A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), por meio da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar, realizou, na manhã da quinta-feira (19), o quarto dia de debates com os pré-candidatos ao Governo do Estado, com representação no Congresso Nacional, sabatinando Tarcio Teixeira. O evento foi comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia. Segundo ele, o objetivo da sabatina é conhecer as principais ideias de cada um para a condução do Estado.
Tárcio Teixeira (PSOL), declarou que é preciso por fim ao uso de apadrinhados políticos e dos chamados ‘codificados’ na administração pública. “O Estado precisa acabar com isso e a única forma da fazê-lo é com a realização de concursos públicos”, atestou ao adiantar, caso seja eleito, abrirá vagas em todos os setores do governo.
O candidato revelou que o “o hospital de Uiraúna foi abandonado. O hospital de oncologia roda como promessa, mas não é inaugurado. Precisamos ter clareza disso. Isso são promessas que existiam e não foram realizadas, porque os que fazem a saúde pública necessitam de descentralização. O acesso a medicamentos, agendamento de consultas e cirurgias vai de um posto central dificultando ainda mais o acesso”.
Para ele, o problema da saúde é a centralização do serviço. “Precisamos descentralizar os serviços. Temos lotação porque existe centralização. A população morre dentro das ambulâncias porque não tem acesso à saúde do Litoral ao Sertão. Vítimas de câncer têm que ter tratamentos longos e desgastantes, porque não existe tratamento em sua região”, criticou.
Tárcio mostrou-se contrário ao fechamento de comarcas e adiantou que nem só de obras faraônicas vive o povo paraibano. Ele defende que é urgente pensar também em coisas mais próximas das pessoas, obras consideradas pequenas, mas que fazem uma enorme diferença na vida dos cidadãos.
Comissão de Direito Eleitoral
A presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Adriana Rodrigues, afirma que os debates vem sendo uma forma de mobilizar os advogados e a sociedade para conhecer um pouco mais dos pretensos candidatos, além de contribuir com o processo democrático e estimular a participação de todos neste processo de escolha dos futuros governantes e representantes políticos de forma consciente.
Os debates foram iniciados na segunda-feira (16) com João Azevedo. Na terça-feira (17), o entrevistado foi José Maranhão e ontem Lígia Feliciano. Amanhã, sexta-feira (20), será a vez de Lucélio Cartaxo. As sabatinas estão sendo iniciadas as 10h00 no auditório da OAB-PB.
Na sabatina de hoje, Tarcio Teixeira respondeu perguntas de advogados e o público em geral sobre extinção de Comarcas, realização de concurso público na área de direito para advogados, advocacia pública, segurança pública, infraestrutura, combate à corrupção, segurança hídrica, esporte, saúde, planejamento familiar, entre outros.
“Foi um prazer estar no debate, com todos e todas que fazem a OAB e poder apresentar quem é Tarcio Teixeira, nosso programa de governo ou parte dele. A democracia é feita dessa forma, com diálogo e espaços igualitários. Seria bom que este espaço realizado pela OAB fosse uma realidade também nos outros espaços de TV ou organizações populares e institucionais”, declarou Tarcio.