Nos acompanhe

Negócios

Chico Buarque chega em setembro a João Pessoa com o show ‘Caravanas’

Publicado

em

“Minha embaixada chegou/ Deixa meu povo passar”. Assim, tomando para si a canção de Assis ValenteChico Buarque anunciava – no dia 13 de dezembro, em Belo Horizonte – a estreia da turnê Caravanas. Agora, depois de passar pela capital mineira, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Portugal e ser vista por mais de 100 mil pessoas, a embaixada de Chico segue na estrada e chega a João Pessoa no dia 18 de setembro, no Teatro Pedra do Reino. As vendas começam no dia 25 de julho, através da bilheteriavirtual.com ou no Domus Hall.

O sucesso se explica não só pela expectativa naturalmente criada em torno dos shows de Chico, afastado dos palcos desde 2012. O álbumCaravanas (lançado pela Biscoito Fino) foi apontado por muitos como um dos melhores do ano, assim como a canção As caravanas – tomada desde o nascimento como um dos grandes clássicos da obra do compositor. Além disso, o show mostra um Chico dialogando com seu tempo de forma aguda, como em alguns dos períodos mais marcantes de sua carreira. E aqui a expressão “seu tempo” tem sentido duplo. Por um lado, trata do momento de tensão política e social que o Brasil e o mundo atravessam. Por outro, “seu tempo” diz respeito ao tempo que o artista procura afirmar no palco, acima de qualquer cronologia. O “tempo da delicadeza”, como escreveu ele sobre a melodia de Cristóvão Bastos emTodo o sentimento – não por acaso, presente no repertório.

Depois de pedir permissão para seu povo passar, Chico deixa claro quem chama de seu povo. Ele está presente em Mambembe, declaração de princípios e louvação à figura do artista – recentemente tratado como vagabundo em debates acalorados neste presente que Chico transcende no palco. Está também nos malandros de Partido alto e A volta do malandro assim como na involuntária heroína, duplamente violentada, deGeni e o zepelin. E, em definitivo, nos mestres e colegas listados em Paratodos.

Seu povo também são seus parceiros. Chico presta especial deferência a eles, fazendo questão de citá-los. Além de Todo o sentimento,Cristóvão Bastos é lembrado em Tua cantiga, outra do recém-lançado álbum que nasceu com ares de clássico. Edu Lobo aparece três vezes. A primeira, em A moça do sonho – uma das muitas canções do show que lidam com realidades oníricas, tempos suspensos, como Outros sonhos,MassarandupióFuturos amantes ou mesmo Tua cantiga. Depois, Edu é lembrado de novo em A história de Lily Braun e A bela e a fera, ambas de O grande circo místico, aqui tocadas juntas. Seu maestro soberano Tom Jobim é celebrado em Retrato em branco e preto e Sabiá. Baixista da banda, Jorge Helder aparece como compositor em Casualmente. Parceiro mais recente (“e mais amado”, ressalta Chico no palco), o neto Chico Brown entra com Massarandupió.

A representação maior do povo que Chico puxa em sua embaixada talvez seja Wilson das Neves, a quem o show é dedicado. O cantor lembra seu velho amigo e baterista de sua banda, morto em 2017, cantando a primeira parceria da dupla, Grande hotel.

Cuba ganha um lugar especial no universo desenhado por Chico no show, com Yolanda (versão em português do compositor para canção do cubano Pablo Milanés) e Casualmente, construída sobre uma memória de Havana.

Chico também afirma sua embaixada a partir do que não quer. Como na tristemente atual Derradeira estação, crônica de um Rio dominado pela violência, num Estado ausente que gera mil estados paralelos. Ou na raiva, “filha do medo” e “mãe da covardia”, que embala a violência em As caravanas. Em registros mais leves e irônicos, ele pisca, em Desaforos e Injuriado, para os  que “proferem desaforos pro seu lado”. O  “malandro candidato a malandro federal”, o “malandro com retrato na coluna social” e outros que nunca se dão mal também têm seu momento de infâmia no show, em Homenagem ao malandro.

A grandeza do que se vê no palco, porém, não se resume às canções. Chico é sustentado por uma banda primorosa, que, a partir dos arranjos de Luiz Claudio Ramos, parece se multiplicar. Ela é formada por  João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Chico Batera(percussão), Jorge Helder (contrabaixo), Marcelo Bernardes (flauta e sopros) e Jurim Moreira (bateria), além do próprio Luiz Claudio Ramos(violão). Também constroem o espetáculo a luz de Maneco Quinderé, os figurinos de Marcelo Pies e o cenário de Helio Eichbauer, formado por um jogo de oito cordas entrelaçadas – que formam diferentes desenhos e movimentos e mudam de tom de acordo com a iluminação – e “uma esfera armilar que flutua no espaço azul como algum sistema planetário”, como ele mesmo descreve.

O show que o público poderá presenciar agora traz um artista com plena consciência do tempo (dos tempos), como o personagem de Jogo de bola – outra pérola da safra mais recente. Mas que sabe ser, simultaneamente, aquele craque que tem a experiência do passado (“Outrora, quando em priscas eras/ Um Puskás eras”) e o garoto que ainda é capaz de inventar dribles (“O tique-taque, o pique, o breque”).

A turnê Caravanas tem produção geral de Vinícius França e direção técnica de Ricardo Tenente Clementino. Antes de chegar a João Pessoa, a turnê passará por Curitiba (Teatro Guaíra, de 02 a 04 de agosto), Porto Alegre (17, 18 e 19 de agosto, no Auditório Araújo Vianna) e Brasília (30 e 31 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães).

Caravanas tem patrocínio da Icatu Seguros, que já havia apoiado o último espetáculo do artista, em 2012 – visto por mais de 150 mil espectadores.

Continue Lendo

Negócios

School of Rock: maior rede de escolas de música do mundo chega a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A capital paraibana vai ganhar um novo ritmo com a chegada da School of Rock, a maior rede de escolas de música do mundo. Com uma metodologia que foge dos padrões tradicionais e coloca a prática em primeiro lugar, a escola promete transformar a maneira como a música é ensinada. O tão aguardado lançamento em João Pessoa está marcado para o final de outubro e vai trazer uma proposta que já conquistou milhares de pessoas pelo mundo. E o melhor: as aulas experimentais gratuitas já podem ser agendadas para alunos de todas as idades e níveis de habilidade.
Fundada em 1998, na Filadélfia, servindo como fonte de inspiração para o filme homônimo estrelado por Jack Black, a School of Rock nasceu da visão de um professor que queria mais do que apenas ensinar teoria musical. Ele buscava engajamento verdadeiro dos alunos, criando uma metodologia que ensina música combinando aulas em formatos individuais e ensaios de elencos, culminando em shows nos principais palcos da cidade. O conceito revolucionário foi patenteado como SongFirst®️, onde os alunos aprendem clássicos do rock para dominar as técnicas musicais. “Nós fazemos shows para ensinar música”, diz o lema.
A School of Rock proporciona um ambiente acolhedor e seguro, onde o bem-estar dos alunos é prioridade. Com aulas de violão, guitarra, baixo, bateria, teclado, piano e canto, a School of Rock atende desde crianças de três anos até adultos, com programas que se ajustam às diferentes faixas etárias e níveis. A escola conta com turmas variadas, como o Little Wing e Rookies para os pequenos, Rock 101 para iniciantes, até chegar ao Performance e Adult, para aqueles que já possuem experiência musical. Seja você iniciante ou experiente, há sempre espaço para aprender enquanto se diverte. “Somos uma comunidade apaixonada por música, dedicada a enriquecer vidas e queremos oferecer mais que música. Queremos criar uma experiência transformadora, onde os alunos não apenas aprendem a tocar, mas também ganham confiança, interagem e crescem juntos”, afirma Emílio Honório, proprietário da unidade em João Pessoa.
Rock Experience – Em alguns pontos estratégicos da cidade, o público já pode ter um gostinho da metodologia – que não só ensina música, mas também incentiva a socialização e o trabalho em equipe – por meio do Rock Experience. A School of Rock convida a comunidade a participar de uma série de eventos interativos em locais públicos de João Pessoa: quem estiver por perto poderá subir ao palco, pegar um instrumento ou microfone e se juntar à experiência no melhor estilo colaborativo. A próxima apresentação será no dia 28 de setembro, no Mag Shopping, das 16h às 18h.
Além de vivenciar o Rock Experience, os apreciadores esse da música já podem agendar aulas experimentais gratuitas pelo WhatsApp (83)99193-3000, https://www.schoolofrock.com.br/unidades/joaopessoa ou Instagram @schoolofrock.jpa, são uma excelente oportunidade para vivenciar o ambiente único da escola. Localizada na Av. Pombal, 509, Manaíra, a School of Rock funcionará de segunda a sexta, das 13h às 21h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Serviço:
* Inauguração: Final de outubro
* Endereço: Av. Pombal, 509 – Manaíra
* Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 14h
* Contato para agendamento de aulas experimentais: WhatsApp (83) 99193-3000
* Instagram: @schoolofrock.jpa

Continue Lendo

Negócios

Quadro do estilista Luiz Antônio Cunha, na Tv Tambaú, é sucesso de audiência entre as mulheres

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O estilista e proprietário da Maison Guilhermina, Luiz Antônio Cunha, conquistou o público com o quadro Red Carpet, exibido na TV Tambaú (SBT), no programa Com Você, de Fernanda Albuquerque. Gravado na Maison Guilhermina, em João Pessoa, o quadro já se tornou uma vitrine para enaltecer mulheres influentes e seus estilos únicos que passam pelo seu tapete vermelho.
Personalidades como Alê Pessoa, Jéssica Gambarra, Gabriela Vasconcelos, Eutilia Freire, Ediane Maracajá, Talissa Mozzini e Geiza Rabelo já tiveram suas histórias e estilos revelados, mostrando ao público a importância da moda na vida profissional e pessoal de cada uma delas. “A escolha das mulheres é feita pelo destaque delas na sociedade.  São  mulheres que admiro e que são referência em sua profissão e atuação,” explica o estilista.
O quadro Red Carpet vai além da moda, é um espaço para conversas inspiradoras sobre empreendedorismo e o impacto positivo que grandes mulheres têm na sociedade. A apresentadora Fernandinha Albuquerque também destaca a importância do projeto.“O Red Carpet é uma excelente iniciativa do Luiz Antônio para contar histórias de mulheres inspiradoras, aliadas à moda. É um conteúdo que agrega muito ao nosso programa e aos nossos telespectadores.”
Onde assistir – O quadro vai ao ar nas segundas quintas-feiras de cada mês, às 13h, no programa Com Você, e pode ser assistido pela TV Tambaú no canal 5,  pelo YouTube no canal oficial da TV Tambaú pelo link youtube.com/@tvtambauoficial, e na transmissão ao vivo do portal T5 portalt5.com.br/tv-tambau/ao-vivo/, de segunda a sexta, às 13h.
Sobre a Maison Guilhermina –  Um dos mais notáveis símbolos de elegância no Nordeste, a Maison Guilhermina é referência em alta costura aliada às últimas tendências da moda. Com unidades em Natal (RN) e em João Pessoa (PB), a marca combina moda, arte e solidariedade, com a realização de eventos beneficentes em prol de instituições carentes. Em João Pessoa,  a Guilhermina fica localizada na Av. Edson Ramalho, 560 – Manaíra. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Para saber mais sobre a Guilhermina e conferir as novidades da loja, o instagram é @guilherminaloja e o telefone (83) 99316-2936.

Continue Lendo

Negócios

Feirão da MRV realiza ação com condições diferenciadas neste sábado, na Grande João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A MRV, maior construtora da América Latina e parte do grupo MRV&CO, está realizando seu tradicional Feirão de Imóveis durante todo o mês de setembro. Na Grande João Pessoa, os empreendimentos Jardim dos Corais, Jardim Tropical, na região dos Bancários e Altiplano, e Reserva Almagre, em Intermares, participam da ação, oferecendo condições facilitadas para a compra do primeiro apartamento.

Entre as principais vantagens do Feirão MRV estão o parcelamento da entrada em até 60 vezes e a possibilidade de começar a pagar as parcelas mensais somente em 2025. É uma oportunidade única para quem deseja realizar o sonho da casa própria sem comprometer o orçamento de imediato.

Evento especial

E neste sábado, dia 21 de setembro, haverá um evento especial na loja da MRV localizada no bairro do Cabo Branco (Rua Marcionila da Conceição, 1228), onde os interessados poderão conhecer os empreendimentos, tirar dúvidas e aproveitar as condições promocionais. Para quem prefere a praticidade do digital, o Feirão também está disponível online, permitindo a negociação de qualquer lugar, a qualquer hora.

Além de João Pessoa, a MRV está promovendo o Feirão em mais de 100 cidades brasileiras. A empresa, que possui 87% de seu estoque dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, oferece imóveis com subsídios de até R$ 55 mil e taxas de juros diferenciadas, facilitando ainda mais o acesso à casa própria.

Com um portfólio diversificado e milhares de unidades disponíveis, o Feirão MRV é a oportunidade para encontrar desde o primeiro apartamento ou para quem deseja mudar de residência.

“Comprar um imóvel é uma decisão importante, e queremos facilitar ao máximo essa escolha. O Feirão MRV é a possibilidade de nossos clientes darem um grande passo na vida, sem comprometer o orçamento neste momento”, afirma André Luiz Varela Souza, gestor comercial da MRV na Paraíba.

O gestor comercial também reforça que hoje a empresa oferece imóveis para todos os perfis e necessidades. “Nossa intenção é garantir que cada cliente encontre a solução perfeita para sua vida”, finaliza.

Para saber mais detalhes e consultar as condições e unidades participantes,  acesse o regulamento da campanha no site www.mrv.com.br

Continue Lendo