Campina Grande tem o melhor sistema de transporte público do País e o 29º em todo o mundo, conforme constatou em recente pesquisa o Instituto norte-ameriano ExpertMarketing, que o classifica o Rio de Janeiro como o pior do mundo em mobilidade urbana.
A pesquisa se baseou em indicadores como tempo de viagem, distância percorrida, tempo de espera para pegar o transporte público, as baldeações necessárias em uma única viagem e o custo mensal do transporte, considerando o salário médio da população.
A pesquisa se baseou em indicadores como tempo de viagem, distância percorrida, tempo de espera para pegar o transporte público, as baldeações necessárias em uma única viagem e o custo mensal do transporte, considerando o salário médio da população.
O Rio de Janeiro teve a pior classificação dos 74 principais centros de transporte pelo mundo analisados pela instituição de pesquisa norte-americano Expert Market, segundo informações do site da “Época Negócios”.
De acordo com a pesquisa, os cariocas passam em torno de 1h30 por dia no transporte público e 19 minutos, em média, esperando para poder pegar a condução.
São Paulo, Salvador e Brasília também aparecem entre as 10 primeiras posições da lista, em terceiro, quinto e sétimo lugar, respectivamente. Mas ela não está sozinha. São Paulo, Salvador e Brasília também aparecem na lista, em terceiro, quinto e sétimo lugar respectivamente.
Sediada em Austin, nos Estados Unidos, a empresa se baseou em indicadores como tempo de viagem, distância percorrida, tempo de espera para pegar o transporte público, as baldeações necessárias em uma única viagem e o custo mensal do transporte, considerando o salário médio da população. Com base nestes dados foi possível elaborar um ranking com as melhores e piores cidades do mundo para utilizar transporte público.
Em contraste com essa realidade estão as cidades europeias, que ocupam as 10 posições de melhores centros de transporte. A França lidera o ranking, não só com Nice em primeiro lugar, mas como um dos países da lista que mais possui cidades com bom custo benefício de transporte. A Itália é a única que se equipara com esse resultado, apresentando também três cidades no ranking.
A Prefeitura de Campina Grande, Campina Grande, através da STTP, foi uma das primeiras cidades do Brasil e a primeira da Paraíba a presentar seu Plano de Mobilidade Urbana com metas que valorizam o transporte público coletivo e a acessibilidade, assegurando uma melhor qualidade de vida à população.
O prefeito Romero Rodrigues, nas redes sociais, foi o primeiro a comemorar esse reconhecimento internacional que eleva Campina a patamares elevados na escala de cidade inteligentes e desenvolvidas no aspecto de transporte e mobilidade.
Veja abaixo as 10 piores cidades do mundo em Mobilidade Urbana:
65. Londres
66. Miami
67. Cali
68. Brasília
69. Toronto
70. Salvador
71. Istambul
72. São Paulo
73. Bogotá
74. Rio de Janeiro