O Governo da Paraíba continua ampliando as ações em benefício da pessoa com deficiência e a Oficina Ortopédica Leila Denise Moura Maia Rabelo, mais conhecida como Oficina Ortopédica da Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência) e ligada à Secretaria da Saúde do Estado, tem sido um dos principais instrumentos da política desenvolvida pela gestão estadual com a distribuição de cadeiras de roda, de banho e acessórios de adaptações e órteses. As ações já começam transpor os muros da Funad com atendimento a outras instituições que mantêm trabalho filantrópico.
O equipamento, que foi fundado em 14 de abril do ano passado, é responsável pela confecção e distribuição de dispositivos ortopédicos, dispensados pelo SUS. Desde a inauguração, já foram entregues mais de 400 cadeiras, além de 350 órteses. Em 2025, a Oficina vai iniciar a dispensação de próteses e os números são bastante animadores. Ano que vem, a Oficina vai triplicar o número de distribuição dessas tecnologias assistivas.
A Paraíba é dividida em três macrorregiões de saúde, portanto, esses pontos vão servir de referência para que as pessoas com deficiência (PCDs) busquem a aquisição. São eles: a Oficina Ortopédica, localizada na sede da Funad, em João Pessoa; Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (Nadapd), em Campina Grande; e o Centro Especializado em Reabilição (CER 4), em Sousa. Esses serviços são os responsáveis pelos encaminhamentos.
O processo é simples. Para ter acesso ao benefício, a pessoa deve ter o laudo do SUS, com CID (Código Internacional das Doenças) da deficiência, cartão nacional do SUS, e procurar um dos pontos de referência para agendamento e avaliação. A prescrição da cadeira é feita de forma personalizada, com todas as medidas do solicitante. A Oficina Ortopédica solicita a cadeira ou acessório à empresa credenciada e, no máximo em 60 dias, o equipamento é entregue. Já as órteses são entregues em um mês.
A prioridade para dispensação da cadeira ou acessório é para pessoas em estado de vulnerabilidade social ou que não possuem cadeira de rodas. Segundo Júnio Alves, coordenador da Oficina, a distribuição é muito importante. “A política nacional de tecnologia assistiva visa regionalizar esse atendimento e a Paraíba desponta como um dos Estados que estão avançando nesse segmento. Lembramos que a Paraíba é pioneira na distribuição gratuita desses dispositivos e, principalmente, na confecção, sendo referência no país”, disse ele.
Uma das contempladas na Funad, com a primeira remessa, foi a deficiente física Gislaine. “Sou muito grata à Funad/Oficina Ortopédica, porque com a cadeira de roda automática ganhei minha liberdade. Saio para todos os lugares e posso me locomover para resolver minhas coisas. Sem ela, ficaria só em casa, com depressão. Estou muito feliz.”
Primeira ação itinerante – Na semana passada, uma grande ação aconteceu no Instituto Professor Joaquim Amorim ( Ipesq), em Campina Grande. Foi caracterizada como a primeira ação itinerante da Oficina Ortopédica. Foram avaliadas mais de 50 crianças com diagnóstico de microcefalia que apresentaram comprometimentos e precisavam do uso de dispositivo, a exemplo de 30 órteses de membros superiores, confeccionadas sob medida pela Oficina Ortopédica, 42 unidades de órteses de membros inferiores, do tipo AFO, popularmente conhecidas como botinhas ortopédicas, além de 33 cadeiras de rodas e de banho para as crianças.
Para a dona de casa Hilda Venâncio, mãe de Mateus Jones, de 9 anos, uma ajuda valiosa. “Vim de Recife morar em Campina Grande e na Paraíba, encontrei apoio. Através da Oficina Ortopédica da Funad, meu filho foi beneficiado e essa parceria com o IPesq, que nos recebeu tão bem, mães como eu, que vivem em função dos seus filhos, podem se sentir amparadas”.
Segundo Simone Jordão, presidente da Funad , essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo da Paraíba com a pessoa com deficiência .”O Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente para fortalecer políticas públicas que visam acessibilidade, garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e desde a construção da Oficina Ortopédica, a Paraíba tem recebido os benefícios por essa ação. Essa distribuição é resultado do esforço concentrado da Secretaria da Saúde/Funad, numa prova de que ela veio para respaldar e beneficiar quem precisa desses equipamentos. Essa é a missão da Oficina e estamos trabalhando diariamente para que esses direitos sejam garantidos”, ressaltou.
Para ela, é de grande importância transpor os muros da Funad e avançar por todo o Estado. “Essa foi nossa primeira ação itinerante e alcançar esse público foi extremamente gratificante. Isso mostra o zelo e olhar do governador João Azevêdo com as pessoas com deficiência de toda a Paraíba, e não apenas aquelas atendidas pela Funad. E já temos na agenda a distribuição de mais 50 cadeiras de roda, também para a região de Campina Grande, atendendo a um outro público, acompanhado pelo NADAPT. E o trabalho será ampliado com a inauguração da Oficina Ortopédica de Sousa, que deve acontecer no ano que vem”.