Nos acompanhe

Negócios

Cobrança da Energisa julgada abusiva estava baseada em contrato regular, diz TJPB

Publicado

em

Em sessão realizada nesta terça-feira (24), a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba afastou a condenação imposta à Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, por entender que a mesma realizou a cobrança de tarifas baseada em contratos regulares, firmados com a União com intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com relatoria da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, o órgão fracionário deu provimento à Apelação Cível nº 0000698-55.2011.815.0251 apresentada pela concessionária de energia, isentando-a da devolução dos valores em dobro. A decisão reformou a sentença e julgou improcedente o pedido feito pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado da Paraíba (Sinepe/PB).

Na sentença, a cobrança a mais efetuada na parcela “A” integrante nas faturas pelo consumo de energia dos filiados do Sindicato, no período posterior a 10/02/2006, havia sido declarada ilegal e abusiva. Por este motivo, foi determinada a devolução em dobro, em favor dos substituídos processualmente pela parte autora, da quantia a maior cobrada, informa reportagem do TJPB.

A Energisa apelou da decisão, alegando, em sede de preliminar, que a competência para a análise do pleito seria da Justiça Federal, em virtude de litisconsórcio necessário entre a Energisa Borborema, ANEEL e União; necessidade de suspensão do processo, em virtude do ajuizamento da Ação Coletiva nº 2009.38.00.027553-3 movida pela Associação de Defesa dos Interesses Coletivos (ADIC) contra todas as distribuidoras de energia elétrica, perante a 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais; ilegitimidade do Sindicato por ausência de autorização expressa dos filiados.

No mérito, aduziu que a cobrança das tarifas se baseou na regularidade de contrato de concessão firmado com a União, por intermédio da Aneel, “devendo a alteração na metodologia de cálculo surtir efeitos prospectivos, em respeito ao ato jurídico perfeito e à segurança jurídica”.

Ao rejeitar as preliminares, a relatora argumentou que a discussão sobre ilegalidade e restituição de tarifas em favor dos usuários de energia elétrica era de competência exclusiva da concessionária de energia. Afirmou, também, que a ação movida pela ADIC motivou a suspensão das demandas coletivas ajuizadas exclusivamente contra a ANEEL, conforme determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não sendo o caso do processo em questão. Asseverou, ainda, que os sindicatos não precisam de autorização expressa de cada substituído, porque diretamente legitimados pelo artigo 8º, III, da Constituição Federal.

Em relação ao mérito, a desembargadora Fátima esclareceu que a Lei nº 9.427/2006 dispõe sobre a atuação da ANEEL como agência reguladora competente para tratar sobre as questões regulatórias e fiscalizatórias da produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, em conformidade com as políticas e diretrizes emanadas do poder concedente, sendo uma de suas características a fixação da tarifa de energia.

“A metodologia adotada na previsão dos valores da tarifa de energia elétrica obedece às disposições contratuais oriundas da concessão administrativa da própria União, sendo a ANEEL responsável pela fixação e revisão de tais valores, tendo a concessionária que ‘obedecer’ ao regramento constante no instrumento pactuado”, explicou.

A relatora acrescentou que a Energisa realiza apenas a cobrança da tarifa de acordo com as determinações impostas pelo poder concedente, com intermédio da ANEEL, não havendo, pois, como conceber a ilegalidade emanada da concessionária de energia elétrica, sob pena de afronta à legalidade e à segurança jurídica.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Negócios

Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.

O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.

SOBRE O TIRULLIPA

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

FICHA TÉCNICA:

ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14

SERVIÇO:

Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879

Continue Lendo

Negócios

‘Sem Contraindicação’ desta quinta fala sobre doenças autoimunes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na edição desta quinta-feira (19/09), o “Sem Contraindicação” irá promover debates acerca das doenças autoimunes.

Com a apresentação de Linda Carvalho e a presença de especialistas convidados, o vídeocast irá abordar métodos de tratamentos que portadores de doenças autoimunes podem adotar para ter uma vida com mais conforto e qualidade.

VÍDEOCAST

O videocast “Sem Contraindicação” vai ao ar toda quinta-feira, ao meio-dia, no canal da Unimed João Pessoa no YouTube e no Spotify. Cada episódio, traz sempre dois convidados, que abordam temas relacionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

As informações completas sobre o programa estão no Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao. Na página, ficam disponíveis os links para acesso ao canal da Unimed JP no YouTube e no Spotify, além de espaço para as pessoas enviarem sugestões para o programa.

Continue Lendo