Nos acompanhe

Paraíba

IV HackFest: procuradores da Lava Jato falam sobre a tecnologia nas investigações

Publicado

em

‘Tecnologia e grandes investigações contra a corrupção’ foi o tema do painel apresentado pelos procuradores integrante da Força-tarefa Lava Jato, Roberson Henrique Pozzobon e Júlio Carlos Motta Noronha, na tarde desta sexta-feira (17), no IV Hackfest + Virada Legislativa. O auditório mais que lotou de espectadores, entre eles autoridades e membros do Ministério Público, a exemplo do procurador-geral de Justiça, Francisco Seraphico Ferraz da Nóbrega filho.

Júlio Noronha trouxe uma visão da evolução da tecnologia e destacou que há uma série de dificuldades no combate à corrupção, entre elas o fato de os criminosos contarem com os mesmos recursos tecnológicos que o Estado dispõe e os usam para esconder provas, dificultar as investigações e monitorar as atividades do Estado.

“A corrupção se vale da apatia das pessoas. Não sejamos meros espectadores do combate à corrupção. A responsabilidade dessa luta não é só do Estado. É preciso a participação popular”, destacou Roberson Pozzobon.

O procurador da República, Fábio George Cruz, que mediou o painel, endossou que sem uma sociedade participativa não será possível criar um novo Brasil e destacou a presença de Gil Castelo Branco, da Associação Contas Abertas, na plateia e o seu trabalho histórico em prol da transparência e contra corrupção.

Superação

O IV Hackfest abriu espaço para histórias de superação e resiliência, no painel apresentado pelo nadador, campeão brasileiro e sul-americano, Igor Sousa; pelo fundador do Movimento Code for Brazil, Stephan Rodrigues Garcia e pelo coordenador de estagiários de uma empresa de tecnologia e inovação do Nordeste, Antônio Gomes Castro Júnior.

O Code for Brazil é uma comunidade com foco em tecnologia, fomentando o ecossistema de inovação cívica para melhorar a qualidade de vida no Brasil. Stephan Rodrigues, que quando criança foi vítima de negligência, violência e abuso, tendo sido institucionalizado, falou de como o fato de ter aprendido a usar o conhecimento tecnológico o resgatou e deu sentido à sua vida.

Resgatado das ruas, recebeu oportunidades dadas pelos programas de ações sociais de sua cidade, conseguiu o 1o emprego aos 23 anos como estagiário em uma prefeitura e ascendeu na carreira, chegando a coordenar uma equipe de 900 pessoas. “Aprendi a valorizar o servidor público, porque o prefeito e os vereadores vão embora, mas tem gente q fica há mais de 30 anos ajudando as pessoas.”

Antônio Gomes falou sobre corrupção, propina e sobre a importância do controle social e da tecnologia (destacando aspectos como o big data) para combater esses problemas. O painelista também falou sobre os conceitos de moral, ética, justiça e controle, valendo-se de discussões dos filósofos gregos Sócrates e Platão.

Mais palestras e painéis

A tarde desta sexta-feira também contou com palestras sobre ‘ciência de dados e corrupção’, com o doutor em Direito, Guilherme Jardim Duarte, que falou sobre a experiência do site ‘Jota’ especializado em cobrir o Judiciário, Ministério Público e sites do governo. Sua palestra versou sobre os desafios impostos pela desorganização dos dados públicos. Ele também falou sobre métrica, automação das matérias jornalísticas e geração de informação.

Já o programador e ativista do software livre, Álvaro Fernandes, também palestrou sobre o problema da qualidade dos dados públicos e sua relação com a corrupção.

A programação do sábado foi encerrada com duas palestras. A primeira foi sobre “Gamificação: Criando sua estratégia de engajamento”, com o diretor da Spot, Lucas Mendonça. Ele explicou que a gamificação serve para engajar uma pessoa a usar ou fazer alguma coisa. “Pode ter um produto muito bom que funciona mas que as pessoas não usam. A gamificação vem dos jogos eletrônicos. A psicologia começou a estudar como os jogos são engajadores. As pessoas passam horas jogando. Então, descobriu que os jogos usam técnicas de motivação que, bem utilizadas, motivam as pessoas a continuarem jogando, e como aplicar no mundo corporativo, nos aplicativos, na tecnologia, pra direcionar comportamento”, disse.

Sobre o hackfest, o diretor da Spot disse que é uma ideia fantástica. “É muito bom juntar as pessoas no mesmo lugar, sair com projetos inovadores para mudar não só a cidade de João Pessoa mas também o Brasil”, comentou.

A outra palestra foi sobre Data Robotics, cofundador e CTO da DataRobot, Tom de Godoy. Ele falou sobre machine learning, técnica para que uma máquina aprenda dados sobre o passado para prevê o futuro. “São algoritmos eficientes que possibilitam analisar dados e prever resultados”. A palestra também abordou a inteligência artificial.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo