Nos acompanhe

Paraíba

TRE abre inscrições para voluntários que atuarão no apoio nas Eleições de 2018

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) abriu, nesta quarta-feira (6), as inscrições para voluntários que desejam trabalhar nas Eleições Gerais de 2018. O eleitor interessado tem a opção de escolher em participar do apoio logístico ou na função de mesário. A iniciativa visa a ampliar o número de colaboradores com a Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea.

O apoio logístico aos trabalhos eleitorais nas eleições deste ano será uma inovação. Os voluntários atuarão em fases distintas do processo, como a preparação de urnas e suporte durante a votação e transmissão de resultados. A inscrição do eleitor para apoio logístico voluntário não garante a convocação pela Justiça Eleitoral. A nomeação será confirmada oportunamente, no período de 6 (seis) de julho e 8 (oito) de agosto, após verificados os impedimentos previstos na legislação eleitoral vigente, informa publicação do TRE-PB.

A função desempenhada pelos mesários é considerada de fundamental importância, uma vez que o trabalho deles garante o funcionamento normal das seções eleições durante o pleito. Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição, estão: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º e suplente. Os mesários serão nomeados pelo Juiz Eleitoral, convocados por meio de edital até 60 (sessenta) dias antes do pleito e receberão instruções sobre local e horário para se apresentarem.

BENEFÍCIOS

O serviço prestado pelo voluntário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação. As folgas podem ser até 5 dias, no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

INSCRIÇÃO

A participação voluntária no processo eleitoral é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O eleitor tem a oportunidade de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos representantes do País. Os interessados podem se inscrever nos cartórios eleitorais de suas cidades ou preencher um cadastro no site do TRE-PB clicando aqui.

Continue Lendo

Paraíba

TCE bloqueia contas bancárias de três Prefeituras e uma Câmara pela não entrega de balancetes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, determinou o bloqueio das contas bancárias das Prefeituras de Esperança, Lucena e Mato Grosso e, ainda, da Câmara dos Vereadores de Uiraúna.

A providência decorreu da não entrega, por esses organismos, do Balancete Mensal do último setembro para exame do TCE. Em ofício à Superintendência Regional do Banco do Brasil, o conselheiro Nominando Diniz esclarece que o bloqueio agora determinado “implica a total impossibilidade de movimentação dessas contas por meio de cheque, ou qualquer outro documento hábil”.

Ressalta, porém, que é possível a realização de depósitos ou transferências “para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos”. O mesmo bloqueio não poderá ser levantado sem autorização expressa do Tribunal de Contas do Estado.

 

Continue Lendo

Paraíba

MPF condena ex-prefeito e assessora técnica por associação criminosa e fraude em licitações na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-prefeito de Teixeira, Edmilson Alves dos Reis (Nego de Guri), e uma assessora técnica da comissão de licitação da Prefeitura foram condenados em duas sentenças distintas proferidas no mês de outubro. As decisões, em ações penais ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF), apontam a participação dos acusados em crimes de associação criminosa em fraudes a processos licitatórios. De acordo com a denúncia, eles atuavam em parceria com uma empresa de fachada, a Melf Construtora, usada em esquemas fraudulentos desarticulados durante as diversas fases da Operação Recidiva, realizada em novembro de 2018.

Na primeira sentença, ambos foram condenados com base no artigo 288 do Código Penal, que trata da associação criminosa. O ex-prefeito foi sentenciado a 1 ano e 9 meses de reclusão, em regime inicialmente aberto. A pena foi substituída por duas penas restritivas de direitos, incluindo prestação pecuniária – pagamento de uma quantia em dinheiro – e serviços comunitários. Já a assessora técnica recebeu uma pena de 2 anos de reclusão em regime semiaberto, sem possibilidade de substituição por penas alternativas, em razão da existência de antecedentes criminais. Ela já havia sido condenada anteriormente, sem direito a recorrer.

Segundo a sentença, durante a gestão de Edmilson Reis houve manipulação de processos licitatórios para favorecer empresas de fachada, incluindo a Melf Construtora. A empresa, contratada para obras com verbas federais, como a construção de uma unidade básica de saúde e a restauração da antiga cadeia pública, desviou recursos através de processos licitatórios irregulares. Os contratos totalizavam mais de R$ 900 mil e incluíram o uso de bens e insumos da prefeitura nas obras, o que, de acordo com a Justiça, evidenciou a conivência entre os envolvidos.

Na segunda sentença, o então prefeito, a assessora técnica e um representante da Melf Construtora foram condenados pelo crime de fraude em licitações. O ex-prefeito recebeu uma pena de 2 anos, 7 meses e 15 dias de detenção, em regime aberto, além de multa. A assessora técnica foi condenada a 2 anos e 11 meses de detenção, em regime semiaberto, também com multa, enquanto o representante da construtora recebeu pena idêntica à do ex-prefeito. Devido à reincidência e aos maus antecedentes, não houve substituição das penas privativas de liberdade por alternativas para a assessora e o representante da Melf.

Em ambas as sentenças, o juiz determinou que os réus poderão recorrer em liberdade, conforme a legislação penal vigente.

Operação Recidiva – Em novembro de 2018, uma força-tarefa composta pelo MPF, Controladoria-Geral da União e Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudar licitações e desviar recursos públicos em obras em diversos municípios da Paraíba. O grupo também atuava no Ceará, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte e era responsável por lavagem de dinheiro e fraudes fiscais.

Batizada de Operação Recidiva, a investigação recebeu esse nome porque os suspeitos já tinham histórico de condenações por corrupção, mas seguiram envolvidos em novos esquemas ilícitos. De acordo com o MPF, entre 2015 e 2018, as fraudes em obras de construção civil somaram mais de R$ 20 milhões.

Processo nº 0800160-04.2021.4.05.8205 na 14ª Vara Federal
Processo nº 0800162-71.2021.4.05.8205 na 14ª Vara Federal

Continue Lendo

Paraíba

Harrison cria programa com financiamento e cursos para jovem advocacia monte primeiro escritório

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Harrison Targino, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) e candidato à reeleição, tem compromisso com a valorização e o apoio à jovem advocacia. Para o próximo mandato, ele apresentou um conjunto de propostas voltadas ao desenvolvimento e à capacitação dos novos profissionais. Entre as iniciativas, destaca-se o programa “Meu Primeiro Escritório”, que oferece financiamento para mobiliário, além de cursos de gestão e marketing, consultoria contábil e suporte na criação da primeira empresa.

Complementando essa ação, Harrison pretende criar uma linha de crédito facilitada, dentro do programa ADVOCred, para que jovens advogados adquiram mobiliário, obtenham capital de giro e financiem a criação de seu primeiro escritório. “Essa proposta vai além do apoio financeiro; ela incentiva o empreendedorismo jurídico, oferecendo também consultorias especializadas nas áreas contábil e de marketing”, explicou.

Também está previsto o programa de facilitação e subsídio para certificação digital de jovens advogados, inclusive para os que precisarem de certificado PJ para abrir sua sociedade de advogados.

Para aqueles que buscam aprimoramento contínuo, o atual presidente planeja instalar cabines de estudo na nova sede da OAB, onde advogados poderão se preparar para concursos, especializações e pós-graduações. Além disso, ele propõe um forte incentivo ao concurso público, fortalecendo o diálogo com órgãos públicos para garantir a realização de concursos que assegurem remuneração digna.

Outro projeto relevante é o programa “Meus Primeiros Passos Profissionais”, que, em parceria com as comissões da Ordem e o sistema de justiça, apresentará aos jovens advogados as diversas áreas do direito, promovendo visitas guiadas ao Fórum, Tribunais e outros espaços da justiça. Com essa ação, os novos profissionais poderão compreender melhor as dinâmicas da carreira.

Harrison também planeja criar a “Biblioteca Digital OAB”, oferecendo acesso gratuito a uma vasta coleção de conteúdo jurídico digital, e a “Biblioteca Itinerante OAB”, um sistema de empréstimo de livros jurídicos que incentivará a formação contínua.

“Acreditamos que investir na jovem advocacia é fundamental para o fortalecimento da nossa classe. Com essas propostas, queremos criar um ambiente mais favorável e inclusivo para os novos profissionais, garantindo que tenham as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos”, afirmou Harrison.

Continue Lendo