Nos acompanhe

Brasil

Curta-metragem de estudantes da PB vai representar o NE no projeto Cineastas 360º

Publicado

em

Os estudantes Mikaelle Neves Cavalcante, Nallanda Bezerra Lima, Padro Lúcio Gouveia Tavares, Tarcilla Mayara Monteiro Leite e a professora Kelly Oliveira, todos da Escola Estadual Professora Maria Celeste Nascimento, do município de Zabelê, foram selecionados para representar o Nordeste no projeto Cineastas 360º, desenvolvido pelo Facebook, em parceria com a ONG Recode.

O grupo estará em São Paulo no próximo dia 24 para apresentar o vídeo “Encontro com um nordestino”, que conquistou o primeiro lugar na etapa regional do projeto. Tudo começou há dois meses, quando a equipe do Facebook selecionou escolas localizadas em cidades com difícil acesso à tecnologia. “Fomos escolhidos por eles e participamos de uma capacitação com o equipamento doado para a escola. Recebemos três câmeras que filmam em 360º, três óculos de realidade virtual e três celulares”, explicou a professora Kelly Oliveira.

Diante do material, os estudantes escolheram retratar no seu curta-metragem, que tem a duração de cinco minutos, a vida do Sr. Rona, morador da zona rural do município de Zabelê. “A ideia do vídeo foi toda dos alunos. Escolheram um senhor que tinha uma história de vida bonita para contar e se esforçaram muito nas gravações”, contou a professora. O trabalho dos estudantes foi recompensado com a escolha do vídeo para representar o Nordeste na etapa nacional.

“Estamos muito ansiosos para esta etapa. Os alunos nunca foram a São Paulo e disseram que não estão nem dormindo de tanta ansiedade”, disse a professora Kelly Oliveira, que acompanhará o grupo. Em São Paulo eles participarão de uma extensa programação cultural com visita a museus e a polos de tecnologia da cidade. O vencedor nacional será anunciado durante uma cerimônia que acontecerá no dia 25 de julho na Estação Hack, espaço do Facebook em São Paulo.

Projeto Cineastas 360º – O Facebook, em parceria com a ONG Recode, deu início no Brasil, em 2018, ao Projeto Cineastas 360º, onde alunos de escolas públicas de todo o país usarão a tecnologia de vídeo 360º para produzir filmes que retratem questões relevantes de suas comunidades.

Durante o projeto, estudantes do Ensino Médio aprendem novas habilidades em tecnologia e produção de vídeo 360º, tendo a oportunidade de explorar possibilidades de carreira em campos técnicos e criativos. Todos os equipamentos permanecem com as escolas após o término do projeto: o Facebook doa, a cada um dos colégios participantes, três kits com os equipamentos Gear VR, celular Samsung, câmera e tripé.

“O uso de realidade virtual tem transformado os mais diversos campos, da medicina à educação. Nosso objetivo com o Projeto Cineastas 360º é dar aos estudantes a chance de criar e desenvolver conteúdos usando essas novas tecnologias”, afirma Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook e Instagram para América Latina. “Os estudantes aprenderão uma nova forma de comunicação usando tecnologia de ponta, enquanto escolas e professores passarão a ter treinamento e capacidade técnica para usar tecnologia 360 no ensino”, finalizou.

O Cineastas 360º foi desenvolvido a partir de um projeto similar feito pelo Facebook nos Estados Unidos, em parceria com a ONG Digital Promise, também envolvendo a tecnologia de realidade virtual. Entre os temas abordados nos vídeos 360º feitos por estudantes norte-americanos estão o bullying, a diversidade e a experiência de ser filho de imigrantes vivendo nos EUA.

Continue Lendo

Brasil

Projeto criminaliza venda de veículo com débitos para ser usado até ser pego pela fiscalização

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Projeto de Lei 3900/23 prevê prisão de seis meses a um ano para quem compra ou vende veículo com multas e débitos acumulados a preços baixos com o objetivo de driblar a legislação. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o autor do projeto, deputado Alberto Fraga (PL-DF), tem aumentado o número de casos de veículos com débitos altos, principalmente por conta de multas, que são vendidos a preços baixos para que o comprador use até ser pego em alguma operação de trânsito. “Nesse caso citado, fica clara a intenção do vendedor e do comprador em burlar a legislação de trânsito”, afirma o parlamentar.

“A prática é grave pelo potencial uso do veículo, já que a ideia principal é não se importar com multas, colocando em risco pessoas e patrimônios, além do prejuízo ao Estado”, critica Fraga.

Próximos passos
A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para votação em Plenário.

A Agência Brasil lembra que para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Continue Lendo

Brasil

MIDR reconhece situação de emergência em mais cidades da Paraíba e de outros 5 Estados; veja lista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quarta-feira (16/10), a situação de emergência em 11 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes nos links abaixo:

Portaria n° 3.483

Portaria nº 3.488

Portaria nº 3.489

Foram afetados pela estiagem os municípios de Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Codajás e Itapiranga, no Amazonas; São João do Soter, no Maranhão; Ponta de Pedras, no Pará; Assis Chateaubriand e Ubiratã, no Paraná, e Aroeiras, na Paraíba

No Rio Grande do Norte, a cidade de Olho-D‘Água do Borges enfrenta a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem. Já o município de Manacapuru, no Amazonas, registrou erosão de margem fluvial.

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Brasil

Comissão aprova aumento de pena para crimes de trânsito praticados sob efeito de álcool

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (16) projeto que aumenta as penas de crimes de trânsito praticados sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa. O texto também eleva a punição em caso de infrações relacionadas ao tráfego incompatível com a segurança da via.

Foi aprovado o Projeto de Lei 2567/24, do deputado Cobalchini (MDB-SC), que sugere alterações em quatro artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com a Agência Câmara, são alteradas as penas para as seguintes condutas:

– praticar homicídio culposo na direção de veículo sob a influência de álcool ou substância psicoativa que determine dependência.

  • a pena atual de reclusão de cinco a oito anos passa a ser de reclusão de cinco a 18 anos. O texto prevê ainda a suspensão ou proibição da permissão ou da habilitação para dirigir.

– causar lesão corporal grave ou gravíssima sob o efeito de álcool ou outra substância psicoativa.

  • A pena de dois a cinco anos de reclusão passa a ser de dois a sete anos de reclusão.

– conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou substância psicoativa.

  • A pena passa a ser de reclusão de um a quatro anos, atualmente é de detenção de seis meses a três anos.

– trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais, terminais de passageiros, logradouros estreitos ou onde haja grande movimentação de pessoas.

  • A pena atual de seis meses a um ano de detenção ou multa passa a ser de um a dois anos de detenção.

O relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), defendeu a aprovação do texto. Ele concordou com a ideia de punir com mais rigor “condutores que não têm consciência dos trágicos efeitos da mistura de bebida e direção”.

“Enquanto cabe aos órgãos de trânsito a tarefa de fiscalizar as práticas ilícitas, ao Parlamento incumbe o dever de prever punições mais elevadas para os crimes praticados  nessas condições”, pontua o relator.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser discutido e votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal.

Continue Lendo