Nos acompanhe

Negócios

Empreendedor destaca importância do planejamento para criar negócio de sucesso

Publicado

em

Leandro Lima sempre gostou de confeitaria e tinha o sonho de ter a própria padaria, onde pudesse soltar a criatividade e se diferenciar no mercado. Mas, antes de realizar o sonho de ser empreendedor no segmento que lhe fascina, ele buscou capacitação, sobretudo para o planejamento. O pequeno empresário está entre os alunos do Empretec. O programa possui uma metodologia criada em Harvard (EUA) e é disponibilizado pela Organização das Nações Unidas em 40 países e, no Brasil, é exclusivo do Sebrae.

Mas, antes de iniciar o negócio, Leandro seguiu apenas o fluxo que acontece com boa parte dos empreendedores: abrir um negócio por necessidade. Foi na pequena cidade de Mari, na região da mata paraibana, que ele começou a empreender. “Comecei a empreender por necessidade, fazendo delivery de salgados e tortas. Mas acabei recuando e voltei a trabalhar em uma empresa, onde foi me abrindo mais portas para que eu iniciasse um pequeno negócio. Fui me organizando juntando um pouco de grana, fiquei mais conhecido na área de panificação”, recorda.

Ele convenceu a esposa, Juliana Tavares, a abrir um negócio. Foi assim que criaram um café. Juliana, havia estagiado no Sebrae/PB e sabia da importância do planejamento antes de abrir um negócio. Aliado a isso, ela também enxergou o potencial do esposo enquanto empresário. Assim, os dois fizeram o Empretec, na agência do Sebrae/PB em Guarabira, para aprender mais sobre planejamento e gestão de empresas.

“O Empretc impulsionou minha vida, confrontou diretamente meus posicionamentos como empreendedor me levando a refletir e a mudar o que precisava ser mudado para ser um empreendedor de sucesso. Hoje eu não tomo nenhuma decisão sem que antes haja um planejamento”, revela o empreendedor. Para ele, os ensinamentos adquiridos no programa foram essenciais para o início do negócio e saber lidar com as necessidades que a empresa exige. “Após o Empretec, passei a assumir minhas broncas ao invés de terceirizar a culpa”, falou.

Além do Delatte Café, Leandro fez outra sociedade e abriu a padaria Finna, também na cidade de Mari, realizando finalmente o sonho de ter a própria padaria e bem mais preparado para os desafios do empreendedorismo. “Os desafios são os de manter a empresa sempre com qualidade na gestão de pessoas e no controle financeiro, buscando sempre estar atualizado e comprometido com as necessidades do mercado atual”, disse o empresário. Para 2025, ele espera ampliar o negócio, abrindo uma segunda unidade da padaria.

Estratégias direcionadas – Através do Empretec, os empreendedores aprendem mais sobre liderança, gestão e planejamento, enxergando também oportunidades e melhorando suas habilidades. O programa oferta 60 horas de capacitação intensiva e é realizado pelo Sebrae em todo o Brasil. Na Paraíba, a instituição oferece diversas turmas para o Empretec todos os anos, em todas as suas agências regionais.

A gestora do Empretec nas agências do Sebrae/PB em João Pessoa, Ioná Gusmão, destacou o programa como sendo uma verdadeira jornada estratégica rumo ao empreendedorismo de sucesso. “O Empretec é um curso transformador e essencial para o desenvolvimento dos empreendedores. Esse programa trabalha o comportamento e as habilidades necessárias para alcançar os desafios que o mercado apresenta. Dessa forma, auxiliando em alcançar novos resultados, oportunidades de novos negócios por meio de um treinamento intensivo”, reforçou.

Ela ainda lembrou que o programa abre diversas turmas por ano, tanto para quem já tem um negócio e precisa ajustar estratégias, quanto para aquelas pessoas que desejam abrir uma empresa. “O participante desenvolve competências como foco em resultados, autoconfiança, planejamento e tomada de decisões, superando seus limites como empreendedor”, acrescentou Ioná Gusmão.

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

STF suspende autorização de funcionamento da empresa PixBet fora da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a autorização de funcionamento nacional da empresa paraibana de apostas online PixBet que, de acordo com o documento, fica autorizada a atuar apenas em âmbito estadual.

Segundo a Medida Cautelar na Ação Cível Originária 3.696 do Rio de Janeiro, assinada pelo ministro André Mendonça na quinta-feira (02/01), a decisão que alcança a Pixbet é reflexo da determinação que obriga a LOTERJ (Loterias do Estado do Rio de Janeiro), a cessar “no prazo de 05 dias contados da intimação desta decisão, a exploração da atividade de loterias e jogos eletrônicos fora dos limites territoriais do Estado do Rio de Janeiro, inclusive com o retorno da obrigatoriedade do uso de mecanismos eletrônicos de geolocalização“, determina a Cautelar.

A Cautelar ainda obriga “que a LOTERJ e o Estado do Rio de Janeiro se abstenham de praticar novos atos que permitam a prestação de serviços das empresas credenciadas pela LOTERJ fora do território do Estado do Rio de Janeiro“.

O documento ainda explicita que “muito embora a requerente se autodenomine “associação nacional”, pela documentação acostada aos autos, notadamente aquela constante no e-doc. 33, se observa que ela possui apenas 4 (quatro) associados, 3 (três) sediados no Estado de São Paulo e 1 (um) no Estado da Paraíba. Portanto, a postulante tem representatividade limitada, o que é óbice para o acolhimento do seu pedido de intervenção“.

Clique aqui e confira a íntegra da Liminar.

Continue Lendo

Negócios

Unimed JP tem novo recorde e obtém maior nota de sua história em índice da ANS que avalia qualidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Unimed João Pessoa conseguiu a maior nota de sua história no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é utilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para monitorar a qualidade e desempenho dos planos de saúde e odontológicos de todo o país.

No IDSS 2024, ano-base 2023, a nota geral da Unimed JP foi 0,8427 em uma pontuação que varia de 0,00 a 1,00. Com esse resultado, ficou acima da média nacional de 0,7805 e subiu para a faixa de excelência, a mais alta da avaliação na qual se encontra um seleto grupo de planos de saúde do Brasil.

O IDSS é apontado pela ANS como o principal critério a considerar quando alguém decide contratar um plano de saúde.

Avaliação independente

A nota geral do IDSS, que é realizado de forma independente pela ANS, é a média da pontuação alcançada pelas operadoras em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.

Em duas dimensões relevantes, a Unimed JP conseguiu a pontuação máxima de 1,00: Sustentabilidade no Mercado, que avalia o equilíbrio econômico-financeiro, a satisfação do beneficiário e o compromisso com os prestadores; e Gestão de Processos e Regulação, que considera o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais junto à ANS.

Compromisso com os clientes

Para o presidente Gualter Lisboa Ramalho, a nota no IDSS é resultado do esforço que a gestão da Unimed João Pessoa vem fazendo para otimizar o desempenho econômico-financeiro e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. “A nota do IDSS é um atestado da ANS de que estamos no caminho certo. Atingir a faixa de excelência e se igualar às melhores operadoras do Brasil, foi um fato impactante e pioneiro”, declarou.

O presidente destacou que, no IDSS 2023, a Unimed JP já havia atingido um resultado recorde de 0,7212. “Neste ano, batemos um novo recorde, superando o anterior, o que expressa uma tendência e reforça nossa vocação por excelência. O desafio, agora, é alcançar a nota máxima nas quatro dimensões, o que demonstra o nosso respeito aos clientes Unimed e sociedade em geral”, declarou.

Maior operadora de planos de saúde, a Unimed João Pessoa conta, atualmente, com uma carteira que se aproxima dos 175 mil clientes. O resultado completo do IDSS está disponível no portal do plano de saúde (unimedjp.com.br/institucional/idss).

Continue Lendo

Negócios

Eco Construtora anuncia programação esportiva gratuita para janeiro em João Pessoa: o ‘Verão Eco’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Aulas gratuitas e exclusivas de futevôlei, beach tennis e vôlei vão acontecer durantes os sábados de janeiro na Maná Esportes

Os sábados de janeiro serão movimentados em João Pessoa com o ‘Verão Eco’, uma iniciativa da Eco Construtora em parceria com a Maná Esportes. Nos dias 4, 11 e 18 de janeiro, a partir das 6h, a Avenida Manoel Morais, 738 (no bairro de Manaíra), será o cenário perfeito para partidas e aulas de futevôlei, beach tennis e vôlei.

O evento é gratuito e exclusivo para clientes, funcionários, convidados da construtora e corretores, promovendo esporte, diversão e bem-estar. Segundo Kawê Barreto, gestor de marketing da Eco Construtora, o ‘Verão Eco’ é pensado para fortalecer a marca como uma empresa comprometida com a saúde e a qualidade de vida da população.

“Queremos reforçar nosso compromisso de ser uma construtora que vai além de empreendimentos de qualidade. O verão é movimento, é energia, e este evento foi planejado para aproximar clientes, funcionários e parceiros, fortalecendo os laços que tornam a Eco tão especial”, destaca Barreto.

A programação do ‘Verão Eco’ abre com uma aula de futevôlei comandada pelos professores Rafael Lopes e Gabriel Dorea, reconhecidos pela experiência e dinâmica em esportes de areia. “Acreditamos que promover eventos como esse também é nossa responsabilidade. Eles incentivam a saúde, o bem-estar e criam momentos de interação entre as pessoas e a cidade. Esse é mais um exemplo de como a Eco está conectada à qualidade de vida e à vivência urbana”, completa Kawê.

As inscrições já estão abertas e são limitadas. Cada encontro contará com estrutura especializada e profissionais capacitados para garantir que participantes de todos os níveis aproveitem a experiência. Além disso, o evento busca resgatar a energia do verão ao ar livre, promovendo uma rotina ativa e saudável para o público envolvido.

Continue Lendo