Nos acompanhe

Paraíba

Romantismo: 120 casais se unem em casamento coletivo no Maior São João do Mundo

Publicado

em

No dia mais romântico do ano, dedicado aos Namorados, a Prefeitura de Campina Grande promoveu a trigésima edição do seu tradicional Casamento Coletivo. Em 2018, 120 casais concretizaram o sonho da formalização legal de sua união.

O casamento aconteceu na noite desta terça-feira, 12, na Pirâmide do Parque do Povo, sob o testemunho do prefeito Romero Rodrigues e da primeira-dama do município, Micheline Rodrigues, além de outras autoridades e familiares dos noivos, que prestigiaram um dos eventos mais aguardados do Maior São João do Mundo, justamente na véspera do Dia de Santo Antônio, considerado o “Santo Casamenteiro”.

De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, o casamento coletivo é uma iniciativa da prefeitura como demonstração do respeito aos valores familiares, estimulando e concretizando a união de casais em Campina Grande.

“Por isso, ao lado da minha amada esposa, Micheline, neste dia tão especial – o dia dos Namorados – estou aqui para apresentar meus votos de parabéns a todos vocês e desejar que Deus os abençoe”, afirmou o prefeito, que também agradeceu a toda equipe da Secretaria de Cultura pelo empenho e realização do evento, elogiando o esforço do secretário Joia Germano e da coordenadora Gisele Sampaio.

Na companhia do prefeito, compondo a mesa de autoridades, estavam o deputado federal Pedro Cunha Lima; secretário de Cultura, Joia Germano; promotor Berlindo Estrela; vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Márcio Melo; juíza de Direito, Ivna Mozart Bezerra Soares e  a primeira-dama Micheline Rodrigues.

As autoridades e o público presente acompanharam a celebração do casamento, comandada pela juíza de Direito, Ivna Mozart, que apresentou a sua mensagem em forma de versos. Ela apresentou o poema “A lei do Coração”. Segundo a juíza:

“O amor tem suas razões
Que a própria razão desconhece
As diferenças logo se escondem
Quando o coração amolece”.

Para ao final, arrematar, inspirada em um mote que lhe foi dada pelo prefeito Romero Rodrigues:

“Por isso, os declaro casados
Em nome da lei do coração
E que se soltem nunca mais
Após essa declaração!”

Para o casal Joilson Ferreira Barros e Márcia Tavares, “o casamento coletivo representa a concretização de um sonho de amor deles e de outras dezenas de casais”. Aproveitaram para elogiar e agradecer o trabalho da Prefeitura de Campina Grande que, mais uma vez, tomou a iniciativa de realizar este momento marcante do período  junino da cidade. “Recebemos toda orientação, apoio e condições para que o nosso sonho se realizasse nesta noite”, disseram.

Toda esta emoção deste e de outros casais teve como palco a pirâmide do Parque do Povo, que recebeu uma decoração especial, com flores do campo coloridas (cerca de 3 mil hastes), adornos e uma passarela vermelha para receber os 120 noivos. A proposta consistiu em transformar a Pirâmide em uma grande capela para receber noivos e seus convidados, com adornos que fazem reverência ao momento do casamento religioso, além de remeter ao contexto da festa junina.

Os convidados foram acomodados em arquibancadas com capacidade para mil pessoas. E todas as demais cadeiras dispostas na Pirâmide foram cobertas com tecidos brancos. Quem assinou toda essa decoração especial para a Pirâmide do Parque do Povo foi Soares Rocha, renomado decorador de Campina Grande, que montou uma equipe especial para essa ocasião (10 pessoas).

Destaques e diferenciais da celebração

Neste ano, o cortejo dos noivos seguiu de forma diferenciada. Os homens entraram primeiro e aguardaram as noivas no altar. Outro momento sempre muito esperado pelo público é quando as noivas jogam os buquês, ao mesmo tempo, para o alto. Só que neste ano houve um grande diferencial. Quem teve a sorte de “agarrar” um buquê será contemplado com o casório no próximo ano. Ao final da grande festa de casamento o grupo Os Três do Nordeste animou o público e os noivos com um tradicional arrasta pé.

Neste ano, além da Filarmônica Municipal Epitácio Pessoa, o Coral Coro em Canto, da Universidade Federal de Campina Grande, apresentou um repertório com canções que remeteram aos clássicos da MPB e também do cancioneiro popular. Cerca de 80 músicos, entre instrumentistas e intérpretes, apresentarão uma verdadeira opereta nordestina.

Já o tradicional Bolo da Noiva teve caracteres que remeteram ao período junino. Por isso, a decoração do bolo de casamento também foi especial, com partes em estampas, fitas e, acima do bolo, um pequeno casal junino. Já o brinde foi realizado com espumante, outro destaque da celebração.

Grande mobilização assegurou sucesso do evento

Para promover a união legal dos 120 casais centenas de colaboradores foram mobilizados nos últimos meses para assegurar toda a beleza e ritual do evento. Esses ritos preparatórios envolvem desde a parte burocrática (do casamento civil), até a parte festiva que reúne decoradores, maquiadores, cabeleireiros, cerimonialistas, equipe de alimentação e de serviços gerais.

Além disso, auxiliaram na coordenação do Casamento Coletivo equipes da Senac e do Clube da Bolsa.  Por parte da PMCG, integraram a equipe da coordenação do evento (cerca de 70), como também servidores do cartórios e outros profissionais.

Conforme a coordenadora Giseli Sampaio, a maratona envolvendo centenas de pessoas e detalhes minuciosos começou há quase três meses, no período das inscrições, quando equipes foram designadas para receber toda a documentação dos casais interessados em formalizar suas uniões durante o Casamento Coletivo realizado no Parque do Povo. Desde, então, foram sendo selecionadas as equipes responsáveis pelo aluguel e ajustes necessários nos ternos e vestidos das noivas, confecção dos bolos e doces do casamento, aluguel das louças usadas na festa e na produção dos buquês.

Continue Lendo

Paraíba

Na 4ª: Jampa Innovation Day acontece em JP com presença de especialistas nacionais e internacionais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe, pela primeira vez, o ‘Jampa Innovation Day’, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) e com parceria da ONZE19 Innovation Lab, RIS Potencializadora de Negócios e Projetos, We.Ease, e com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). O evento ocorrerá no dia 27 de novembro, das 8h às 18h, no IlhaTech, situado na rua Sandoval de Oliveira, 22, Torre, João Pessoa/PB.

Os interessados em participar do evento devem ficar atentos: toda a comunidade acadêmica tem acesso gratuito até o dia 26 de novembro, mas estão com as últimas vagas para resgate de ingressos. Para garantir o ingresso, basta acessar o site oficial do evento e utilizar o e-mail institucional no momento da inscrição. Já para a comunidade externa, os ingressos possuem valores variados, que podem ser consultados no mesmo link.

O encontro tem como objetivo capacitar a comunidade universitária, empreendedores e líderes corporativos, abordando temas essenciais como inovação aberta, transferência de tecnologia, desenvolvimento e internacionalização de startups, e inovação socioambiental, trazendo ao palco especialistas nacionais e internacionais para um dia de networking e aprendizado de alto nível.

O Jampa Innovation Day destaca-se não apenas como um espaço para a troca de experiências enriquecedoras entre startups, empresas e instituições acadêmicas, mas também pelo seu compromisso com o impacto social. Todo o lucro arrecadado com a venda de ingressos será destinado à ONG Milagres do Sertão, contribuindo para a transformação das condições de vida de comunidades na Paraíba.

Para mais informações sobre a programação, cronograma do evento e organizadores, acesse a página do Jampa Innovation Day, bem como o perfil do evento no Instagram.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba registra, neste ano, 1.544 nascimentos prematuros a menos que em 2022; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Neste ano, a Paraíba registrou 5.427 nascimentos prematuros, um número inferior aos 6.971 registrados em 2022. A campanha Novembro Roxo, que visa a conscientização sobre a prematuridade, tem como tema em 2024 ‘Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares’. No Brasil, 1 a cada 10 nascimentos ocorre antes das 37 semanas, colocando o país entre os dez com maior índice de partos prematuros no mundo. Em 2022, foram registrados 303.447 nascimentos prematuros, e os dados preliminares de 2023 indicam uma leve redução, com 303.144 casos. Até o momento, em 2024, foram notificados 245.247 partos prematuros.

Visando promover uma rede de apoio às famílias, o Ministério da Saúde lançou, em setembro último, a Rede Alyne, que atua para qualificar o cuidado materno-infantil e garantir atendimento integral às mulheres e recém-nascidos em todo o Brasil.

A prevenção do parto prematuro é essencial para a redução da mortalidade infantil e depende, principalmente, de um pré-natal de qualidade ofertado pela Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento contínuo pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e encaminhamento à atenção especializada se detectada uma gestação de risco. Quando o nascimento prematuro ocorre, é fundamental que esses bebês recebam cuidados e acompanhamento rigorosos para reduzir a morbimortalidade neonatal.

De acordo com a coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens, Sonia Venancio, políticas públicas e protocolos bem estruturados são essenciais para proporcionar um cuidado de qualidade: “Com assistência neonatal qualificada, é possível melhorar as condições de saúde desses bebês, promovendo um início de vida mais seguro e saudável, o que impacta positivamente também as famílias e a sociedade como um todo”.

Embora muitos bebês prematuros se desenvolvam bem, o parto antes das 37 semanas pode expor o recém-nascido a diversas intercorrências devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas. As principais complicações incluem dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, gastrointestinais, de imunidade, oculares, auditivas e imaturidade no sistema nervoso central.

As principais causas para um bebê nascer de forma prematura envolvem condições maternas, gravidez na adolescência, histórico de parto prematuro, gravidez múltipla, estilo de vida que favoreça o parto prematuro, como o uso de álcool, cigarro e drogas ilícitas, cuidados pré-natais inadequados e infecções. A realização de exames do pré-natal, como de imagem e de sangue, permite a identificação precoce de condições de saúde materna e fetal que podem ser tratadas para evitar complicações. Em situações de alto risco, como hipertensão e diabetes gestacional, o monitoramento especializado é essencial para reduzir o impacto dessas condições sobre a gestação.

Ações

A Rede Alyne oferece suporte a estados, municípios e ao Distrito Federal, com recursos direcionados para fortalecer o pré-natal, o atendimento durante a internação e o acompanhamento no pós-alta – essenciais para a prevenção de complicações associadas à prematuridade. O programa também promove o fortalecimento dos serviços de alto risco para gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade, que são os Ambulatórios de Alto Risco (Agar), bem como oferece incentivo financeiro para os ambulatórios dos bebês egressos de UTI Neonatal (A-SEG).

Outra iniciativa do Ministério da Saúde é o envio de assessores técnicos aos territórios para apoiar e monitorar as práticas de saúde, além de garantir a execução das políticas, como no caso da estratégia do Método Canguru – cuidado humanizado ao recém-nascido que fortalece o vínculo entre mãe e bebê e reduz complicações comuns em bebês prematuros e ou de baixo peso.

Continue Lendo

Paraíba

Sessão virtual da 2ª Câmara do TCE-PB tem processos de dez órgãos do Estado e Municípios

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma Inspeção Especial de Licitação e Contratos na Prefeitura Municipal de Santa Rita e outra de Acompanhamento de Contrato na Secretaria de Estado da Administração (exercício de 2024) compõem a pauta da 13ª Sessão Virtual da 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba aberta, às 10 horas, desta segunda-feira (25/11).

Até ao meio-dia da próxima sexta-feira, quando será encerrada, essa Sessão terá ocasionado o julgamento de um total de 16 novos processos, em meio aos quais, também, concorrências, contratos e seus termos aditivos, denúncias, atos de gestão de pessoal e um recurso de reconsideração oriundos, caso a caso, das Prefeituras de Itatuba, Caaporã, e, ainda, dos Institutos de Previdência de Bananeiras, Patos, Lagoa Seca, Campina Grande, Santa Rita, João Pessoa e PBPrev.

SÚMULA – Chegam a 1.855 os processos julgados pela 2ª Câmara do TCE desde 1º de janeiro deste ano até o último dia18. A relação inclui 64 contas de Câmaras de Vereadores, sete de Secretarias Municipais, 44 de órgãos da administração indireta dos municípios, seis inspeções em obras públicas, 47 inspeções especiais, 220 licitações e contratos, 120 denúncias e representações, 1.429 aos de pessoal, dois concursos, 22 recursos, 41 verificações de cumprimento de decisão e três outros processos de natureza diversa.

Integram a 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado os conselheiros André Carl Torres Pontes (presidente), Arnóbio Viana e Marcus Vinicius Carvalho Farias (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Manoel Antonio Soares dos Santos. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Continue Lendo