Nos acompanhe

Paraíba

Lucélio detalha propostas, critica privilégios e defende início de um novo ciclo

Publicado

em
Lucélio Cartaxo, candidato ao Governo do Estado pela coligação Força da Esperança, participou do Debate das Eleições 2018, organizado, na noite desta terça-feira (02), pela Rede Paraíba de Comunicação. Na ocasião, Lucélio apresentou detalhes sobre as propostas que vem defendendo, reafirmando o propósito de uma administração que se aproxime dos 223 municípios paraibanos. Cartaxo disse ainda que gestor público precisa lutar contra regalias na política e na gestão pública, substituindo benefícios próprios pelo bem da população. “Precisamos acabar com privilégios, como os supersalários, dinheiro público que poderia ser investido na melhoria de vida das pessoas”, disse.
“Entendemos que política existe para melhorar a vida da população, sem olhar para interesses pessoais. Nós iremos implantar uma gestão regionalizada, que gere oportunidades e se aproxime de todas as cidades, investindo em ações com benefícios coletivos, e combatendo regalias individuais”, disse.
Entre as propostas apresentadas por Lucélio Cartaxo, está o fortalecimento da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). “Um candidato foi governador por dez anos e enfrentou a maior paralisação da história da instituição, com professores fazendo greve de fome. O candidato do governo se recusou a participar do debate promovido pelos professores e servidores da UEPB. Nós vamos mudar a relação com a UEPB, porque a enxergamos como um patrimônio público que precisa de investimentos para continuar gerando conhecimento e perspectivas de vida nova”, disse.
O candidato do PV defendeu também investimentos que aproximem a saúde dos paraibanos. “Vamos melhorar e equipar os hospitais regionais, hoje com dificuldade de realizar até cirurgias eletivas. Vamos também acabar o déficit da rede de UPAs, criando mais nove unidades em toda a Paraíba. Também criaremos as UTIs neonatais, que vão diminuir as taxas de mortalidade ao nascer por todo o Estado”, destacou.
Nas suas considerações finais, Lucélio garantiu que sua gestão vai mudar a dinâmica da condução política da Paraíba. “Eleição é definição de rumo, de caminho. Neste ano, temos um candidato que governou a Paraíba por uma década, mas não resolveu os problemas do Estado. O outro representa um governo que está fechando um ciclo de oito anos, sem dar conta de problemas que inquieta a população, e que precisam de solução. Nós queremos a oportunidade para fazer aquilo que não foi feito, um governo presente, que não faça política de gabinete e que tenha o interesse maior da população como meta de gestão. Com saúde mais próxima, educação de qualidade e mais oportunidades”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos do Quinto Constitucional declaram apoio a Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Doze advogados candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJPB), pelo Quinto Constitucional, declararam, nesta segunda-feira (11), apoio a Harrison Targino, candidato à reeleição como presidente da OAB da Paraíba.

Declaram apoio a Harrison e Janny Milanês, Romulo Palitot, Luiz Pereira, Douglas Beltrão, Fidelis, Chica Leite, Saulo Medeiros, Valdomiro Figueiredo, Nevita Luna, Claudecy Soares, Janayna Nunes, Cristina Alves Moreira e Thiago Leite.

“Fiquei muito feliz com essa confiança depositada em mim por estes advogados e advogadas que tão bem representaram a advocacia na disputa do Quinto Constitucional. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando e atuando em defesa da nossa classe e pelo fortalecimento da nossa Ordem”, disse Harrison Targino.

A disputa pela vaga de desembargador contou pela primeira vez com a paridade de gênero para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional. Harrison encabeçou essa luta e foi autor da resolução que estabeleceu o critério para a formação da lista com três homens e três mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

‘Operação Integridade’: Corregedoria da DPE divulga Nota Oficial sobre investigações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ sobre a ‘Operação Integridade’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Polícia Civil e com o apoio da Polícia Militar, na segunda-feira (11/11), com objetivo de apurar possível desvio de finalidade na Defensoria Pública e em outras organizações.

As investigações apontam para indícios de que essas instituições estejam captando indevidamente clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Gaeco, PC e PM investigam uso indevido da Defensoria Pública na PB e judicialização fraudulenta

Na ‘Nota’, a DPE informou que já abriu um procedimento administrativo para afastar temporariamente do cargo o defensor público da comarca de Guarabira que está sendo investigado.

A apuração será realizada com todo o rigor que a lei exige, incluindo o afastamento temporário do cargo durante as investigações”, garantiu o corregedor geral da DPE-PB, Coriolano Sá.

Clique aqui e confira a íntegra da ‘Nota Oficial’

Continue Lendo

Paraíba

PMJP inicia trâmites legais para instituição da ‘Política Municipal sobre Mudanças do Clima’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a Sessão desta terça-feira (12/11), deu parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 2296/2024, que institui a Política Municipal sobre Mudanças do Clima de João Pessoa (PMMCJP).

A CCJ também aprovou o Sistema Integrado de Mudanças do Clima do Município de João Pessoa (SIMCJP), com vistas à implementação das ações que garantem o cumprimento dos princípios, definições, diretrizes e gestão estratégica.

Na mesma Sessão, também foram aprovados pela CCJ os PLOs 2274/2024 e 2290/2024, com realocação de dotações orçamentárias nos valores de R$ 90 mil e R$ 9 milhões, destinados à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania e à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, respectivamente.

Estes quatro projetos aprovados são de autoria do Executivo Municipal.

Matérias de autoria dos vereadores também receberam pareceres favoráveis nesta terça: o PLO 2262/2024, do Coronel Sobreira (Novo), que institui a Cartilha Municipal de Direitos e Orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será desenvolvida pelo Poder Executivo, em parceria com organizações da sociedade civil e profissionais especializados no atendimento às pessoas portadoras do TEA; o PLO 2277/2024, do presidente da Casa, Dinho (PSD), reconhecendo como de Utilidade Pública o Grupo de Integração e Valorização a Vida Humana (GIVIM); e o PLO 2288/2024, de Durval Ferreira, dando nome de Rua Maria de Lourdes Gadelha de Lima a uma artéria ainda sem denominação oficial.

Continue Lendo