A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, assume provisoriamente a Presidência da República nesta segunda-feira (18), às 10h. Ela vai ocupar o cargo em razão de viagens oficiais para o exterior do presidente Michel Temer, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).
Nesta segunda, Temer vai participar de uma reunião do Mercosul em Assunção, no Paraguai. Ele deve voltar no mesmo dia. Rodrigo Maia e Eunício, que estão na linha sucessória, já que o Brasil não tem vice-presidente, também estarão em missão no exterior. O presidente da Câmara tem viagem para Lisboa e o presidente do Senado vai para Buenos Aires, ambos no mesmo período em que Temer estará fora, informa reportagem da Agência Brasil.
12 horas no cargo
A assessoria da ministra informou que ela vai exercer a Presidência da República somente na segunda-feira. De acordo com a sua agenda oficial, Cármen Lúcia vai despachar do Palácio do Planalto, onde terá audiência com o governador do Pará, Simão Jatene, o desembargador Ricardo Ferreira Nunes, do TJ/PA, e Ophir Cavalcante Junior. Na parte da tarde, ela terá audiência com o embaixador João Gomes Cravinho, da União Europeia, e a senhora Denise Dowling, além de um outro encontro com o embaixador Milan Cigán, da República Eslovaca no Brasil.
A atuação de Cármen Lúcia como presidente se encerra com audiência com a ministra Grace Maria Mendonça, da AGU, e o ministro Eduardo Guardia, da Fazenda.
Esta é a segunda vez que neste ano que Cármen Lúcia vai assumir a Presidência da República. Em abril, ele ficou no cargo também em razão de viagens para o exterior de Temer, Eunício e Maia.