Nos acompanhe

Negócios

Currículo de Direito deve mudar para aproximar faculdade dos escritórios

Publicado

em

Graduação mais procurada do País, o curso de Direito deverá passar pelas mudanças mais significativas em 14 anos. O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai propor modernizar os currículos da graduação para adaptar o que se ensina ao que se vê no cotidiano dos escritórios de advocacia e às diversas realidades regionais. A expectativa é de concluir essa discussão até setembro, após quatro anos de debates.

Números do Ministério da Educação (MEC) mostram que, de 2004 a 2016 (último com dados disponíveis), o total de graduações em Direito cresceu 49%. Já a oferta de vagas aumentou 61% no período, informa reportagem do Estadão.

A nova proposta mantém a carga horária mínima de 3,7 mil horas, espalhada por cinco anos. Cerca de 50% da carga poderá ser formada por disciplinas optativas, “a fim de que se possa garantir um aprendizado capaz de enfrentar os problemas e desafios impostos pelo constante processo de inovação pelo qual passa o mundo”, diz o texto da proposta.

“A atuação esperada do profissional do Direito mudou, queremos estimular e ampliar o contato desses alunos com os futuros empregadores, com os desafios que vão encontrar na profissão. Não será um curso voltado para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)”, diz Luiz Roberto Curi, que preside a comissão do CNE que estuda as mudanças.

Foi a própria OAB quem sugeriu mudanças nas diretrizes em 2013, pela preocupação com a qualidade dos cursos que proliferavam pelo País. “O MEC autorizou a abertura de centenas de cursos, sem que houvesse garantia de qualidade e real demanda por essas vagas. Havia preocupação, que se agravou nos últimos anos, com a qualidade do ensino, já que no exame da Ordem não conseguimos aprovar mais do que 20% dos inscritos”, diz Marisvaldo Cortez, presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB.

Com a expansão acelerada de novos cursos, Cortez avalia que indicar às instituições a elaboração de currículos mais diversificados pode ajudar a “desafogar” o mercado de trabalho. “Temos quase 1,2 mil cursos de Direito, todos com praticamente o mesmo currículo, sem adotar novas metodologias de ensino e sem pensar os novos desafios da profissão. Podem criar disciplinas, mais inovadoras. Hoje, por exemplo, não temos matéria sobre Direito Eleitoral, que é um campo importantíssimo.”

As diretrizes do CNE servem como parâmetro para que as faculdades formulem o projeto pedagógico. O problema é que muitas instituições as entendem como “currículo único” e não oferecem disciplinas mais ligadas ao contexto local ou aos interesses dos alunos.

“Algumas faculdades tendem a copiar o currículo de escolas bem-sucedidas. Copiar o programa da USP (Universidade de São Paulo) em uma instituição do interior da Paraíba não vai funcionar. Porque você não tem a mesma estrutura, os mesmos professores. Queremos estimular cada faculdade a desenhar um projeto de acordo com a sua realidade”, afirma Antonio Freitas, relator da proposta no CNE e pró-reitor da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Para ele, o currículo deve se conectar ao mercado local: uma faculdade em Mato Grosso, por exemplo, pode ter mais conteúdo ligado ao agronegócio. Já em São Paulo, pode haver foco maior no mercado financeiro. Após a aprovação pelo MEC da mudança, as faculdades terão um ano para se adaptar.

Clique AQUI e confira a reportagem completa

Continue Lendo

Negócios

Unimed JP abre vagas para contratação imediata de 11 especialidades médicas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Unimed João Pessoa abriu 22 vagas para contratação imediata de médicos para atuar no Centro Médico Pediátrico Bessa. O processo seletivo é destinado a 11 especialidades e o profissional não precisa ser cooperado do plano de saúde, mas é exigido que tenha formação e experiência em pediatria.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 da próxima segunda-feira (23), exclusivamente por e-mail ([email protected]). O candidato à vaga deve enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida, o currículo e a documentação comprobatória.

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou entregue fora do prazo. A Unimed João Pessoa também alerta que não aceita inscrições enviadas pelo e-mail Hotmail.

A ficha de inscrição e todos os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital publicado nesta segunda-feira (17) no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/editais-processo-selecao).

Para saber mais sobre o Centro Médico Pediátrico Bessa, acesse www.unimedjp.com.br/centro-medico-pediatrico.

Especialidades

Para cada especialidade, a Unimed João Pessoa está disponibilizando duas vagas:

– Cirurgia Pediátrica

– Psiquiatria Infantil

– Alergia e Imunologia Pediátrica

– Cardiologia Pediátrica

– Reumatologia Pediátrica

– Neurologia Pediátrica

– Infectologia Pediátrica

– Hematologia e Hemoterapia Pediátrica

– Endocrinologia Pediátrica

– Gastroenterologia Pediátrica

– Dermatologia (com experiência em pediatria)

Continue Lendo

Negócios

Loca como tu Madre estreia noite de seresta com Mestre Luizinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
As segundas-feiras em João Pessoa ganham um novo brilho com a estreia das serestas comandadas pelo renomado Mestre Luizinho. A partir do dia 23, às 20h, no Loca como tu Madre, os apaixonados pela boa música e pela nostalgia terão um ponto de encontro para reviver as canções que marcaram gerações, em uma noite que promete resgatar as raízes da música popular brasileira.
Seresta, uma expressão de saudade e amor, é o ponto central dessas noites, onde os participantes terão a oportunidade não só de ouvir, mas também de cantar junto canções eternizadas por ícones como Pixinguinha, Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Evaldo Gouveia e Jair Amorim.
Com clássicos como “Carinhoso”, “A Volta do Boêmio”, “Chuá Chuá”, “As Rosas Não Falam” e muitos outros, Mestre Luizinho promete levar os frequentadores a uma verdadeira viagem no tempo, relembrando momentos que embalaram romances, paixões e memórias.
Denominada “Seresta da Ressaca”, a proposta é oferecer uma experiência única de relaxamento e introspecção, ao som de canções que tocaram o coração de muitas gerações. Segundo ele, a escolha das segundas-feiras não é por acaso: “Segunda é o dia da ressaca, e vamos curar toda aquela agitação do final de semana com música mais suave, que acalma e traz à tona sentimentos profundos. Será uma noite de paz, amor e recordações.”
Com um repertório que passeia por grandes nomes como Ataulfo Alves, Dolores Duran, Maísa, Nora Ney e Cartola, a seresta também abre espaço para que os próprios participantes soltem suas vozes e compartilhem suas histórias musicais, reforçando o espírito de comunhão que sempre caracterizou esses encontros musicais.
A estreia da “Seresta da Ressaca” será no próximo dia 23, às 20h, em João Pessoa, e promete ser o início de uma tradição que resgata a cultura e o romantismo da seresta. A ideia do projeto é que seja realizado uma vez ao mês.
Sobre o Loca Como Tu Madre – A expressão argentina “loca como tu madre” refere-se ao incompreensível mundo feminino e dá nome ao gastrobar que nasceu em Brasília e estreou em João Pessoa (PB) em 2020. O local conta com “cool drinks & comfort foods”, com gastronomia autoral e clássica e referências originais. Com ambiente coberto ou externo, mesas com vista para a rua ou no terraço, o Loca Como Tu Madre recebe atrações musicais, como DJ,  rodas de samba, blues, soul, jazz, motown e sons vintage dos anos 70. A casa é conhecida pelos drinks especiais, a carta de vinhos arrojada e eventos gastronômicos. O Loca Como Tu Madre funciona de segunda a sábado, das 12h às 00h, na charmosa Rua Joaquim Avundano, 62, no Miramar. Para mais informações e reservas, o instagram é @locacomotumadrejpa .

Continue Lendo

Negócios

Lançamento do Mardisa Hotel e Resort: mais um passo no desenvolvimento do turismo paraibano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa deu mais um passo significativo em direção ao fortalecimento de sua posição como destino turístico de destaque no Nordeste brasileiro. Foi assinado hoje, pelo Governador da Paraíba, João Azevêdo, e os empreendedores Maria Edwiges Lobato Goes de Albuquerque e Alexandre Teixeira Jubert a formalização da instalação do Mardisa Hotel e Resort no Polo Turístico Cabo Branco.

O Mardisa Hotel e Resort será um equipamento turístico de classe mundial, concebido para integrar-se harmoniosamente ao Setor Hoteleiro B do Polo Turístico Cabo Branco. Com uma localização privilegiada às margens do Boulevard dos Ipês, o projeto foi concebido para oferecer uma experiência única e diferenciada aos hóspedes, combinando sofisticação, conforto e proximidade com as principais atrações do complexo turístico.

Alexandre Jubert, um dos empreendedores à frente do projeto, compartilha sua visão: “Este momento representa a realização de um sonho longamente acalentado. Nossa matriarca, Maria Edwiges, sempre vislumbrou um empreendimento que pudesse elevar o patamar do turismo paraibano. Hoje, vemos esse desejo se materializar em um projeto que honra sua visão e que, certamente, contribuirá para o desenvolvimento da região.”

O complexo hoteleiro contará com uma infraestrutura de ponta, incluindo um sofisticado complexo gastronômico com até seis restaurantes, com capacidade total de 600 lugares. A primeira etapa do projeto prevê a construção de 264 unidades de hospedagem com 25m² cada, capacidade para 528 leitos, com vista panorâmica da vegetação preservada e do mar.

Com um investimento total estimado em cerca de R$76 milhões, o Mardisa Hotel e Resort vai gerar 231 empregos diretos, aproximadamente mil indiretos, contribuindo significativamente para a economia local. Este número soma-se aos impressionantes dados do Polo Turístico Cabo Branco como um todo, que projeta a criação de mais de 22 mil empregos diretos e indiretos quando em plena operação.

O empreendimento Mardisa Hotel e Resort se alinha à visão estratégica do Polo Turístico Cabo Branco, um projeto ambicioso que visa transformar João Pessoa em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com investimentos totais previstos de cerca R$ 1,7 bilhão em inúmeros e diversificados equipamentos turísticos, o Polo tem o potencial para, de fato, revolucionar o setor turístico da Paraíba e o Mardisa Hotel e Resort será mais um player a contribuir para esse objetivo.

Nesse sentido, o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP, Rômulo Polari, lembrou índices que mostram o bom momento do estado, como a projeção do PIB da ordem de 6,8%, quase o dobro do que é esperado para o país como um todo. Segundo ele, vários estudos apontam a Paraíba como o estado nordestino mais competitivo hoje. Além disso, Polari também lembrou que a inauguração dos equipamentos turísticos no Polo Turístico Cabo Branco tem potencial para duplicar e até mesmo triplicar o volume de turistas que João Pessoa recebe anualmente, gerando empregos e oportunidades.

Os impactos econômicos e sociais do Polo Turístico Cabo Branco são, de fato,  substanciais. Estima-se que, quando em plena operação, o complexo possa injetar cerca de R$ 1,07 bilhão por ano na economia local. Além disso, projeta-se um aumento significativo na arrecadação de impostos, com uma estimativa de R$ 105 milhões anuais apenas em ISS.

O Governador João Azevêdo ressalta a importância do projeto: “O Mardisa Hotel e Resort representa mais um passo importante na consolidação do Polo Turístico Cabo Branco. Este empreendimento fortalecerá ainda mais nossa infraestrutura turística e reafirma o compromisso do governo com o desenvolvimento econômico sustentável da Paraíba.”

Segundo o Governador, a chegada do Mardisa Hotel e Resort demonstra a confiança dos investidores e empreendedores na Paraíba: “Tudo isso tem simbolismos; a cada anúncio de um novo empreendimento no estado, seja na área de turismo, seja em qualquer setor da economia, nos dá uma alegria muito grande porque, afinal de contas, demonstra que há uma confiança no ambiente de negócios criado para receber investimentos e esse é o papel do gestor público, criar condições para atrair mais e mais empreendimentos.

Detalhes do Mardisa Hotel e Resort

O Mardisa Hotel e Resort se destaca por suas características arquitetônicas modernas e elegantes, projetadas para oferecer uma experiência de hospedagem confortável e sofisticada. O empreendimento foi concebido para integrar-se harmoniosamente ao meio ambiente, aproveitando a beleza natural do mar, sol e Mata Atlântica em seu entorno. Além disso, a localização privilegiada do empreendimento permitirá que os hóspedes explorem a pé todas as atrações do Polo Turístico Cabo Branco.

A infraestrutura de lazer será um dos pontos altos do resort, incluindo piscinas, espaços para atividades esportivas, trilhas ecológicas, áreas de jogos, salões de festas e um centro de convenções, além de brinquedotecas e playgrounds para o público infantil.

O design contemporâneo se fará presente em ambientes amplos, bem iluminados e com decoração que integra a arte e o artesanato paraibano. Um dos destaques será o Rooftop Pool Lounge na cobertura do 7º andar, de onde os hóspedes terão uma vista de 180 graus do litoral paraibano.

O complexo gastronômico do Mardisa Hotel e Resort, localizado de frente e integrado ao Boulevard dos Ipês, será outro ponto alto do empreendimento. Com uma área edificada de até 1.060m² dentro de um espaço total de 50.000m², o complexo contará com seis restaurantes, com capacidade para 600 lugares no total.

A assinatura da formalização do Mardisa Hotel e Resort marca mais um momento histórico para o turismo paraibano. O empreendimento amplia a oferta hoteleira de João Pessoa e estabelece novos padrões de qualidade e sofisticação para o setor, sendo mais um catalisador para o desenvolvimento econômico e turístico da região, e fortalecendo a posição da Paraíba como um dos destinos mais cobiçados do Nordeste brasileiro.

Continue Lendo