Nos acompanhe

Paraíba

MPT e IDCC/UFPB assinam Acordo de Cooperação Técnica

Publicado

em

Com o objetivo de compartilhar apoio técnico operacional e orientações técnicas sobre questões ligadas às relações de trabalho, um Acordo de Cooperação Técnica Científica foi assinado, no último dia 1º de junho, entre o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o Instituto de Pesquisa e Extensão Perspectivas e Desafios de Humanização do Direito Civil Constitucional (IDCC), órgão ligado ao Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB).

A parceria foi assinada entre o procurador-chefe do MPT-PB, Carlos Eduardo de Azevedo Lima e a presidente do IDCC, Ana Paula Correia Costa e permite a realização de estudos e pesquisas, a elaboração de relatórios e pareceres, o intercâmbio de informações e dados (não sigilosos), realização de eventos (seminários, congressos) e divulgação de campanhas sociais das duas instituições, além de orientações técnicas e apoio técnico operacional, relacionado a questões trabalhistas, com ênfase para temas relacionados ao meio ambiente do trabalho, direito coletivo do trabalho, mediação e arbitragem, informa publicação do MPT-PB.

Campanha de Combate ao Trabalho Infantil

Na ocasião, o procurador-chefe entregou à professora Ana Paula Correia material de divulgação da Campanha 2018 do MPT de Combate à Exploração do Trabalho Infantil, com ênfase no São João e na Copa do Mundo. Com o slogan “Quando a infância é perdida, não tem jogo ganho”, a campanha foi lançada no último dia 30, em Campina Grande e terá abrangência nacional, para combater a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes, uma das áreas de atuação do Ministério Público do Trabalho.

“O instrumento firmado, fruto do aprofundamento de debates das últimas semanas, tem por objetivo estreitar cada vez mais os laços entre nossa Instituição e a Academia, inclusive como forma de avançar numa política permanente de aperfeiçoamento contínuo”, ressaltou o procurador-chefe Carlos Eduardo.

“O IDCC e o MPT têm em comum a luta pela efetivação de um direito mais humanizado e a tutela de pessoas em situação de vulnerabilidade. Mais do que isso, a proposta de fortalecimento da teoria da humanização do direito privado e de um olhar sensível às pessoas hipervulneráveis, ou seja, aquelas que se enquadram em mais de uma situação de vulnerabilidade, entram na pauta de ambas as instituições, que somarão esforços na intenção de dar retorno à sociedade”, acrescentou a professora Ana Paula.

 

Continue Lendo

Paraíba

Sucesso: bebê cardiopata paraibana passar por cirurgia em São Paulo e segue em observação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bebê Raylla Gabriela Duarte Silva, finalmente, passou pela cirurgia que precisava nas dependências do Hcor (Hospital do Coração) instalado em São Paulo. na terça-feira (05/11).

Raylla, que tem pouco mais de dois meses de idade, estava internada no leito da UTI Neonatal instalada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), em João Pessoa, desde o quinto dia de vida após ser diagnosticada com uma cardiopatia de alta complexidade.

De acordo com informações oficiais, o procedimento, realizado foi considerado um sucesso pela equipe médica uma vez que a menor passa por uma recuperação dentro do esperado. A cirurgia foi encarada como “grande, complexa e trabalhosa“.

A menor foi transferida na quarta-feira (30/10), para a cidade de São Paulo por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Leia também: Grupamento de Operações Aéreas transporta bebê cardiopata de JP para cirurgia em SP

Leia também: Gabriela: conheça o drama da bebê cardiopata internada em JP que não consegue cirurgia na Paraíba

Leia também: Gabriela: bebê com cardiopatia rara internada em JP é transferida para início de tratamento em SP

O drama da família, que é origem humilde, chegou ao conhecimento da redação do @portaldacapital e, após publicação da matéria, sensibilizou um benfeitor que facilitou o acesso da bebê ao tratamento. Apesar de ser uma figura pública de grande repercussão em todo o Estado da Paraíba, ele prefere se manter no anonimato.

Continue Lendo

Paraíba

Cristovam Buarque se reúne com reitora e conhece estrutura e potencialidades em visita à UEPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação, ex-senador da República e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), professor Cristovam Buarque, fez uma visita à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta terça-feira (05/11).

Durante sua passagem pela Instituição ele se reuniu com a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; com a vice-reitora, professora Ivonildes Foncesa e docentes da Instituição, no Gabinete da Reitora e conheceu mais sobre a Universidade, seus cursos, graduação, pós-graduação e inserção social.

Na oportunidade, ele também visitou a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, como também o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), após o convite do professor Misael Morais, coordenador-geral do Nutes, onde pode conhecer diversos produtos desenvolvidos pelos(as) pesquisadores(as), entre os quais a palmilha inteligente ‘Sense Shoes’ e a plataforma de monitoramento de idosos, Sênior Saúde Móvel.

Cristóvão Buarque esteve em Campina Grande para o lançamento do livro “Jogados Ao Mar”, que aconteceu na terça-feira (05/11), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), pertencente à UEPB. Elaborada no campo da ficção, a obra traz elementos de suspense e mistério, tendo como propósito maior promover uma reflexão sobre a evasão escolar. De acordo com Cristovam, a ideia é mostrar que o livro figura mais próximo da realidade brasileira do que propriamente no âmbito das narrativas imaginárias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Merece levar experiência pra Brasília”, diz Cícero ao defender candidatura de João ao Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), endossou nesta quarta-feira (06/11) o nome do governador João Azevêdo (PSB) para disputa do Senado Federal nas eleições de 2026.

Principal parceiro político do governador, Cícero enalteceu a trajetória política e técnica do gestor estadual, reforçando a contribuição que ele poderá oferecer em Brasília

“O reconhecimento a tudo que o governador tem feito como técnico, como pelos cargos técnicos que ocupou e principalmente nos políticos que teve mais condição de ampliar. E ele merece, sem dúvida nenhuma, levar toda essa experiência pra Brasília, que vai continuar cuidando da nossa cidade”, destacou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo