Nos acompanhe

Negócios

Workshop: Produtores, técnicos e engenheiros agrônomos atualizam conhecimentos

Publicado

em

Ervas daninhas, manejo, fertilização e novas tecnologias aplicadas à cultura da cana-de-açúcar foram temas que movimentaram a quarta-feira (08) na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). Isto porque a entidade recebeu diversos produtores, bem como técnicos e engenheiros agronômos, para o primeiro dia do 17º Workshop sobre Plantas Daninhas, Nutrição e Adubação da Cana-de-Açúcar. O evento foi promovido pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB/Regional Setentrional), com o apoio da Asplan, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Sindaçúcar. Além das atividades no auditório, representantes de laboratórios agrícolas também montaram stands no estacionamento da entidade para apresentação de produtos. O evento aconteceu nos dias 08 e 09.

A abertura do Workshop foi realizada pelo presidente da Asplan, José Inácio de Morais, pelo presidente da STAB, Djalma Euzébio Simões e e pelo presidente do Comitê de Tratos Culturais da STAB, Antônio José Barros. O presidente da Asplan destacou que a boa produtividade da Paraíba se deve, principalmente, à força dos produtores, que sempre estão atrás de conhecer as novas tecnologias, mas sem esquecer o custo-benefício. “A Paraíba vive um momento bom de produtividade. Mas, isso se deve à sobrevivência dos produtores. Estamos em uma região propícia em relação a Pernambuco para a irrigação e agora os produtores estão voltados também às ações de manejo, nutrição. Isso é muito bom para o aumento da produtividade, mas é tudo fruto da perseverança”, comentou José Inácio, frisando que isso era consequência também do conhecimento de a classe vai adquirindo e, por isso, a vontade de conseguir o máximo que sua terra pode dar.

A primeira palestra foi comandada pelo Dr. Emídio Cantídio Almeida, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Ele frisou a importância da reposição de Fósforo nos solos nordestinos. “O fósforo é responsável 57% pelo crescimento da planta e cerca de 60% dos tabuleiros costeiros estão com deficiência deste elemento. Daqui para 2050, a tendência também é de que a demanda por fósforo duplique, já que a disponibilidade de alimentos está diretamente relacionada a ele”, alertou o estudioso, mostrando resultados de fosfatagem que aumentaram a fertilidade do solo e, consequentemente a produção radicular da cana.

Após isso, aconteceram três palestras para a apresentação de soluções agrícolas. A primeira foi com o representante da Ourofino, depois da Agro Soluções Agrícola, seguido pelo representante da Ihara e da Corteva. A última palestra da manhã foi a do Dr. Flávio Barcellos Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, que apresentou todo o processo de produção da sacarose na cana através da respiração, fotossíntese, e a importância do manejo foliar para o aumento dos níveis de ATR – Açúcar Total Recuperável.

“Não adianta um solo maravilhoso se o clima não ajuda a maturar e fazer com que a raiz leve nutrientes até a folha”, adiantou Barcellos. Segundo ele, quando não há água suficiente para que cheguem nutrientes à folha, a planta entra em estresse, ela não atinge sua maturação e há queda dos níveis de açúcar. “O clima favorável estimula a produção de açúcar. Mas, sem isso, é preciso ver quando e quanto será necessário em magnésio e potássio. Isso a planta é quem dirá, através dos estudos de solo. Mas, já sabemos, por exemplo, que um solo rico em potássio, culminará em folhas com baixos níveis de magnésio, já que o potássio, por possuir moléculas menores, podem utilizar os meus carreadores do magnésio, diminuindo o potencial de transporte deste”, explicou.

Após o almoço, o público teve a oportunidade de continuar a conhecer mais sobre as novidades acerca do manejo, da fertilização e controle de ervas daninhas. A primeira palestra foi a respeito da “água eletromagnetizada”, uma solução trazida pela Aqua-4 Brasil. De acordo com o palestrante, George Hércules, a novidade “desorienta” os nematoides e livra o sistema radicular da planta desses animais. Após sua apresentação, o Workshop continuou trazendo soluções sobre o uso do Quartzo no controle biológico e outros produtos que fazem o controle dos nematoides.

Encerrando o ciclo de palestras do dia, a Dra. Andréa Chaves Fiuza, da UFRPE, falou sobre as “Alternativas para o manejo de nematoides em canaviais da região nordeste do Brasil”. Em sua apresentação, ela frisou a importância de se utilizar uma mesma espécie de cana para uma grande área e também disse apostar na variedade de número RB 041443. “Vai aumentar seu cultivo a partir de 2019. Pela sua resistência e controle de ervas daninhas”, comentou. Além disso, a estudiosa apresentou alguns resultados positivos com os produtos Pottente e Azamax, bem como apostou no controle biológico. “Hoje existem muitos no mercado tão eficientes quanto o controle químico”, afirmou, concluindo as palestra e abrindo o ciclo de debates que encerrou o primeiro dia do evento.

Para o técnico de laboratório, Valber Douglas de Lira, que trabalha na estação de Carpina, Pernambuco, o evento é uma ótima oportunidade para quem deseja aprofundar os conhecimentos. “É a primeira vez que venho e achei tudo muito organizado, perfeito. Para quem deseja se aperfeiçoar ou, no caso os produtores, aumentar sua produtividade, renda, esse é um evento para isso. Adquirir conhecimento para aplicar depois”, disse.

O presidente da STAB, Djalma Euzébio Simões disse estar muito satisfeito com a realização do Workshop na Paraíba. “É muito bom vir para a Paraíba porque aqui temos esse apoio maravilhoso da Asplan e um público também muito interessado em conhecer as inovações. Agradeço a Asplan por nos acolher e esperamos que os participantes aproveitem e saiam daqui com mais conhecimentos”, disse Djalma. O segundo e último dia do evento será nesta quinta-feira (09).

Continue Lendo

Negócios

‘Barítono’: Lulu Santo apresenta show neste mês em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Lulu Santos volta a João Pessoa, no dia 29 de novembro, com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo

Negócios

Espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’ chega a João Pessoa; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após protagonizar a novela da Globo ‘Família É Tudo’, Arlete Salles volta aos palcos em turnê com o espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’. O evento chega em João Pessoa nos dias 22, 23 e 24 de novembro, com apresentações no Teatro Paulo Pontes.

Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa.

Na comédia, Luiza (Arlete Salles) e Felipe (Edwin Luisi) são vizinhos de prédio que se detestam. Sem conhecerem a identidade do outro, acabam se encontrando na rua e algo de inusitado acontece.

O texto original é de autoria de Pedro Medina, neto de Arlete, com quem contracena no espetáculo. A direção é de Amir Haddad. Além de Pedro, Alexandre Barbalho, filho da atriz, e o amigo Edwin Luisi, que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreir, a também estão no elenco.

Idealizado pelos produtores Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam, a leve e divertida comédia pode estar em cartaz perto de você.

Clique nesse link e saiba mais sobre as datas

Continue Lendo

Negócios

Dire Straits Legacy se apresenta em João Pessoa no mês de dezembro; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Formada por integrantes de diferentes fases da carreira da banda britânica, a DIRE STRAITS LEGACY está em permanente evolução.

Após bem sucedida turnê pelo Brasil, a banda DIRE STRAITS LEGACY volta ao país com a For You South America Tour 2024. Formada por músicos que fizeram parte de diferentes fases da carreira do Dire Straits, a banda apresenta um show único e emocional que revive a inesquecível e mágica atmosfera da icônica banda britânica.

“Money for Nothing”, “So Far Away”, “Sultans of Swing”, “Walk of Life”, “Romeo and Juliet” e muitas outras canções memoráveis interpretadas ao vivo por Alan Clark (teclados), Phil Palmer (guitarra), Mel Collins (sax), Marco Caviglia (voz e guitarra), Danny Cummings (percussão e voz) e Steve Walters (baixo).

SERVIÇO:

QUANDO: 8 de dezembro

AONDE: CELEBRATION R. Orlando Falcone de Oliveira – Portal do Sol, João Pessoa – PB, 58046-528

VENDAS: blueticket.com.br/evento/36413?c=dire-stratits-joao-pessoa

Sobre Dire Straits Legacy

Formada por integrantes de diferentes fases da carreira da banda britânica, a DIRE STRAITS LEGACY está em permanente evolução e, além de manter viva a memória de canções atemporais, como “Romeo and Juliet”, “Sultans of Swing”, “Money for Nothing”, “Tunnel of Love”, “Walk of Life”, “When It Comes to You”, “You and Your Friend”, “On Every Street” e muitos outros hits, apresenta novas composições.

Alan Clark integrou o Dire Straits de 1980 a 1985 e participou de discos e turnês. Ao lado de Alan Clark estão Phil Palmer (direção musical/guitarra/voz), que trabalhou com Dire Straits de 1990 a 1992, o renomado saxofonista Mel Collins, membro do Dire Straits de 1983 a 1985, que tocou no famoso Alchemy Live Album e no EP Twisting By The Pool e o percussionista Danny Cummings que integrou o Dire Straits em 1990 e participou do álbum e turnê On Every Street.

O italiano Marco Caviglia (voz e guitarra), um apaixonado pela música de Dire Straits e de seu mentor musical Mark Knopfler, e o baixista britânico Steve Walters completam o time.Sobre os integrantes

Alan Clark (teclados)

Alan ingressou no Dire Straits em 1980, tornando-se seu primeiro e principal tecladista, e é conhecido como seu diretor musical não oficial. Além de trabalhar com a banda até sua dissolução, em 1995, ao lado de Mark Knopfler, co-produziu o último álbum da banda, On Every Street.

O músico tocou e gravou com uma longa lista de outros artistas, foi membro da banda de Eric Clapton e diretor musical de Tina Turner por vários anos. Mais recentemente, produziu com Phil Palmer o álbum de 3 Chord Trick do LEGACY.

Danny Cummings (percussão e voz)

Danny juntou-se ao Dire Straits como seu percussionista em 1990 e tocou no álbum On Every Street, assim como na turnê. Fora de Dire Straits, ele trabalhou com grandes artistas, incluindo Tina Turner, George Michael, Bryan Adams, Pino Daniele, e foi o baterista em Mark Knopfler durante vários anos.

Marco Caviglia (voz e guitarra)

Apaixonado pela música de Dire Straits e seu mentor musical Mark Knopfler, Marco, nascido em Roma, formou a banda Solid Rock em 1988 e em 1990 fez uma turnê com o lendário bluesman do Notting Hillbillies, Steve Phillips. Mas seu sonho era tocar com seus “heróis” do Dire Straits, e esse sonho se tornou realidade em 2010 a DS Legends, e agora novamente com a Dire Straits Legacy.

Mel Collins (sax)

Mel se juntou ao Dire Straits em 1982 e tocou no álbum e turnê Love Over Gold e no álbum Twisting by the Pool. Ele também tocou com uma diversos artistas e bandas, incluindo Stones, Camel, Eric Clapton, Joe Cocker, Tears for Fears. Mel é um dos membros da formação original do King Crimson.Phil Palmer (guitarra)

Phil ingressou no Dire Straits em 1990 e tocou no álbum On Every Street e na turnê mundial do mesmo álbum. Ele é um dos principais guitarristas do mundo, tendo tocado em mais de 450 álbuns e realizado turnês com alguns dos maiores artistas do mundo; pense em um nome e Phil provavelmente já tocou com esse artista. Ele também foi membro da banda de Eric Clapton, onde ele conheceu seu colega da Dire Straits Legacy, Alan Clark, e é um membro fundador da Dire Straits Legacy.

Steve Walters (baixo)

O baixista Steve Walters estudou com Jaco Pastorius e tem em seu currículo trabalhos com grandes nomes, como Jimmy Cliff, Mariah Carey, Pet Shop Boys, Rod Stewart, Chaka Khan, Amy Winehouse, entre outros.

Continue Lendo