Nos acompanhe

Negócios

Renda Renascença é principal fonte de renda para 20% das mulheres do Cariri

Publicado

em

A Renda Renascença produzida na Paraíba é exportada para vários países da Europa e é a principal fonte de renda para mais de quatro mil artesãs do Cariri paraibano, cerca de 20% da população feminina das cidades polo da região.

Há cerca de 80 anos a Renda faz parte da história do Cariri e atualmente mais de 600 famílias, das cidades de Monteiro, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Sumé e Prata fazem parte da produção. A Renda já esteve presente em grandes e importantes desfiles de moda pelo Brasil e pelo mundo, como na São Paulo Fashion Week, tradicional semana de moda brasileira e na semana de moda Maison Paris na França.

A Renascença é uma atividade familiar, passada de geração para geração. Além do peso histórico e cultural que a atividade carrega, ela também representa um grande potencial econômico para as oito cidades que fazem parte do pólo de produção da renda renascença. Segundo a gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Monteiro, Maria Madalena de Arruda Andrade, o cenário da produção de renda é desafiador e de grandes oportunidades, mas para isso é necessário inovação por parte dos produtores, informa reportagem do Jornal da Paraíba.

Eventos estimulam empreendedorismo

Ainda segundo Madalena, o cenário da produção de Renda Renascença já foi mais difícil. Hoje, com a criação das 13 associações distribuídas nas cidades polo, os produtores estão mais organizados e pensando na renda de uma forma empreendedora. Para estimular esse pensamento entre as rendeiras, o Sebrae organiza cursos, palestras e workshops mostrando novidades e formas de produzir que elevem o patamar da renda já produzida na região e que assim possa alavancar ainda mais as vendas e transformar a renda em um negócio de sucesso.

Um exemplo dessa procura por fortalecer a produção da renda renascença na Paraíba é o workshop de Desing de Renda+Moda, que o Sebrae realiza na quinta (2) e quarta-feira (3). O objetivo é mostrar às rendeiras novas formas e técnicas de fazer a renda para inserir o produto no pedido atual do mercado da moda. Madalena afirma que o intuito é tornar o negócio da renda mais competitivo, mais profissional. Para ela, criatividade e inovação são essenciais para a conquista de novos mercados e para se manter nos espaços já conquistados.

Necessidade de profissionalização
Uma das rendeiras que lutam por levantar a Renda Renascença no Cariri é Maria Socorro da Costa, conhecida como Dona Socorrinha, moradora da comunidade de Cacimbinha, distrito da cidade de São João do Tigre. Ela começou a fazer renda aos sete anos de idade. Aprendeu com a mãe, na época em que a renda era a principal fonte de renda das mulheres da família dela e da comunidade. Agora, aos 41 anos ela são vive mais do dinheiro da renda renascença. Formada em pedagogia, usa a renascença como forma de complementar o salário.

Dona Socorrinha comenta que a produção de renda ainda paga pouco às mulheres e que a produção precisa ser mais profissionalizada. “Ainda temos muito caminho a vivenciar com relação à profissionalização da renda. A gente já avançou bastante em alguns sentidos, mas ainda temos pessoas que querem continuar produzindo da mesma forma de antigamente, como a gente começou. E temos mulheres que querem se modernizar, evoluir. Então, nesse contexto de gente que quer ir e gente que quer ficar, acaba que a gente não torna o trabalho tão profissionalizado. Não dá a ele o poder que ele tem. E assim não conseguimos ganhar dinheiro como poderíamos”, acredita.

Renda e identidade
Segundo Dona Socorrinha, a Renda Renascença tem um significado especial para as mulheres do Cariri “A renda representa toda uma história, a vida de várias mulheres da nossa região, porque a grande maioria de mulheres que tem a minha idade, tudo que conseguiu foi através da renascença. Antes que tivesse esses programas sociais como bolsa família, a única fonte de renda dessas mulheres era a renda renascença. E isso garantiu pra elas a sobrevivência, algumas conseguiram mobiliar a casa… A renda garantiu praticamente tudo a essas mulheres, principalmente em épocas de secas na nossa região que sabemos bem como é difícil”.

A renda renascença produzida na paraíba é referência e modelo do estilo em todo o mundo. Não é à toa que o produto é exportado para diversos países e está presente em vários desfiles de moda ao redor do mundo. Para as rendeiras da região, falta a percepção de ver no seu trabalho toda a magnitude e potencial de gerar ainda mais renda e transformar realidades.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Negócios

Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.

O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.

SOBRE O TIRULLIPA

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

FICHA TÉCNICA:

ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14

SERVIÇO:

Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879

Continue Lendo

Negócios

‘Sem Contraindicação’ desta quinta fala sobre doenças autoimunes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na edição desta quinta-feira (19/09), o “Sem Contraindicação” irá promover debates acerca das doenças autoimunes.

Com a apresentação de Linda Carvalho e a presença de especialistas convidados, o vídeocast irá abordar métodos de tratamentos que portadores de doenças autoimunes podem adotar para ter uma vida com mais conforto e qualidade.

VÍDEOCAST

O videocast “Sem Contraindicação” vai ao ar toda quinta-feira, ao meio-dia, no canal da Unimed João Pessoa no YouTube e no Spotify. Cada episódio, traz sempre dois convidados, que abordam temas relacionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

As informações completas sobre o programa estão no Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao. Na página, ficam disponíveis os links para acesso ao canal da Unimed JP no YouTube e no Spotify, além de espaço para as pessoas enviarem sugestões para o programa.

Continue Lendo