Nos acompanhe

Paraíba

Açude de Boqueirão está há três meses sem receber água da Transposição

Publicado

em

O bombeamento de água no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco completou três meses paralisado no último dia 20 e deve ficar sem funcionar até setembro, segundo informações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). No entanto, para o Ministério da Integração Nacional (MIN), não há paralisação dos trabalhos. Com issi, o açude Epitácio Pessoa vem perdendo recursos hídricos e chegou nessa quarta-feira (27) a 137.829.411 metros cúbicos (m³), o que corresponde a 33,48% da capacidade, informa reportagem do Jornal Correio da Paraíba.

“Está diminuindo porque não temos entrada de água e está liberando para Acauã, que estava com um armazenamento muito baixo. Sai de Boqueirão 0,4 metros cúbicos por segundo para Acauã”, afirmou o diretor do Dnocs no Estado, Alberto Gomes.

A paralisação no bombeamento de água da Transposição está acontecendo em razão das obras nos açudes de Poções e Camalaú, localizados em Monteiro e Camalaú respectivamente no Cariri. De acordo com ele, quando as obras forem concluídas, Boqueirão estará com capacidade de 100 milhões de m³. “Nós vamos entregar a obra apta a receber as águas, e aí dependerá do Ministério da Integração para reiniciar a Transposição”, declarou Alberto Gomes.

Mesmo com as obras em andamento, o MIN informou que não foi comunicado sobre paralisação. “As águas do ‘Velho Chico’ estão correndo normalmente pelos canais do Eixo Leste, inaugurado em março do ano passado. Não houve interrupção. Atualmente, um milhão de pessoas em 33 municípios da Paraíba e de Pernambuco recebem em suas casas a água do Eixo Leste do Projeto São Francisco”, afirmou o Ministério por meio de nota.

A declaração tornou suspeita a realização da obra nos açudes. Contudo, o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), João Fernandes, falou que a obra é de conhecimento do MIN. “Essas obras são do Ministério e realizadas através do Dnocs, órgão federal. Esta informação é certamente um equivoco do Ministério”, afirmou João Fernandes.

A Transposição seria paralisada em 2 de abril, mas deixou de funcionar em 20 de março após problemas no aqueduto Jacaré, localizado entre as cidades de Custódia e Sertânia, em Pernambuco.

Fornecimento

Medidas de economia estavam previstas e outras já começaram a ser tomadas em caso de necessidade no abastecimento. O presidente da Aesa, João Fernandes, afirmou que há um compromisso com o MIN e Dnocs que se precisar será bombeada água durante as obras em Camalaú e Poções. Já o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes, disse que são retirados de Boqueirão para abastecimento 950 litros por segundo, mas é autorizada a retirada de 1.300 litros. Antes do racionamento, eram 1.352 litros por segundo. Para o secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Deusdete Queiroga, há segurança hídrica na região.

Continue Lendo

Paraíba

CG: presidente da Câmara diz que tomará providências para minimizar número de vereadores faltosos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMJP), vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), confirmou que tomará as devidas providências para minimizar o número de vereadores que faltam as Sessões Parlamentares e sequer justificam suas próprias ausências.

A falta de quórum tem preocupado o parlamentar que firmou compromisso de tomar o que chamou de “medidas cabíveis” para resolver o problema já a partir da próxima semana.

O comentário do presidente foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (07/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

“Menor condição de continuar”, Celso Batista renuncia presidência do PSOL e alega perseguição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do PSOL na Paraíba, Celso Batista, decidiu entregar o cargo e pedir desfiliação da legenda. O comunicado foi feito através de uma carta emitida nesta quarta-feira (06/11), em que o ex-dirigente alega “perseguições” sofridas dentro do partido, principalmente pela direção municipal em João Pessoa.

Uma das justificativas dadas por ele é de que a executiva na Capital trabalhou contra a sua pré-candidatura a prefeito no pleito deste ano.

Durante entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (07/11), Celso ressaltou, também, que o ex-dirigente Tárcio Teixeira se posiciona como dono do PSOL.

“Se considera, pelo meu observado, tudo o que aconteceu, dono da legenda partidária e legenda partidária não deve ter dono, sabe? Legenda partidária é uma legenda de democracia e de debate com o conjunto dos seus filiados. E aonde tem dono eu não tenho a menor condição de continuar”, afirmou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo transmite cargo para vice-governador Lucas Ribeiro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo transmitiu, nesta quinta-feira (07/11), o cargo para o vice-governador Lucas Ribeiro, que ficará à frente do Governo da Paraíba durante a ausência do chefe do executivo paraibano.

Na ocasião, o governador evidenciou que Lucas Ribeiro dará continuidade às ações desenvolvidas pela gestão, que está presente em todos os municípios paraibanos com obras e políticas públicas. “Estamos transmitindo o cargo ao vice-governador Lucas em função de uma viagem que vamos fazer. Para descanso. O governo fica em boas mãos e o estado continuará no mesmo ritmo forte de ações e de obras”, frisou.

Por sua vez, Lucas Ribeiro afirmou que manterá uma agenda intensa pelos próximos dias para acompanhar as ações do governo que tem se destacado pelo grande volume de obras, que tem proporcionado a melhoria da qualidade de vida da população paraibana. “Eu agradeço ao governador pela confiança e vamos continuar com o ritmo de trabalho, com visitas e entregas de obras em várias regiões da Paraíba”, disse.

Continue Lendo