho em quem será o próximo presidente, responsável por liderar a entidade em um momento de grandes desafios e transformações para a classe.

Continue Lendo

Paraíba

TRE revê decisão do primeiro grau e revoga cinco medidas cautelares impostas contra Dinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) derrubou, nesta segunda-feira (18), cinco das sete medidas cautelares impostas no mês passado contra o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley. A posição reformula decisão expedida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Adilson Fabrício. Os magistrados seguiram, em parte, o voto da relatora da matéria, a desembargadora Maria Cristina Paiva Santiago.

Em seu voto, a magistrada entendeu que não haveria razoabilidade na manutenção das medidas cautelares, visto que não subsistiria mais os pressupostos alegados na semana anterior às eleições para a imposição das medias restritivas contra o presidente da Câmara. Ele foi alvo da operação Território Livre, da Polícia Federal.
Com isso, ela opinou pela retirada da tornozeleira eletrônica, e revogação das proibições de frequentar os bairros São José e Alto do Mateus, órgãos públicos, contato com outros suspeitos, ausentar-se da Comarca por mais de oito dias sem comunicação ao juízo, além de recolhimento domiciliar no período noturno e suspensão do exercício da função pública.
O segundo magistrado a votar foi o desembargador Bruno Teixeira de Paiva, que abriu divergência pontual em relação ao voto da relatora. Ele disse entender que deveriam ser mantidas duas das cinco medidas cautelares em benefício da continuidade da instrução processual. As medidas citadas foram a proibição de frequentar os bairros São José e Alto do Mateus e o contato com outros suspeitos.
A divergência aberta por Bruno Teixeira foi seguida pelos desembargadores que votaram na sequência, formando maioria. Seguiram o entendimento Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, Sivanildo Torres Ferreira e Fábio Leandro de Alencar Cunha. O resultado, então, foi proclamado pela desembargadora presidente, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.

Continue Lendo

Paraíba

Triênio 2025/2027: cerca de 13 mil advogados vão às urnas nesta 3ª para escolher comando da OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realiza, nesta terça-feira (19/11), o pleito que deve mobilizar cerca de 13 mil advogados de todo o Estado para escolher a Diretoria da Instituição, Conselhos, Subseções e Caixa de Assistência da Advocacia (CAA) para o exercício do triênio 2025/2027.

De acordo com a mais recente pesquisa de preferência de votos realizada pelo Instituto Nexus, o atual presidente e candidato a reeleição, Harrison Targino, segue como o favorito, em todos os cenários, na corrida pelo comando da Ordem.

Leia mais: Harrison Targino lidera com 45,9%; Paulo Maia registra 33,1% e Patrícia 9,7% na disputa pela OAB-PB

Targino disputa o cargo com o advogado Paulo Maia, que tenta ocupar o espaço pela terceira vez; e, Patrícia Azevedo, única mulher na disputa.

Segundo o Edital, o pleito acontecer no horário contínuo das 09h às 17h na cidade de João Pessoa e nas 11 (onze) Subseções da OAB-PB no interior do Estado. Na Capital, a votação será realizada no Esporte Clube Cabo Branco, e no interior, nas sedes das Subseções.

Todos os advogados (as) aptos a votarem já podem consultar os locais de votação clicando AQUI.

Para ter direito a voto, é necessário o advogado(a) está adimplente com a anuidade da OAB-PB até 30 dias antes do pleito. No momento da votação é necessário apresentar a carteira da OAB e/ou documento de identificação.

Continue Lendo