Nos acompanhe

Paraíba

Eleições 2018: Mercado financeiro já enxerga Bolsonaro como presidente

Publicado

em

O mercado financeiro tem ficado animado com a possibilidade de vitória de Jair Bolsonaro, candidato pelo PSL, por ser de um aspecto liberal junto a sua equipe econômica. Todo projeto com caráter liberal pressupõe um melhor ambiente para os negócios, favorecendo as empresas e suas lucratividades, gerando também emprego e renda. Um projeto como esse é praticamente inédito no Brasil e a Bolsa reflete isso, pois acaba por aumentar a expectativas de resultados futuros das empresas, por este motivo o mercado resulta de uma maneira positiva. “A expectativa de vitória no primeiro turno se dá pelo forte crescimento, a pesquisa do Ibope mostrou um aumento, mesmo com um grande número de ataques provenientes da imprensa e de outros candidatos. Começam a acreditar que o fenômeno ocorrido com João Dória, em São Paulo, de ter uma arrancada final e vencer no primeiro turno, possa se repetir, mas dessa vez com o candidato de direita, Jair Bolsonar. Outro fator é a rejeição que o PT tem e pode ter gerado um movimento de mudança dos eleitores. O partido de direita estava em crescimento, para evitar o PT no poder”, explica André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor.

queda extremamente acentuada, de mais de 2% do dólar, reflete que o mercado não acredita nas pesquisas de intenção de voto, no que se refere a um eventual segundo turno entre Fernando Haddad, candidato pelo PT, e o candidato do PSL. “Para o mercado estar reagindo positivamente, não somente com o dólar caindo cerca de 2%, mas também a bolsa subindo 3%, mostra que o mercado não acredita em uma vitória do candidato do PT. Agora, isto se contrapõe com as pesquisas, que mostram Haddad com uma menor rejeição. O mercado não está acreditando na situação de empate em um segundo turno de Haddad e Bolsonaro”, diz o Diretor de Câmbio da FB Capital, Fernando Bergallo. Para o Educador Financeiro do Canal 1Bilhão, Fabrizio Gueratto, no começo o mercado só aceitava o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, mas com o risco do PT sair vitorioso nesta eleição, junto com Paulo Guedes deixando claro qual seria a política econômica, foi possível o mercado se acalmar, fazendo com que passasse a aceitar Bolsonaro. “Com a vitória do candidato do PSL, cada vez mais o dólar tende a cair e os investimentos em renda variável a subir. Porém, tudo depende efetivamente do que acontecerá no governo, se realmente será possível aprovar todas as reformas que o país necessita. Ou seja, com a conquista de Bolsonaro, teríamos uma calmaria até o começo de seu mandato”, lembra Fabrizio Gueratto.

A Assessora Financeira da FB Wealth, Daniela Casabona, acredita que a crença do mercado financeiro no resultado favorável a Jair tem um impacto positivo. “Passa para o estrangeiro, que é grande parte dos investidores do nosso país, um pouco mais de credibilidade principalmente com relação a corrupção que manchou bastante as empresas e retraiu os investimentos por aqui”, esclarece Daniela. O explicito confronto entre a percepção de mercado e as pesquisas de intenção de voto mostram não fazer sentindo um cenário de extremo otimismo com Haddad no segundo turno, empatado com Jair. “Só existe uma hipótese, sendo ela: o mercado está praticamente descartando a possibilidade de vitória do PT, embora as pesquisas ainda não digam isso”, lembra Bergallo.

Para que Jair Bolsonaro ganhe nesta semana, seria necessário que ele tivesse mais da metade dos votos válidos. Teria que contar, portanto, com mais de 40% dos votos no primeiro turno. “O candidato do PSL é interpretado pelo mercado como uma alternativa mais razoável para o andamento das reformas econômicas a partir de 2019. Isto porque conta com uma plataforma de cunho mais liberal, baseada em privatizações e revisão dos gastos fiscais. O principal economista de Bolsonaro é Paulo Guedes, de formação ortodoxa. Com este pano de fundo mais positivo para as reformas macroeconômicas, o Real e o Ibovespa se valorizam bastante nesta sessão e os juros futuros recuam”, finaliza o Economista-Chefe da DMI Group, Daniel Xavier.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison lamenta disseminação de fake news e postura agressiva e desleal de Paulo Maia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na reta final da campanha para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), há uma proliferação de notícias falsas que têm gerado perplexidade e revolta na advocacia. O atual presidente da OAB-PB e candidato à reeleição, Harrison Targino, afirmou que precisou criar uma central específica para desmentir informações inverídicas e que estão sendo propagadas pela chapa adversária, encabeçada por Paulo Maia. Ele lamentou ainda a postura agressiva e desleal do seu adversário.

Entre as acusações, Harrison negou notícias recentes que afirmavam que ele estaria sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal por supostas irregularidades no concurso de Procurador de Prerrogativas. Ele classificou a situação como desrespeitosa, tanto com a instituição quanto com a procuradora aprovada em concurso. O material não apresentava nem um documento comprovando a denúncia e ainda se constitui em mais um ataque conta uma mulher, advogada, mãe e travadora.

A campanha também foi marcada por alegações de que Harrison teria se recusado a solicitar ao Conselho Federal da OAB a liberação de recursos para a construção de uma sede no Vale do Piancó. O candidato negou as acusações e afirmou que as informações são infundadas, pois solicitou o projeto do prédio e nada foi repassado. “Tenho responsabilidade com o dinheiro da advocacia”, disse.

Além disso, a campanha também contou com a divulgação de pesquisas falsas, a exemplo de uma realizada por uma empresa que não atua com pesquisas. Outra mentira envolveu uma denúncia de assédio contra Harrison, que foi atribuída a funcionários da OAB. Entretanto, os colaboradores desmentiram a informação e, posteriormente, acionaram judicialmente os veículos que divulgaram a notícia.

Ainda foram espalhadas notícias falsas sobre a nova sede da OAB, de que não teria licença para funcionamento ou não iria atender as necessidades da advocacia. A obra que foi entregue, possui auditório com 420 lugares sendo motivo de orgulho para a advocacia, conta com todas as licenças necessárias para o devido funcionamento.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa conquista 1º lugar na PB e 2º no NE entre as Capitais mais transparentes do Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa se classificou em 1º lugar na Paraíba e ocupa a 2ª posição como a Capital mais transparente do Nordeste. O resultado foi fruto da avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que premiou a Capital paraibana pelo terceiro ano consecutivo com o selo ‘Ouro de Transparência’.

A cidade de João Pessoa atendeu a 92,37% dos critérios da avaliação, sendo a 9ª capital mais transparente do País. A pesquisa aplicada pelos Tribunais de Contas avaliou mais de 7 mil portais de Transparência Pública, englobando a União, 26 Estados, e o Distrito Federal e 4.304 Municípios. A média geral do Índice de Transparência dos municípios foi de 65,17%.

O controlador-geral de João Pessoa, Diego Fabrício, destacou que o resultado demonstra a eficiência da gestão em garantir o acesso à informação na prática. “Em João Pessoa, o cidadão tem acesso às informações da gestão pública na palma da mão, obedecendo aos critérios de transparência nacionais e uniformes, alinhados com a legislação específica, para que sirvam de subsídio para os controles internos, externo e social”, ressaltou.

Assim como o controlador, o secretário executivo de Transparência Pública de João Pessoa, Lucas Henriques de Melo, comemorou o resultado. “Zelar pelos impostos pagos pelo cidadão reflete o cuidado da gestão com o dinheiro público. Este ano, a avaliação da Atricon focou em inovação nos portais público, isso resulta em acesso facilitado ao cidadão, prezando por uma linguagem simples e clara para um efetivo controle social, fomentando ainda mais a transparência e o exercício da cidadania”, destacou.

A técnica municipal de Controle Interno e integrante da equipe do Portal da Transparência Pública de João Pessoa, Juliana Vaz, ressaltou o comprometimento da equipe em obedecer aos critérios da avaliação. “A avaliação da Atricon é sempre muito rígida e para isso nos dedicamos para tornar o Portal uma ferramenta de alcance à sociedade, na busca de uma transparência ativa menos formal e de fácil entendimento, tornando o cidadão um agente de controle social”, disse.

Foram usados os mesmos critérios adotados no ano passado, ao todo, são 258. Essas análises refletem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente na parte alterada pela Lei de Transparência da Gestão Fiscal (Leis Complementares Federais nº 101/2000, nº 131/2009 e nº 156/2016), a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12527/2011) e a Lei das Ouvidorias (Lei Federal nº 13.460/2017).

Metodologia da pesquisa – O Levantamento Nacional de Transparência Pública tem como objetivo examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do poder público, nas três esferas de governo, considerando as exigências trazidas pelas Leis de Acesso à Informação, das Ouvidorias Públicas e de Responsabilidade Fiscal. Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal será classificado conforme o percentual de critérios atendidos.

A depender do índice de transparência alcançado, os portais foram classificados nas categorias Diamante, Ouro, Prata, Intermediário, Básico, Inicial ou Inexistente. Essa classificação foi estabelecida com o objetivo de fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.

Atricon – A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil foi criada no dia 26 de agosto de 1992 e atua com o intuito de garantir o aperfeiçoamento e a integração dos tribunais de contas e de seus membros, visando aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade. A entidade investe e estimula a troca de informações e experiências entre os membros dos tribunais de contas, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para aprimorar a eficácia dos sistemas de controle da administração pública.

Continue Lendo

Paraíba

Galdino decide se antecipar à decisão do STF e confirma que agendará data para novo pleito na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), decidiu se antecipar à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da possível anulação da antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa paraibana e confirmou que agendará data para o novo pleito.

De acordo com Galdino, será confortável agendar a eleição “ainda no final deste mês de novembro ou no início de dezembro“.

O comentário do deputado foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (18/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo