A maratona hacker é o carro-chefe do HackFest, que, em sua quarta versão, também agregará a ‘Virada Legislativa’. Mas, além dessas atrações, estão sendo programadas uma série de palestras abertas ao público, nas áreas de tecnologia, educação, economia, transparência e contas públicas, sempre com foco no combate à corrupção, que é uma das principais causas da pobreza e miséria social. ‘Por uma sociedade politicamente participativa’ é o tema central do evento, que será realizado entre os dias 16 e 19 deste mês, na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa.
Entre os palestrantes convidados para o evento, está Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e um dos fundadores do Estadão Dados, que deve fazer uma das palestras de abertura do evento, na tarde da quinta-feira (16). A segunda palestra deve ser proferida por Wagner de Campos Rosário, ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).
Tecnologia contra corrupção
Um dos painéis propostos deve ter a participação dos procuradores da República, Roberson Henrique Pozzobon e Julio Carlos Motta Noronha (integrantes da força-tarefa Lava Jato) e Fábio George Cruz da Nóbrega, coordenador da Câmara de combate à corrupção do Ministério Público Federal. Eles vão discutir sobre ‘Tecnologia e grandes investigações contra a corrupção: alavanca ou âncora?’.
O economista e fundador da Associação Contas Abertas, Francisco Gil Castelo Branco Neto, também está confirmado para o evento. Outros nomes estão sendo apontados para integrar o rol de palestrantes e painelistas, como José Pacheco, Carlos Sebastião Andriani, Antonio Hanrique Baltazar, Julio Marcelo, Wesley Vaz Silva, Marcus Lindermayer, Walber Alexandre Oliveira e Silva, Álvaro Fernandes de Abreu Justen, Cláudio Lucena, Igor Sousa, Stephan Rodrigues Garcia, Antônio Gomes Castro Júnior, Guilherme Jardim Duarte, Igor Sousa; Fabro Steibel e João Trindade Cavalcanti Filho. A programação completa deve ser anunciada nos próximos dias.
Inscrições para maratona
As inscrições para a ‘Maratona por mudanças’ terminam nesta quinta-feira (02/08) e são gratuitas. Conforme o regulamento, o requerimento deve ser feito por formulário eletrônico, disponibilizado no site hackfest.com.br. O objetivo é fomentar o espírito cívico e explorar a utilização de diferentes formas de mobilização social.
Os maratonistas já entram em ação a partir das 18h30 da quinta-feira (16), participando da palestra de nivelamento e do ‘toró de ideias’ (brainstorm). As equipes serão divididas em duas ‘trilhas’: de ‘tecnologia’ e de ‘leis e mobilizações’. Na primeira, os participantes contarão com o apoio de coaches em TI e finanças, direito e gestão pública para criar aplicativos. Na segunda, haverá tutores especialistas para apoiar no desenvolvimento de propostas de projetos de lei de iniciativa popular e estruturar campanhas de mobilização.
No último dia do evento, serão apresentados os produtos desenvolvidos pelas equipes e escolhidos como finalistas as 10 equipes melhores avaliadas (três da produção de leis e sete de desenvolvimento de softwares), que serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. Estão sendo oferecidas 250 vagas para maratonistas com experiência em Tecnologia da Informação (TI) e outras áreas que possam contribuir nas equipes para a concepção e desenvolvimentos dos aplicativos.
O evento
O IV HackFest pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI/MPPB), pela Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa, Câmara Municipal de João Pessoa e Laboratório Analytics da Universidade Federal da Paraíba (UFCG). Conta com o apoio de mais de 30 instituições parceiras: Ministério da Justiça, Transparency International, Contas Abertas, MPDFT, Cade, Atricon, MPF, Aspol, Adepdel, ANTC, AMPB, Funifier, PF, PM, IAI, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Ajufe, Anid, Data Robot, Five ACTS, RF, SindContas, Fab Work, Esat, Unipê, Conductor, Ibis e Hotel Manaíra.