Nos acompanhe

Paraíba

TCE constata irregularidades e reprova prestação de contas de Gado Bravo e Arara

Publicado

em

Não recolhimento de obrigações previdenciárias, desvio na aplicação de recursos, contratação por excepcional interesse público e horas extras sem comprovação foram irregularidades que ensejaram, na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado, nesta quarta-feira (18), a reprovação das contas dos municípios de Gado Bravo e Arara, no exercício de 2015, gestões dos ex-prefeitos, respectivamente, Austerliano Evaldo Araújo e Eraldo Fernandes de Azevedo, este último tendo sido responsabilizado pelo montante de R$ 185,3 mil. Ainda cabe recurso.

Foram aprovadas as contas dos municípios de Triunfo, Umbuzeiro e Arara, relativas ao exercício de 2017, resultado do processo de acompanhamento da gestão em tempo real, implantado pelo Tribunal de Contas no início do ano passado. A conta da Prefeitura Municipal de Sapé, exercício de 2014, processo remanescente de sessão anterior, também recebeu parecer favorável, após o voto de vista do conselheiro Arnóbio Alves Viana.

Mais sete processos de prestações de contas anuais de Câmaras Municipais, relativos ao exercício de 2017, foram apreciados e julgados regulares pelo Tribunal Pleno. Foram elas as PCAs de Monteiro, Zabelê, São José dos Cordeiros, Pitimbu, Riachão, Catingueira e Queimadas. De 2016, as câmaras de Imaculada, Princesa Isabel, Alagoinha e Catolé do Rocha.

A Secretaria de Estado de Representação Institucional, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e a Companhia Estadual de Habitação Popular – Cehap tiveram aprovadas as contas de 2017. Na relatoria do conselheiro Fernando Catão, o Pleno acatou o cumprimento de decisão para comprovação de débitos, relativo ao Acórdão APL-TC-00736/2013, por parte do ex-prefeito de Santana dos Garrotes, José Alencar Lima.

O Tribunal de Contas realizou a 2180ª sessão ordinária do Tribunal Pleno. Além do presidente, conselheiro André Carlo Torres Pontes, estiveram presentes na composição do quórum os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Antônio Nominando Diniz, Fernando Rodrigues Catão e Marcos Antônio Costa. Também, dos conselheiros substitutos Oscar Mamede Santiago Melo, Antônio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público foi representado pelo procurador geral Luciano Andrade Farias.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 970 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (28), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferta 978 vagas de emprego em 12 municípios do estado. Somente em João Pessoa, as oportunidades chegam a 576, enquanto as demais vagas estão distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Santa Rita, Guarabira, Patos, Pombal, Cajazeiras, Cabedelo, Mamanguape, Bayeux e São Bento.

Atendente de telemarketing (com exigência do ensino médio completo) é a função que continua disponibilizando o maior número de vagas – 300 somente em João Pessoa, que também oferta vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria (10), garçom – médio completo (10), vendedor pracista – possuir CNH e disponibilidade para viagem (6), cumim  – médio completo (8), ajudante de motorista, auxiliar de escritório, motorista de caminhão (6 vagas para cada cargo), carregador – armazém (5), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 88 vagas, entre as quais para os cargos de operador de caixa – médio completo (10), carpinteiro – fund. incompleto (8), ferreiro armador na construção civil e consultor de vendas (6 vagas cada função), auxiliar de cozinha – fund. completo (4), instalador fotovoltaico e supervisor de vendas no varejo (3 vagas cada).

No município de Santa Rita, serão oferecidas 118 vagas de emprego, distribuídas nos cargos de ajudante de carga e descarga de mercadoria (30), servente de obras (25), auxiliar de linha de produção (20), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15), oficial de serviços gerais na m. de edificações (5), entregador de gás (4), e costureira de máquinas industriais – médio completo (6), mecânico de automóvel (3), entre outros específicos.

Em Patos, serão 16 vagas para várias funções: auxiliar administrativo – médio completo (5), costureiro, a máquina na c. em série – médio completo (5), vendedor em comércio atacadista, desenhista industrial gráfico, motorista de carro de passeio e auxiliar de cozinha, (1 vaga cada cargo), e atendente de lanchonete – fundamental completo 3 meses/CTPS (2).

No Sine/PB de Mamanguape, serão ofertadas três oportunidades de emprego: frentista – fundamental completo (possuir veículo próprio), operador de caixa e vendedor interno – médio completo (1 vaga para cada função).  Outras 21 vagas serão oferecidas em Cabedelo, para cargos de encanador, balconista, vendedor porta a porta, repositor – em supermercados, operador de caixa, embalador, a mão, vigia noturno, armador de fer. na construção civil e montador, a mão (2 vagas para cada função), para motorista carreteiro, auxiliar de limpeza e servente de obras – uma vaga para cada.

No município de Sapé, o Sine-PB vai oferecer 39 vagas para servente de obras (20), agente de vendas de serviços e motorista de caminhão – três vagas para cada, garçom (5), chapista de lanchonete, fiscal de loja, mecânico de automóveis e caminhões, recepcionista atendente, vendedor pracista e atendente balconista (1 vaga para cada função), balconista de açougue – médio completo (2).

Para Guarabira, serão 109 vagas para diversas funções, tais como: repositor – em supermercados e operador de caixa (30 vagas para cada), atendente de padaria (15), auxiliar de estoque – fundamental incompleto e empregado doméstico nos serviços gerais – 10 vagas para cada, fiscal de loja (6), açougueiro (5) e para conferente de faturas e notas fiscais – médio completo (3).

Em Bayeux, serão disponibilizadas nove vagas, sendo quatro para auxiliar de logística (fundamental completo), duas para mecânico de veículos automotores e atendente de balcão (para cada), e uma para motorista carreteiro. No município de Pombal, serão quatro vagas, para ajudante de motorista, assistente administrativo, auxiliar de limpeza (1 vaga cada) e professor de educação física na saúde – superior completo (1).

No Sine estadual de São Bento, serão duas vagas, das quais uma para promotor de vendas e outra para vendedor – no comércio de mercadorias. Em Cajazeiras, também serão duas vagas: uma para auxiliar de mecânico diesel e outra para técnico mecânico (máquinas).

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas 

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

PB Agora/Datavox: Cícero lidera disputa em JP com 30 pontos de vantagem contra Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Faltando menos de 24 horas para o segundo turno das eleições em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) lidera com ampla vantagem na corrida pela Prefeitura, de acordo com pesquisa divulgada neste sábado (26/10). Segundo o levantamento, Cícero registra 57,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto seu adversário, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), aparece com 27,2%. Nessa modalidade os eleitores indecisos somam 8,3%, e 7,3% afirmam que pretendem votar em branco ou nulo.

No cenário espontâneo, onde os eleitores não são apresentados aos nomes dos candidatos, Cícero também mantém a liderança com 56,6%, seguido por Queiroga com 27,2%, que mantém o mesmo percentual da estimulada. Eleitores indecisos somam 9,2%, enquanto os votos brancos ou nulos representam 7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-04518/2024 e realizada entre os dias 23 e 24 de outubro. O levantamento ouviu 784 eleitores em cinquenta bairros da capital paraibana, com um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com esses números, Cícero Lucena entra na reta final com uma vantagem significativa sobre Queiroga, o que pode ser decisivo no desfecho da eleição deste domingo (27). A liderança tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo reflete o posicionamento consolidado do atual prefeito entre os eleitores de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula reafirma posição de independência na ALPB após divergência com governador

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), reafirmou a possibilidade de adotar um posicionamento independente na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) após divergências com o governador João Azevêdo (PSB) nas eleições municipais deste ano.

Durante entrevista concedida ao programa CBN João Pessoa nesta sexta-feira (25/10), a parlamentar afirmou que João “não fez a melhor opção” ao que diz respeito à postura dele no pleito em Cajazeiras. O governador decidiu apoiar o candidato do deputado estadual Chico Mendes (PSB) que saiu derrotado, Pablo Leitão (PSB), divergindo de Doutora Paula e outro deputado da base governista, Júnior Araújo (PSB), que referendaram o nome de Socorro Delfino (PP) que saiu eleita do pleito.

“Não se trata de confronto, não existe confronto. O governador fez a opção dele e eu acho que não foi a melhor opção que ele poderia ter feito. Mas ele não tinha só dois grupos, nós todos éramos da base do governo, eu, Zé Aldemir, Júnior Araújo… e do outro lado também estava o deputado Chico Mendes que de uma forma maliciosa tentou ludibriar todos os eleitores de Cajazeiras dizendo que ele podia ser candidato, que ele tinha convicção que havia uma resolução de que ele não podia ser candidato. Pra deixar claro é que o direito do governador é soberano, como o nosso direito é soberano em indicar Socorro Delfino. Doutora Paula sempre votou de forma independente, desde que a matéria fosse de interesse do povo, eu sempre votei a favor do povo. Eu nunca votei a favor de um veto porque era do governador”, afirmou.

Continue Lendo